Louvo a Dr.ª Filipa Fernandes da Costa pela forma altamente profissional, conhecedora, empenhada e de elevado sentido de serviço público com que desempenhou as suas funções no meu Gabinete, no período em que exerceu o cargo de técnico especialista, durante o XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa.
Demonstrou sólidos conhecimentos e experiência na sua área, assegurando com grande competência a assessoria de comunicação deste Gabinete. Revelou uma excecional capacidade de trabalho, iniciativa e organização, coordenando e acompanhando diversos processos em articulação com os assessores do meu Gabinete, os serviços centrais, o Estado-Maior-General das Forças Armadas e os três Ramos das Forças Armadas, bem como com os Órgãos de Comunicação Social, em território nacional e no estrangeiro.
Cumpre igualmente destacar a sua inexcedível contribuição na dinâmica estabelecida nos vários eventos onde estiveram presentes Órgãos de Comunicação Social, nomeadamente através do seu empenho pessoal e profissional em todas as cerimónias, reuniões, entrevistas e conferências de imprensa.
Pela qualidade e impacto do seu trabalho, pelo rigor técnico e sentido político e estratégico demonstrados, bem como pelas suas notáveis qualidades pessoais e profissionais, expresso o meu reconhecimento à Dr.ª Filipa Fernandes da Costa, cujo desempenho contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, alterado pelo Decreto Lei 77/2022, de 7 de novembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 2.ª classe, à Dr.ª Filipa Fernandes da Costa.
1 de julho de 2025.-O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
319254319