Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 253/88, de 23 de Abril

Partilhar:

Sumário

Estabelece a tabela de equivalência do ensino ministrado em França ao ensino ministrado em Portugal.

Texto do documento

Portaria 253/88
de 23 de Abril
A concessão de equivalência, no âmbito dos ensinos básico e secundário, a habilitações escolares adquiridas pelos cidadãos portugueses e seus descendentes em sistemas de ensino estrangeiros encontra-se regulamentada pela Portaria 612/78, de 10 de Outubro, diploma igualmente aplicável aos cidadãos estrangeiros por força da Portaria 624/79, de 27 de Novembro.

As alterações introduzidas nos planos curriculares desde 1978 determinaram a necessidade de actualização da Portaria 612/78, em especial das tabelas de equivalência constantes dos respectivos mapas anexos, tarefa já em fase de execução.

O elevado número de alunos que frequentam em França a disciplina de Português como primeira língua estrangeira torna, no entanto, indispensável que se proceda de imediato à revisão das condições de concessão de equivalência de habilitações do sistema de ensino francês.

Nestes termos:
Ao abrigo do artigo 7.º da Lei 74/77, de 28 de Setembro, e do artigo 5.º do Despacho 29992, de 21 de Outubro de 1939, com a redacção dada pelo Decreto 47700, de 15 de Maio de 1967:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação, o seguinte:

1 - As habilitações adquiridas em escolas francesas nos níveis básico e secundário são válidas para efeito de concessão de equivalência a habilitações das escolas portuguesas.

2 - As equivalências são concedidas nos termos e condições estabelecidos nas tabelas constantes dos mapas n.os 1 e 2 anexos ao presente diploma.

2.1 - Os alunos com a disciplina de Português como primeira língua estrangeira ficam dispensados da prestação do exame ad hoc previsto nas tabelas constantes dos mapas anexos ao presente diploma.

3 - As equivalências destinadas ao prosseguimento de estudos e até ao 9.º ano de escolaridade, inclusive, serão concedidas:

3.1 - No caso dos alunos que pretendam frequentar o ensino oficial:
a) Pelo director escolar, tratando-se do ensino primário;
b) Pelo presidente do conselho directivo, ou quem as suas vezes fizer, tratando-se dos ensinos preparatório ou secundário;

3.2 - Nos casos dos alunos que pretendam frequentar o ensino particular e cooperativo:

a) Pelo director pedagógico, tratando-se de uma escola com autonomia ou paralelismo pedagógico;

b) Pelo director escolar ou pelo presidente do conselho directivo das escolas da área do requerente, tratando-se, respectivamente, da frequência do ensino primário ou do ensino preparatório ou secundário, em regime de ensino individual ou doméstico ou numa escola sem autonomia ou paralelismo pedagógico.

4 - As equivalências serão requeridas em impresso próprio, mantendo-se o modelo n.º 1 anexo à Portaria 612/78, de 10 de Outubro.

4.1 - Com o requerimento, os interessados apresentarão documento comprovativo das suas habilitações, autenticado pela embaixada ou consulado de Portugal da área, pela embaixada ou consulado do país estrangeiro em Portugal ou com a apostilha para os países que aderiram à Convenção da Haia, de 5 de Outubro de 1961.

5 - A presente portaria entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.
Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação.
Assinada em 11 de Abril de 1988.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João de Deus Rogado Salvador Pinheiro. - O Ministro da Educação, Roberto Artur da Luz Carneiro.


Mapa 1 anexo à Portaria 253/88
Tabela de equivalência entre os sistemas de ensino de França e de Portugal
(ver documento original)

Mapa 2 anexo à Portaria 253/88
Tabela de equivalências aplicável aos titulares de habilitações do certificat d'aptitude professionelle (CAP), do brevet d'études professionelles (BEP) e do brevet technicien (BT)

(ver documento original)
Nota. - A concessão da equivalência está condicionada à aprovação no exame ad hoc previsto na Portaria 612/78 e no Despacho 91/78 (Diário da República, 2.ª série, de 9 de Novembro de 1978), excepto para fins militares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/77222.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-05-15 - Decreto 47700 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Altera o Decreto n.º 29992, de 21 de Outubro de 1939, que regulamenta e esclarece as disposições do Decreto-Lei n.º 26611, de 19 de Maio de 1936, que aprova o Regimento da Junta Nacional da Educação, na parte respeitante a equiparação de habilitações.

  • Tem documento Em vigor 1977-09-28 - Lei 74/77 - Assembleia da República

    Estabelece disposições relativas a língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 1978-10-10 - Portaria 612/78 - Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação e Cultura

    Estabelece o sistema de equivalências relativas a habilitações adquiridas na República Federal da Alemanha, em França, na Rodésia e na África do Sul.

  • Tem documento Em vigor 1979-11-27 - Portaria 624/79 - Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação

    Uniformiza os critérios de concessão de equivalências de habilitações estrangeiras a habilitações de escolas portuguesas, requeridas por cidadãos estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-08-20 - Decreto-Lei 219/97 - Ministério da Educação

    Define o regime de concessão de equivalência ou reconhecimento de habilitações, estudos e diplomas de sistemas educativo estrangeiros a habilitações, estudos e diplomas portugueses nos níveis dos ensinos básicos e secundário. Publica, em anexo, as tabelas de equivalências, organizadas por especificidades dos cursos de cada país.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda