Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 527/79, de 29 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera a Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» da C. P., aprovada pela Portaria 636/75, de 5 de Novembro.

Texto do documento

Portaria 527/79

de 29 de Setembro

A Portaria 636/75, de 5 de Novembro, incluiu diversas disposições de índole tarifária nos Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., consubstanciadas na Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» e respectivos anexos e nas tarifas especiais de detalhe, em vigor naquela empresa desde 1 de Dezembro de 1975.

Por motivo de alterações nas condições e preços de transporte são introduzidas algumas modificações à actual Tarifa Geral e seus anexos IV e V (volumes I e II) e às actuais Tarifas Especiais de Detalhe e Grandes Contentores.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças, do Comércio e Turismo e dos Transportes e Comunicações, o seguinte:

1.º São alterados os seguintes artigos da Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» da C. P. (aprovada pela Portaria 636/75 e modificada pelas Portarias n.os 257/78, de 5 de Maio, e 356/79, de 20 de Julho):

ARTIGO 139.º

Distâncias e itinerários a considerar

1 - ...........................................................................

2 - Os preços são calculados por escalão indivisível de 10 km para percursos até 200 km e de 20 km para percursos superiores. O escalão encetado é considerado como percorrido.

3 - ...........................................................................

................................................................................

ARTIGO 141.º

Cálculo do preço total do transporte

1 - ...........................................................................

2 - ...........................................................................

3 - A importância total de qualquer cobrança que não seja múltipla de 5$00 para as remessas de detalhe e de 10$00 para as restantes remessas é arredondada para o múltiplo imediatamente superior.

................................................................................

CAPÍTULO V

Disposições especiais referentes a dinheiro, valores, objectos de arte e outros

valiosos

ARTIGO 196.º

Constituição das remessas

As remessas abaixo indicadas são exclusivamente transportadas ao abrigo deste capítulo:

a) ............................................................................

b) ............................................................................

c) ............................................................................

d) ............................................................................

e) ............................................................................

f) .............................................................................

g) ............................................................................

h) Objectos e artigos não designados cujo valor por quilograma seja igual ou superior a 5000$00;

i) Objectos e artigos de qualquer valor, não incluídos nas alíneas anteriores, cujo transporte se faça a pedido expresso do expedidor ao abrigo das disposições deste capítulo.

................................................................................

ARTIGO 289.º

Cálculo dos preços de transporte

1 - O preço total a cobrar pelo transporte de cada féretro é calculado na base de 12$50/km, quando transportado em comboios de passageiros, e de 7$50/km, quando em comboios de mercadorias.

2 - Estes transportes ficam sujeitos ao mínimo de cobrança de 750$00 por veículo utilizado.

3 - ...........................................................................

................................................................................

ARTIGO 295.º

Manutenção das remessas

1 - ...........................................................................

2 - O caminho de ferro efectua, no entanto, sem cobrança de qualquer taxa, nas estações de procedência e de destino e no local reservado a esse fim, as operações de carga e descarga das remessas de detalhe que lhe são confiadas para transporte, com excepção das seguintes:

Matérias infectas, inflamáveis, explosivas ou perigosas.

As operações de carga e descarga de remessas de vagão completo, grupo de vagões completos, comboios completos ou comboios-blocos incumbem, respectivamente, ao expedidor e ao destinatário. No entanto, se meios e circunstâncias o permitirem, pode o caminho de ferro efectuar estas operações a pedido dos interessados, cobrando, para o efeito, as taxas indicadas no anexo IV, n.º 3.º Quando haja necessidade da efectivação de transbordo entre linhas de bitola diferente ou da via fluvial para a via férrea ou vice-versa e essa operação seja efectuada pelo pessoal do caminho de ferro, cobrar-se-á também, tanto em remessas de detalhe como de vagão completo ou de grupo de vagões completos, a taxa indicada no anexo IV, n.º 3.º O caminho de ferro reserva-se o direito de efectuar a operação de descarga, na estação de destino, sempre que o destinatário a não efectue dentro dos prazos de estacionamento gratuito, pelo que cobrará a respectiva taxa.

................................................................................

2.º O anexo IV «Taxas de operações acessórias», da Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias», é modificado como segue:

ANEXO IV

Taxas de operações acessórias

(ver documento original) 3.º Os preços de transporte em vigor, constantes do anexo V, que passará a volume único, da Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» são aumentados nas seguintes percentagens:

... Percentagens Detalhe (tabela 100) ... 5 Grupagens (tabela 500) ... 20 Vagão completo (tabelas n.os 601 a 614 e 631 a 635) ... 20 Material de caminhos de ferro circulando rebocado sobre as próprias rodas (tabela n.º 800) ... 20 4.º A Tarifa Especial de Detalhe - Volumes de Urgência é substituída conforme segue:

ARTIGO 1.º

Objecto

A presente tarifa fixa os preços e as condições de transporte de volumes cujo seguimento se pretenda seja feito com urgência, nomeadamente por comboios de passageiros, com exclusão dos internacionais, que sirvam directamente a estação de destino ou que dêem a primeira ligação a outros que a sirvam.

ARTIGO 2.º

Limitações ao transporte

1 - Os volumes expedidos ao abrigo desta tarifa não podem exceder:

a) 5 kg de peso quando a estação de origem ou a de destino pertencer à linha de Cascais;

b) 30 kg nos casos restantes.

2 - Cada remessa só pode ser constituída por um volume.

3 - Não se aceitam a despacho:

a) Volumes contendo dinheiro, valores, objectos de arte, matérias inflamáveis, explosivas, perigosas ou infectas ou animais vivos;

b) Volumes frágeis ou com acondicionamento deficiente;

c) Volumes contendo líquidos, a não ser acondicionados em embalagens perfeitamente estanques;

d) Volumes de qualquer natureza em que, pelo menos, uma das dimensões seja superior a 1 m, excepto aquelas com origem ou destino na linha de Cascais, onde a dimensão máxima não pode exceder 0,5 m.

4 - O Caminho de Ferro reserva-se o direito de não dar seguimento aos volumes por comboios para os quais possam resultar prejuízos para a regularidade da circulação ou por comboios que, devido à natureza da sua composição, os não possam transportar.

ARTIGO 3.º

Acondicionamento dos objectos a transportar

Os objectos a transportar devem ser apresentados acondicionados em embalagens apropriadas, podendo, no entanto, dispensar-se qualquer espécie de acondicionamento para os objectos que normalmente são transportados sem resguardo.

ARTIGO 4.º

Indicações nos volumes a transportar

Nos próprios volumes, se a embalagem for apropriada para o efeito ou em etiquetas solidamente presas aos mesmos, devem ser inscritos em caracteres bem legíveis os nomes e as moradas, quer do expedidor, quer do destinatário, bem como o nome da estação de destino.

ARTIGO 5.º

Expedição dos volumes

Tendo em atenção a reserva indicada no n.º 4 do artigo 2.º, a expedição efectua-se pela apresentação dos volumes na estação de origem até vinte minutos antes da hora regulamentar da partida do comboio por que se pretenda o seu seguimento.

Em troca de cada volume receberão os expedidores uma senha numerada comprovativa da entrega dos mesmos ao caminho de ferro e da importância paga pelo transporte.

ARTIGO 6.º

Preços de transporte

1 - Os preços de transporte dos volume em qualquer percurso ferroviário, incluindo a via fluvial Lisboa (Terreiro do Paço)-Barreiro, são os seguintes, por volume:

Até 5 kg ... 50$00 De mais de 5 kg até 10 kg ... 80$00 De mais de 10 kg até 20 kg ... 115$00 De mais de 20 kg até 30 kg ... 145$00 2 - Os preços referidos são sempre pagos no acto da expedição.

ARTIGO 7.º

Levantamento dos volumes na estação de destino

1 - Para estes volumes não se estabelece aviso de chegada.

2 - Os volumes são entregues ao destinatário contra a apresentação do bilhete de identidade válido do Arquivo de Identificação ou de outro documento oficial que comprove a sua identidade ou a outrem que apresente um daqueles documentos do destinatário ou declaração assinada por este de recebimento dos volumes.

Esta declaração, onde consta a indicação do número da remessa e a data do seu levantamento, só é considerada válida com a assinatura do destinatário reconhecida por firma e carimbo de qualquer casa acreditada.

ARTIGO 8.º

Responsabilidade do Caminho de Ferro

1 - O Caminho de Ferro não se responsabiliza pela entrega dos volumes, desde que o tenha feito de acordo com o n.º 2 do artigo anterior.

2 - Pelas perdas ou avarias de volumes que possam ser imputadas ao Caminho de Ferro, não originadas por caso de força maior, a indemnização a pagar será limitada ao máximo de 50$00 por cada quilograma em falta ou avariado.

ARTIGO 9.º

Disposição geral

Em tudo o que não contrarie o disposto na presente portaria vigoram as disposições da Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias».

5.º Na Tarifa Especial de Grandes Contentores são alterados os seguintes artigos:

ARTIGO 1.º

Objecto

A presente tarifa estabelece as condições que regem o transporte de grandes contentores (GC) entre estações de via larga e no regime de vagão completo.

ARTIGO 5.º

Preços de transporte

1 - Os preços de transporte por contentor-quilómetro, qualquer que seja a mercadoria legalmente considerada, são os a seguir indicados:

(ver documento original) 2 - Os mínimos de cobrança por contentor são os seguintes:

Contentores cheios - 2400$00.

Contentores vazios - 360$00.

6.º Na Tarifa Especial de Detalhe - Volumes de peso até 50 kg são alterados os seguintes artigos:

ARTIGO 1.º

Objecto

A presente tarifa regula as condições e prevê os preços de transporte dos volumes de peso não superior a 50 kg que satisfaçam as disposições contidas no artigo 2.º ................................................................................

ARTIGO 6.º

Reservado

................................................................................

ARTIGO 9.º

Preços

1 - Os preços de transporte dos volumes em qualquer percurso do Caminho de Ferro, incluindo a via fluvial entre Lisboa e Barreiro, são os seguintes, por cada volume:

Até 15 kg ... 45$00 De mais de 15 kg até 20 kg ... 55$00 De mais de 20 kg até 30 kg ... 70$00 De mais de 30 kg até 40 kg ... 75$00 De mais de 40 kg até 50 kg ... 80$00 7.º Esta portaria produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 1979.

Ministérios das Finanças, do Comércio e Turismo e dos Transportes e Comunicações, 25 de Setembro de 1979. - O Ministro das Finanças, António Luciano Pacheco de Sousa Franco. - O Ministro do Comércio e Turismo, Acácio Manuel Pereira Magro. - O Ministro dos Transportes e Comunicações, Frederico Alberto Monteiro da Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/09/29/plain-77404.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/77404.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-11-05 - Portaria 636/75 - Ministérios do Comércio Interno e dos Transportes e Comunicações

    Fixa novas tarifas relativas ao transporte de mercadorias na rede ferroviária nacional sob a exploração da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-08-28 - Portaria 736-C/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, do Comércio e Turismo e dos Transportes e Comunicações

    Altera a Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» dos Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., aprovada pela Portaria 636/75, de 5 de Novembro.

  • Tem documento Em vigor 1981-12-30 - Portaria 1112-A/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura, Comércio e Pescas e da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Altera a Tarifa Geral de Transportes - Parte II «Mercadorias» dos Caminhos de Ferro Portugueses, E. P, aprovada pela Portaria n.º 636/75, de 5 de Novembro.

  • Tem documento Em vigor 1987-02-11 - Portaria 98/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Altera a Tarifa Geral de Transportes, parte II "Mercadorias", aprovada pela Portaria nº 636/75 de 5 de Novembro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda