Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 396/93, de 24 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 73/90, de 6 de Março (aprova o regime das carreiras médicas).

Texto do documento

Decreto-Lei n.° 396/93

de 24 de Novembro

O Decreto-Lei n.° 73/90, de 6 de Março, que veio a estabelecer o novo regime legal das carreiras médicas, define no seu artigo 41.° o conjunto de requisitos a que deve obedecer a nomeação dos directores de departamento e dos directores de serviço da carreira médica hospitalar.

Um dos requisitos exigidos aos directores de serviço nomeados após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.° 73/90, de 6 de Março, é o exercício de funções em regime dedicação exclusiva.

Mais de três anos após a entrada em vigor deste diploma é de toda a conveniência alargar as possibilidades de recrutamento para este cargo de vital importância para o bom funcionamento dos serviços de acção médica hospitalares.

Neste sentido, afasta-se a exigência da prática do regime de dedicação exclusiva aos novos directores de serviço, o que permitirá assegurar às instituições maiores possibilidades de escolha para estes cargos, sem afectar as condições do seu exercício.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.° 1 do artigo 201.° da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.° O artigo 41.° do Decreto-Lei n.° 73/90, de 6 de Março, passa a ter a seguinte redacção:

Artigo 41.°

Director de departamento e director de serviço

1 - O director de departamento é nomeado pelo conselho de administração, sob proposta do director clínico, de entre médicos com condições para serem nomeados directores de serviço.

2 - O director de serviço é nomeado pelo conselho de administração, sob proposta do director clínico, ouvido o director de departamento, quando exista.

3 - O director de serviço é nomeado de entre chefes de serviço ou, na sua falta ou mediante proposta fundamentada, de entre assistentes graduados que, em qualquer dos casos, manifestem notórias capacidades de organização e qualidade de chefia; na falta de assistentes graduados e nas mesmas condições , poderá ser nomeado de entre assistentes.

4 - Em relação aos serviços hospitalares abrangidos pelos protocolos previstos no artigo 1.° do Decreto-Lei n.° 312/84, de 26 de Setembro, é aplicável o disposto no número anterior, com a preferência referida no n.° 2 do artigo 13.° daquele diploma.

5 - Os nomeados para os cargos referidos nos números anteriores deverão apresentar, no prazo de 30 dias contados da data do início de funções, um programa de acção para o departamento ou serviço, conforme o caso, a submeter à aprovação do conselho de administração, com prévio parecer do director clínico e, se for caso disso, do director do departamento, podendo os da carreira universitária fazê-lo acompanhar do parecer do conselho científico do respectivo estabelecimento de ensino.

Art. 2.° Os actuais directores de serviço podem dar sem efeito a respectiva declaração de renúncia, em comunicação escrita dirigida ao conselho de administração, cessando o regime de dedicação exclusiva com a respectiva publicação no Diário da República.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 30 de Setembro de 1993. - Aníbal António Cavaco Silva - Arlindo Gomes de Carvalho.

Promulgado em 11 de Novembro de 1993.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 12 de Novembro de 1993.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1993/11/24/plain-54836.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/54836.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-08-21 - Portaria 701/97 - Ministério da Saúde

    Aprova o Regulamento Interno do Hospital Central e Especializado de Crianças Maria Pia, publicado em anexo.

  • Tem documento Em vigor 1998-10-29 - Portaria 940/98 - Ministério da Saúde

    Aprova o novo regulamento interno do Hospital Geral de Santo António, publicado em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2000-03-31 - Portaria 185/2000 - Ministério da Saúde

    Aprova o Regulamento Interno do Hospital Ortopédico do Dr. José de Almeida.

  • Tem documento Em vigor 2001-09-12 - Portaria 1096/2001 - Ministério da Saúde

    Aprova o regulamento interno do Hospital Infante D. Pedro - Aveiro.

  • Tem documento Em vigor 2004-08-26 - Decreto Regulamentar Regional 32/2004/A - Região Autónoma dos Açores - Presidência do Governo

    Cria no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo o serviço especializado de epidemiologia e biologia molecular, dotado de autonomia técnica.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda