Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2493/2025, de 24 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Delegação no diretor de Navios, Contra-Almirante António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, para a contratualização dos Serviços de Sustentação de Sensors Material and Overhaul Services para os NRP Tridente e Arpão.

Texto do documento

Despacho 2493/2025



Delegação no diretor de navios, Contra-Almirante António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, para a contratualização dos Serviços de Sustentação de Sensors Material and Overhaul Services para os NRP Tridente e Arpão

O estado português é signatário do Memorandum of Understanding (MOU), Common In-Service Support (CISS), para sustentação logística dos submarinos da Classe Tridente, o qual assenta na cooperação multilateral entre Estados Membros da União Europeia e no desenvolvimento de políticas de Pooling & Sharing, designado Common In-Service Suport (CISS) Programme, com o objetivo de encorajar os Estados Membros a promoverem programas cooperativos que permitam responder aos desafios de defesa e segurança ao abrigo das diretivas europeias de modo a obter uma estratégia comum relativa ao cooperative procurement;

Este programa materializa-se pela criação e gestão de stocks comuns, designado «Common Pool of Spares» que serão implementados através do Memorandum of Understanding (MoU) Common In-Service Suport (CISS) Programme e respetivos Implementing Agreement (IA) (Acordos de Implementação).

Do ponto de vista do regime da contratação pública, o referido MoU e os instrumentos subsequentes, Implementing Agreement, enquadram-se no chamado «Cooperative Procurement» (aquisições militares conjuntas entre Estados Membros da União Europeia), o qual pode revestir diversas modalidades, previstas quer na Diretiva da Defesa (2009/81/CE), quer na Diretiva Clássica (2014/24/EU) de contratação pública.

O artigo 39.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aplicável por força do artigo 73.º do Decreto-Lei 104/2011, de 6 de outubro, prevê que as entidades adjudicantes se possam agrupar com vista à formação de contratos cuja execução seja do interesse de todas ou de acordo-quadro de que todas possam beneficiar. Na sua essência, o MoU CISS Programme» corresponde ao «acordo prévio» a que se refere o n.º 7 do artigo 39.º do CCP, instrumento que visa definir as responsabilidades das partes, a organização e gestão de cada procedimento de formação de contratos, bem como a legislação aplicável, a concretizar através dos correspondentes «Acordos de Implementação».

Observando o Ciclo de Manutenção e o respetivo Plano de Manutenção aprovado para os submarinos da Classe Tridente, é imperativa a realização de serviços de revisão geral (OVERHAUL) e fornecimento de material para os sensores destes navios, essenciais para assegurar a segurança, fiabilidade e desempenho operacional dos referidos sistemas. Essa garantia de performance baseia-se em conhecimento técnico, experiência acumulada em ações de manutenção anteriores, e na preparação e planeamento das atividades previstas no sistema de manutenção planeada dos submarinos SLIS.

A componente de sensores, em particular, desempenha um papel central na capacidade operacional destas unidades, sendo essencial para missões críticas de vigilância e defesa num ambiente Subsuperfície. Esta aquisição responde à necessidade de manter e modernizar os sistemas de sensores essenciais para a deteção, navegação e operação segura dos submarinos NRP Tridente e NRP Arpão. Esta intervenção contempla a aquisição de módulos de deteção, cablagens, serviços de revisão e testes de certificação, assegurando a continuidade operacional e a salvaguarda das missões atribuídas a estes meios navais.

Assim:

a) Decido contratar e autorizo a despesa para a aquisição de serviços de sustentação de Sensors Material and Overhaul Services para os NRP Tridente e Arpão, ao abrigo do Memorandum of Understanding (MOU), Common In-Service Support (CISS) no valor de 735.000,00 € (setecentos e trinta e cinco mil euros), sem IVA;

b) Determino a tramitação do procedimento através de contrato excluído nos termos da alínea b) do n.º 1 do art. 4.º do CCP;

c) Nos termos da conjugação do artigo 44.º n.º 1 do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei 4/2015, de 7 de janeiro, com o preceituado no Despacho de n.º 10605/2024, de 28 de agosto de 2024, do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 175, de 10 de setembro de 2024, delego no Diretor de Navios, Contra-almirante, António F. Rodrigues Mateus, com faculdade de subdelegação, a competência para os subsequentes atos relativos ao procedimento contratual e para o exercício de todos os poderes de conformação da relação contratual;

d) O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

23 de dezembro de 2024. - O Superintendente do Material, Fernando Jorge Pires, Vice-Almirante.

318626464

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6082188.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2011-10-06 - Decreto-Lei 104/2011 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova o regime jurídico da contratação pública nos domínios da defesa e da segurança, transpondo a Directiva n.º 2009/81/CE (EUR-Lex), do Parlamento e do Conselho, de 20 de Agosto, relativa à coordenação dos processos de adjudicação de determinados contratos de empreitada, contratos de fornecimento e contratos de serviços por autoridades ou entidades adjudicantes nos domínios da defesa e da segurança.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda