Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 415/95, de 8 de Maio

Partilhar:

Sumário

ALARGA A ÁREA DAS ZONAS DE INTERDIÇÃO DE CAÇA NO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS, DELIMITADO NOS TERMOS DO NUMERO 1 DO ARTIGO 2 DO DECRETO REGULAMENTAR 8/94, DE 11 DE MARCO. O DISPOSTO NO PRESENTE DIPLOMA NAO E APLICÁVEL NAS ÁREAS DE SOBREPOSIÇÃO DA ZONA DE INTERDIÇÃO DE CAÇA DO LITORAL DE SINTRA-CASCAIS COM A ZONA DE CAÇA ASSOCIATIVA DA FREGUESIA DE SAO JOÃO DAS LAMPAS (ZONA 2), CONCESSIONADA E DELIMITADA PELA PORTARIA NUMERO 722-F11/92, DE 15 DE JULHO, COM A ZONA DE CAÇA ASSOCIATIVA DE SAO JOÃO DAS LAMPAS, CONCESSIONADA E DELIMITADA PELA PORTARIA NUMERO 615-D4/91, DE 8 DE JULHO, E COM A ZONA DE CAÇA TURÍSTICA DA QUINTA DA MARINHA, CONCESSIONADA E DELIMITADA PELA PORTARIA NUMERO 6/91, DE 2 DE JANEIRO, ATE A EXTINÇÃO DAS CONCESSOES REFERIDAS.

Texto do documento

Portaria 415/95
de 8 de Maio
Criada pelo Decreto-Lei 292/81, de 15 de Outubro, a Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais, com 14583 ha, foi posteriormente reclassificada como Parque Natural pelo Decreto Regulamentar 8/94, de 11 de Março. Situado na área metropolitana de Lisboa, tem como um dos principais objectivos assegurar que a actividade humana se mantenha em equilíbrio com a natureza.

Na serra de Sintra, zona vocacionada para o recreio e lazer, esse equilíbrio passa pela protecção dos recursos geológicos, da flora e da fauna.

Nos trechos litorais, de relevo acidentado, existem importantes comunidades vegetais, características das falésias atlânticas, assim como uma avifauna migradora, que os utiliza como corredor de passagem. Salienta-se a importância nacional e internacional de muitas destas espécies, consideradas raras ou ameaçadas. Por outro lado, a presença de diversas praias de banho, de fácil acesso, atrai a esta área grande número de pessoas.

Atendendo ao exposto e face às disposições reguladoras do exercício da caça previstas no Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro, tornou-se necessário salvaguardar os valores naturais referidos através da publicação da Portaria 920/93, de 21 de Setembro, pela qual se criaram, com base em estudos efectuados, duas zonas de interdição de caça, designadas «Zona de Interdição de Caça da Serra de Sintra» (ZICSS) e «Zona de Interdição de Caça do Litoral de Sintra-Cascais» (ZICLSC).

No entanto, com o aprofundamento desses estudos, que culminaram com a elaboração e aprovaçãe do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Sintra-Cascais pelo Decreto Regulamentar 9/94, de 11 de Março, e tendo em conta uma gestão sustentável e uniformizada dos seus recursos naturais aí preconizada, conclui-se pela necessidade de alargar a área das zonas de interdição de caça.

Assim:
Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 101.º do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro:

Manda o Governo, pela Ministra do Ambiente e Recursos Naturais, o seguinte:
1.º No Parque Natural de Sintra-Cascais, delimitado nos termos do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar 8/94, de 11 de Março, é interdito o exercício da caça nas áreas definidas pelos limites cartografados no mapa anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante, cujo original, à escala de 1:25000, fica arquivado no Instituto da Conservação da Natureza e que a seguir se descrevem:

Zona de Interdição de Caça da Serra de Sintra: delimitada a norte e a oeste pela estrada nacional n.º 247, entre Sintra (Estefânia) - Várzea de Colares - até à Malveira da Serra. Delimitada a sul pela estrada nacional n.º 9-1, desde Malveira da Serra até ao cruzamento com o caminho municipal de Vale de Cavalos, por este até à estrada nacional n.º 247-5, pela estrada nacional n.º 245-5 até à ribeira da Penha Longa, pela ribeira da Penha Longa até à povoação de Atrozela e pelo limite da propriedade da Penha Longa entre Atrozela e pela estrada nacional n.º 9-1, por esta estrada até ao Linhó. Delimitada a leste pela estrada nacional n.º 9, entre Linhó e Sintra (Estefânia).

Zona de Interdição de Caça do Litoral de Sintra-Cascais: delimitada pelo perímetro definido pela linha média de marés, desde a Cidadela de -Cascais até à foz da ribeira do Falcão, pela ribeira do Falcão, pela linha equidistante de 750 m da linha média de marés e pelo limite sul do Parque Natural de Sintra-Cascais até à Cidadela de Cascais.

2.º O disposto no n.º 1.º não prejudica a possibilidade de, em casos especiais devidamente fundamentados, as entidades competentes, nos termos do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro, autorizarem, dirigirem ou levarem a efeito acções de correcção, visando o controlo populacional de determinadas espécies da fauna.

3.º As infracções ao disposto na presente portaria constituem infracções de caça, nos termos do capítulo XIII do Decreto-Lei 251/92, de 12 de Novembro.

4.º Nas áreas de sobreposição da Zona de Interdição de Caça do Litoral de Sintra-Cascais com a Zona de Caça Associativa da Freguesia de São João das Lampas (zona 2), concessionada e delimitada pela Portaria 722-F11/92, de 15 de Julho, com a Zona de Caça Associativa de São João das Lampas, concessionada e delimitada pela Portaria 615-D4/91, de 8 de Julho, e com a Zona de Caça Turística da Quinta da Marinha, concessionada e delimitada pela Portaria 6/91, de 2 de Janeiro, não é aplicável o disposto neste diploma até à extinção dessas concessões.

5.º É revogada a Portaria 920/93, de 21 de Setembro.
Ministério do Ambiente e Recursos Naturais.
Assinada em 6 de Março de 1995.
A Ministra do Ambiente e Recursos Naturais, Maria Teresa Pinto Basto Gouveia.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/66085.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-10-15 - Decreto-Lei 292/81 - Ministério da Qualidade de Vida - Secretaria de Estado do Ordenamento e Ambiente

    Cria a área de paisagem protegida de Sintra Cascais.

  • Tem documento Em vigor 1991-07-08 - Portaria 615-D4/91 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Sujeita ao regime cinegético especial vários prédios rústicos sitos na freguesia de São João das Lampas, concelho de Sintra e concessiona, pelo período de dez anos, a zona de caça associativa de São João das Lampas (processo nº 838-DGF).

  • Tem documento Em vigor 1992-07-15 - Portaria 722-F11/92 - Ministério da Agricultura

    SUJEITA AO REGIME CINEGETICO ESPECIAL VARIOS PRÉDIOS RÚSTICOS SITOS NA FREGUESIA DE SAO JOÃO DAS LAMPAS, MUNICÍPIO DE SINTRA.

  • Tem documento Em vigor 1992-11-12 - Decreto-Lei 251/92 - Ministério da Agricultura

    Estabelece o regime jurídico do fomento, exploração e conservação dos recursos cinegéticos.

  • Tem documento Em vigor 1993-09-21 - Portaria 920/93 - Ministério do Ambiente e Recursos Naturais

    INTERDITA O EXERCÍCIO DA CAÇA NAS ÁREAS DEFINIDAS EM MAPA ANEXO, RELATIVAS A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DE SINTRA-CASCAIS, DELIMITADA NOS TERMOS DO NUMERO 1 DO ARTIGO 3 DO DECRETO LEI 292/81, DE 15 DE OUTUBRO, EXCEPTUANDO OS CASOS ESPECIAIS DE CONTROLO POPULACIONAL DAS ESPÉCIES DE FAUNA, DEVIDAMENTE FUNDAMENTADOS E AUTORIZADOS. ESTABELECE O REGIME SANCIONATÓRIO AO INCUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTE DIPLOMA.

  • Tem documento Em vigor 1994-03-11 - Decreto Regulamentar 8/94 - Ministério do Ambiente e Recursos Naturais

    Cria o parque natural de Sintra-Cascais.

  • Tem documento Em vigor 1994-03-11 - Decreto Regulamentar 9/94 - Ministério do Ambiente e Recursos Naturais

    Aprova o Plano de Ordenamento do Parque Natural de Sintra-Cascais e o respectivo Regulamento.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2010-12-29 - Portaria 1323/2010 - Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Renova a concessão da zona de caça turística da Quinta da Marinha (processo n.º 494-AFN).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda