Louvo o Primeiro-sargento de Infantaria "Comando", NIM 26097291, Sérgio David Vaz de Matos Xarepe, pela elevada competência profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Comandante de equipa e Sargento de Grupo, do 1.º Grupo de Combate, da Companhia de Proteção da Unidade de Apoio, do 6.º Contingente Nacional, quando integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, no período 01 de maio a 10 de novembro de 2013.
Demonstrou ser possuidor de um elevado espírito de missão na forma como coadjuvou o seu comandante na condução das operações, no treino operacional e refrescamento realizado no TO do Afeganistão. Esse empenho foi traduzido no excelente grau de prontidão alcançado pelo seu grupo de combate, onde demonstrou excecionais qualidades humanas, transmitindo todos os seus conhecimentos técnicos, táticos e experiência de uma forma simples e concisa, revelando-se assim uma mais-valia.
As suas qualidades operacionais são diversas e de elevada perícia, atestadas pelos seus conhecimentos no domínio do tiro de combate, do treino físico e no planeamento e comando de missões táticas, aliado a uma irrepreensível conduta de autodisciplina e obediência. Demonstrou uma grande capacidade de iniciativa, sendo fulcral no apoio ao Comando do 1.º Grupo de Combate. Revelou ser possuidor de uma sólida formação ética e moral, pautando o seu desempenho pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, profissionalismo e espírito de sacrifício inexcedíveis.
Pelas excecionais qualidades pessoais e virtudes militares evidenciadas, especialmente os elevados dotes de caráter e de lealdade, que em muito contribuíram para a importância e estabilidade operacional de que se reveste a proteção e segurança da Força, é o Primeiro-sargento Matos Xarepe digno do reconhecimento público e que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, dos quais resultaram prestígio, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.
13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208621498