Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 540/70, de 10 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Procede à actualização dos planos de estudos dos cursos de Engenharia nas Universidades portuguesas.

Texto do documento

Decreto 540/70

de 10 de Novembro

Considerando que os actuais planos de estudos dos cursos de Engenharia professados nas Universidades portuguesas foram estabelecidos em 1955 e que desde então se verificou uma acentuada evolução das ciências e técnicas respectivas;

Considerando que, nestas condições, importa proceder desde já à actualização dos mesmos planos de harmonia com as normas pedagógicas que a experiência tem revelado eficientes;

Considerando que os cursos de Engenharia têm em Portugal duração superior à que lhes atribuem países que a este respeito nos podem servir de paradigma;

Considerando que os estudos básicos de engenharia podem ser realizados quer em Faculdades de Ciências quer em escolas de engenharia;

Considerando que, por isso, neste aspecto não se torna necessário alterar o sistema que entre nós tem vigorado;

Considerando que, sem prejuízo de prosseguirem os trabalhos tendentes à definição das linhas gerais da reforma da Universidade, é possível desde já introduzir, na orgânica dos cursos, modificações que em muito a beneficiarão;

Considerando que se reveste do maior interesse a instituição nas nossas Universidades do curso de Engenharia Metalúrgica, para o que se dispõe já dos recursos necessários;

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Nas Universidades portuguesas são professados, com a organização constante dos quadros anexos ao presente decreto, os seguintes cursos de Engenharia:

a) Engenharia Civil;

b) Engenharia de Minas;

c) Engenharia Mecânica;

d) Engenharia Electrotécnica;

e) Engenharia Química;

f) Engenharia Metalúrgica;

2. Poderá o Ministro da Educação Nacional, sob proposta dos conselhos escolares e parecer da Junta Nacional da Educação, determinar, no início de cada ano lectivo, que nos planos dos cursos referidos no número anterior sejam incluídas disciplinas de ensino de línguas vivas, a frequentar segundo regime especial para cada caso, e seminários ou ciclos de conferências sobre assuntos de cultura geral.

3. A disciplina de Introdução aos Computadores e Programação poderá ser incluída nos planos dos cursos se os conselhos escolares o decidirem.

4. A inclusão, em alternativa, no 2.º ano do curso de Engenharia Mecânica, de Cálculo Automático ou de Mecânica I e, no 2.º ano do curso de Engenharia Electrotécnica, de Computadores ou de Mecânica I dependerá de decisão dos conselhos escolares.

Art. 2.º As disciplinas básicas dos cursos de Engenharia e as disciplinas complementares dos mesmos cursos continuarão a ser professadas nas escolas em que o têm sido.

Art. 3.º A Faculdade de Engenharia e o Instituto Superior Técnico poderão organizar, nos termos do artigo 24.º do Decreto 40378, de 14 de Novembro de 1955, e do artigo 44.º do Decreto-Lei 132/70, cursos pós-graduação, de aperfeiçoamento ou de reciclagem.

Art. 4.º - 1. As disciplinas de opção dos três últimos anos dos cursos poderão ser autorizadas desde que se verifiquem simultâneamente as seguintes condições:

a) Número de alunos não inferior a dez;

b) Elementos docentes acadèmicamente qualificados ou possuidores de mérito profissional reconhecido;

c) Instalações e recursos bibliográficos e laboratoriais necessários para garantia da eficiência do ensino.

2. Quando o interesse nacional o justifique, poderá o Ministro da Educação Nacional autorizar que sejam leccionadas disciplinas de opção, ainda que não se verifique o requisito estabelecido na alínea a) do número anterior.

Art. 5.º Os alunos poderão ser obrigados a frequentar, no decorrer do ano lectivo e durante períodos de tempo variáveis, as oficinas, os laboratórios ou os centros de cálculo que pelo conselho escolar forem indicados.

Art. 6.º - 1. O aproveitamento dos alunos será apreciado ao longo de cada semestre, e o resultado dessa apreciação, nos casos em que existam exames finais, condicionará a admissão a estes.

2. A apreciação a que se refere o número anterior será feita com base em trabalhos práticos, exercícios escritos, relatórios, exposições, discussões e outros trabalhos dos alunos.

Art. 7.º A apreciação favorável do aproveitamento em qualquer disciplina, mesmo que não seja seguida de aprovação no respectivo exame final, permite a inscrição nas disciplinas do semestre imediato em relação às quais a primeira constitua precedência.

Art. 8.º - 1. No fim de cada semestre lectivo será apreciado o aproveitamento obtido pelos alunos das disciplinas correspondentes a esse semestre e serão realizados os exames finais a que houver lugar.

2. A época de apreciação do aproveitamento nas disciplinas do 2.º semestre poderá ser utilizada como época de recurso para a realização de exames de máximo de duas disciplinas do 1.º semestre.

3. Após as férias de Verão e antes do início das aulas do ano lectivo seguinte, haverá uma época de recurso para a realização de exames de duas disciplinas do 2.º semestre.

4. Não contam para o limite fixado nos números anteriores os exames apenas realizados para melhoria de classificação.

Art. 9.º - 1. Nenhum aluno poderá inscrever-se mais de três vezes em qualquer disciplina.

2. Não será permitida a inscrição em disciplinas de um semestre a aluno que não esteja inscrito em todas as disciplinas que lhe faltarem de semestres anteriores.

Art. 10.º - 1. Os professores catedráticos e extraordinários são obrigados a permanecer na sua escola, durante o período do funcionamento diário dos serviços, em dias e a horas prèviamente anunciados por escrito aos alunos e à direcção, para prestarem quaisquer esclarecimentos e conselhos que sobre matérias das respectivas disciplinas lhes forem solicitados pelos alunos.

2. A permanência exclusivamente destinada ao fim especial a que se refere o número anterior não poderá totalizar menos de seis horas semanais.

3. Aos restantes elementos docentes é aplicável o disposto no presente artigo, mas o tempo de permanência a que ele se refere conta para efeito do preceituado no n.º 1 do artigo 51.º do Decreto-Lei 132/70.

Art. 11.º - 1. Os alunos são obrigados a realizar um estágio relacionado com as matérias do respectivo curso, devendo os directores das escolas de engenharia designar os estabelecimentos industriais, obras ou serviços públicos, nacionais ou estrangeiros, em que os estágios deverão ter lugar.

2. O estágio a que se refere o número anterior terá a duração mínima de noventa dias.

3. A requerimento dos alunos, e não havendo contra-indicação de natureza pedagógica, poderão o directores autorizar que o estágio único seja substituído por dois ou mais estágios com duração total não inferior a noventa dias.

4. O disposto no presente artigo é aplicável a todos aqueles que tenham concluído a parte escolar dos cursos, independentemente do plano de estudos que hajam seguido.

Art. 12.º As condições de integração dos actuais alunos dos cursos de Engenharia nos novos planos de estudo serão estabelecidas por despacho do Ministro da Educação Nacional, sob proposta dos conselhos escolares.

Art. 13.º As dúvidas suscitadas na execução deste diploma serão resolvidas por despacho do Ministro da Educação Nacional, sob parecer da Junta Nacional da Educação.

Marcello Caetano - José Veiga Simão.

Promulgado em 27 de Outubro de 1970.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

ANEXO I

Planos de estudo dos dois primeiros anos dos cursos de Engenharia

1.º ano (todos os cursos, excepto o de Engenharia Química e o de Engenharia

Metalúrgica)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática I ... 3 + 4 Álgebra Linear e Geometria Analítica ... 3 + 4 Química Geral I ... 3 + 4 Desenho e Métodos Gráficos I ... 2 + 4 Introdução aos Computadores e Programação ... - ... 27 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática II ... 3 + 4 Química Geral II ... 3 + 4 Física I (Mecânica) ... 3 + 4 Desenho e Métodos Gráficos II ... 2 + 4 Introdução aos Computadores e Programação ... - ... 27

1.º ano (Engenharia Química)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática I ... 3 + 4 Álgebra Linear e Geometria Analítica ... 3 + 4 Introdução à Teoria da Valência ... 3 + 2 Introdução à Química-Física ... 3 + 2 Introdução às Técnicas Laboratoriais ... 4 Introdução aos Computadores e Programação ... - ... 28 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática II ... 3 + 4 Química Inorgânica ... 3 + 4 Química Orgânica I ... 3 + 4 Física I (Mecânica) ... 3 + 4 Introdução aos Computadores e Programação ... - ... 28

1.º ano (Engenharia Metalúrgica)

1.º semestre: ... Horas por semana

Análise Matemática I ... 3 + 4 Álgebra Linear e Geometria Analítica ... 3 + 4 Introdução à Teoria da Valência ... 3 + 2 Introdução à Química-Física ... 3 + 2 Desenho e Métodos Gráficos I ... 2 + 4 ... 30 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática II ... 3 + 4 Química Inorgânica ... 2 + 4 Física I (Mecânica) ... 3 + 4 Desenho e Métodos Gráficos II ... 2 + 4 Introdução aos Computadores e Programação... - ... 26

2.º ano (Engenharia Civil)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Mineralogia e Geologia Gerais ... 3 + 4 ... 27 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Mecânica I ... 2 + 4 ... 26

2.º ano (Engenharia de Minas)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Cristalografia e Mineralogia ... 2 + 4 Análise Química ... 2 + 4 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Petrologia Geral ... 2 + 4 Mecânica I ... 2 + 4 ... 32

2.º ano (Engenharia Mecânica)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Desenho de Construção Mecânica I ... 3 + 6 ... 29 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Desenho de Construção Mecânica II ... 0 + 4 Mecânica I ou Cálculo Automático ... 2 + 4 ... 30

2.º ano (Engenharia Electrotécnica)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Sistemas Lógicos ... 2 + 4 ... 26 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Mecânica I ou Computadores ... 2 + 4 ... 26

2.º ano (Engenharia Química)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Química Analítica I ... 2 + 4 Química Orgânica II ... 2 + 4 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Química Analítica II ... 2 + 4 Química Orgânica III ... 2 + 4 ... 32

2.º ano (Engenharia Metalúrgica)

1.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática III ... 3 + 4 Análise Numérica ... 2 + 4 Física II (Termodinâmica) ... 3 + 4 Análise Química ... 2 + 4 ... 26 2.º semestre: ... Horas por semana Análise Matemática IV ... 3 + 4 Métodos Estatísticos ... 2 + 4 Física III (Electromagnetismo) ... 3 + 4 Cristalografia e Mineralogia ... 2 + 4 Mecânica I ... 2 + 4 ... 32

ANEXO II

Planos de estudo dos três últimos anos dos cursos da Faculdade de

Engenharia da Universidade do Porto

1. Engenharia Civil

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Resistência de Materiais I ... 3 + 6 Hidráulica Geral I ... 2 + 4 Materiais de Construção I ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 Física dos Meios Contínuos ... 2 + 4 ... 33 2.º semestre: ... Horas por semana Resistência de Materiais II ... 3 + 6 Hidráulica Geral II ... 2 + 4 Materiais de Construção II ... 2 + 4 Topografia ... 3 + 4 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 ... 32

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Teoria das Estruturas I ... 3 + 6 Hidráulica Aplicada I ... 2 + 2 Mecânica dos Solos e das Rochas I ... 2 + 4 Vias de Comunicação I ... 2 + 4 Construções Civis I ... 2 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 33 2.º semestre: ... Horas por semana Teoria das Estruturas II ... 3 + 6 Hidráulica Aplicada II ... 2 + 4 Mecânica dos Solos e das Rochas II ... 2 + 4 Vias de Comunicação II ... 2 + 2 Construções Civis II ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 33

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Betão Armado I ... 2 + 4 Processos e Equipamento de Construção ... 2 + 2 Elementos de Arquitectura ... 2 + 0 Sociologia ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 18 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Betão Armado II ... 2 + 4 Projectos de Obras e Estaleiros ... 2 + 2 Elementos de Planeamento ... 2 + 0 Organização e Gestão ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 18 ... 32 Grupos de disciplinas de opção:

A - Estruturas.

B - Planeamento.

C - Construções.

D - Comunicações.

E - Hidráulica.

Dois destes grupos poderão funcionar, ainda que não se verifique o requisito da alínea a) do n.º 1 do artigo 4.º

2. Engenharia de minas

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Geologia ... 13 + 4 Preparação de Minérios ... 12 + 4 Metalurgia Física ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 Resistência de Materiais I ... 2 + 2 ... 29 2.º semestre: ... Horas por semana Geologia II ... 3 + 6 Preparação de Minérios II ... 2 + 4 Topografia Mineira ... 3 + 4 Resistência de Materiais II ... 2 + 4 ... 28

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas I ... 3 + 4 Jazigos Minerais I ... 3 + 4 Preparação de Minérios III ... 2 + 4 Elementos de hidráulica ... 2 + 2 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 Economia I ... 2 + 0 ... 30 2.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas II ... 3 + 4 Jazigos Minerais ... 3 + 4 Preparação de Minérios IV ... 2 + 4 Aplicação de Produtos Metalúrgicos ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 28

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas III ... 3 + 4 Prospecção Mineira I ... 2 + 4 Construções e Instalações industriais ... 2 + 4 Sociologia ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 31 2.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas IV ... 3 + 4 Prospecção Mineira II ... 2 + 4 Órgãos de Máquinas e Máquinas-Ferramentas ... 2 + 4 Organização e Gestão ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 31 Grupo de disciplinas de opção:

A - Prospecção Mineira.

B - Exploração de Minas.

C - Preparação de Minérios.

Dois destes grupos poderão funcionar, ainda que não se verifique o requisito da alínea a) do n.º 1 de artigo 4.º

3. Engenharia Mecânica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica I ... 12 + 4 Mecânica Aplicada I ... 12 + 4 Física dos Meios Contínuos ... 2 + 4 Electrotecnia I ... 12 + 4 Metalurgia Física ... 2 + 4 ... 30 2.º semestre: ... Horas por semana ... Horas por semana Termodinâmica II ... 2 + 4 Mecânica Aplicada II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica I ... 2 + 4 Electrotecnia II ... 2 + 4 Resistência de Materiais e Elementos de Estabilidade I ... 2 + 4 ... 30

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Órgãos de Máquinas I ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica II ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos I ... 2 + 4 Resistência de Materiais e Elementos de Estabilidade II ... 2 + 4 Máquinas Alternativas ... 3 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 33 2.º semestre: ... Horas por semana Órgãos de Máquinas II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica III ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos II ... 2 + 4 Anteprojecto de Máquinas ... 0 + 6 Turbo-Máquinas ... 3 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 33

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Automação I ... 12 + 4 Caldeiras e Permutadores de Calor II ... 12 + 4 Organização da Produção ... 12 + 2 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 16 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Automação II ... 2 + 4 Caldeiras e Permutadores de Calor II ... 2 + 2 Organização da Produção II ... 2 + 2 Organização e Gestão ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 16 ... 32 Grupos de disciplinas de opção:

A - Máquinas Térmicas.

B - Produção.

C - Mecânica Têxtil.

Dois destes grupos poderão funcionar, ainda que não se verifique o requisito da alínea a) de n.º 1 do artigo 4.º

4. Engenharia Electrotécnica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Electrotecnia Teórica I ... 3 + 4 Circuitos, Sinais e Sistemas II ... 2 + 2 Tecnologia da Electricidade I ... 2 + 4 Complementos de Análise ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 ... 29 2.º semestre: ... Horas por semana Electrotecnia Teórica II ... 3 + 4 Circuitos, Sinais e Sistemas II ... 2 + 2 Tecnologia da Electricidade II ... 2 + 4 Electrónica do Estado Sólido ... 2 + 4 Resistência de Materiais e Elementos de Estabilidade I ... 2 + 4 Construções e Instalações Industriais ... 2 + 2 ... 33

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas I ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas I ... 3 + 4 Electrónica Aplicada I ... 2 + 4 Técnica das Correntes Fortes I ... 2 + 4 Técnicas das Correntes Fracas I ... 2 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 33 2.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas II ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas II ... 2 + 4 Electrónica Aplicada II ... 3 + 4 Técnica das Correntes Fortes II ... 2 + 4 Técnica das Correntes Fracas II ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 33

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Teoria dos Sistemas I ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas III ... 2 + 4 Electrónica Aplicada III ... 2 + 4 Sociologia ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Teoria dos Sistemas II ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas IV ... 2 + 4 Electrónica Aplicada IV ... 2 + 4 Organização e Gestão ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 Grupos de disciplinas de opção:

A - Energia.

B - Telecomunicações.

C - Sistemas.

Dois destes grupos poderão funcionar, ainda que não se verifique o requisito da alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º

5. Engenharia Química

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Fenómenos de Transferência I ... 2 + 4 Termodinâmica Química I ... 2 + 2 Química-Física I ... 2 + 4 Métodos Instrumentais de Análise ... 3 + 4 Disciplina de opção I ... 2 + 4 ... 29 2.º semestre: ... Horas por semana Fenómenos de Transferência II ... 2 + 4 Termodinâmica Química II ... 2 + 2 Química-Física II ... 2 + 4 Introdução aos Processos Químicos II ... 2 + 4 Desenho Industrial I ... 0 + 6 Disciplina de opção II ... 2 + 2 ... 32

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química I ... 3 + 4 Processos Químicos I ... 2 + 4 Metalurgia Geral ... 2 + 2 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 Desenho Industrial II ... 0 + 3 Prática de Engenharia Química I ... 0 + 6 Economia I ... 2 + 0 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química II ... 3 + 4 Processos Químicos II ... 2 + 4 Serviços Mecânicos e Industriais ... 2 + 4 Instalações Industriais ... 2 + 2 Prática de Engenharia Química II ... 6 Economia II ... 2 + 0 ... 31

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química III ... 2 + 4 Processos Químicos III ... 3 + 4 Contrôle e Automação I ... 2 + 2 Corrosão e Materiais I ... 2 + 2 Sociologia ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 9 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química IV ... 2 + 4 Processos Químicos IV ... 3 + 4 Contrôle e Automação II ... 2 + 2 Corrosão e Materiais II ... 2 + 2 Organização e Gestão ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 9 ... 32 Grupos de disciplinas de opção:

A - Química Têxtil.

B - Petróleos.

C - Macromoléculas.

D - Engenharia Bioquímica.

F - Poluição.

Dois destes grupos poderão funcionar, ainda que não se verifique o requisito da alínea a) do n.º 1 do artigo 4.º

6. Engenharia Metalúrgica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica Química I ... 2 + 2 Química-Física I ... 2 + 4 Metalurgia Física I ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 Análise de Minérios e Produtos Metalúrgicos ... 2 + 4 ... 28 2.º semestre: ... Horas por semana Química-Física II ... 2 + 4 Metalurgia Física II ... 2 + 2 Tecnologia Metalúrgica I ... 2 + 4 Órgãos de Máquinas e Máquinas-Ferramentas ... 2 + 4 Electrotecnia Geral ... 2 + 4 ... 28

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios I ... 2 + 4 Propriedades e Ensaios dos Metais ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica I ... 2 + 4 Resistência de Materiais e Elementos de Estabilidade I ... 2 + 2 Electroquímica, Electrometalurgia e Electrotermia I ... 2 + 2 Economia I ... 2 + 0 ... 28 2.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica II ... 2 + 4 Resistência de Materiais e Elementos de Estabilidade II ... 2 + 2 Electroquímica, Electrometalurgia e Electrotermia II ... 2 + 2 Construções e Instalações Industriais ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 28

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios III ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica III ... 2 + 4 Metalurgia dos Metais não Ferrosos I ... 2 + 4 Siderurgia I ... 2 + 4 Sociologia ... 2 + 0 ... 26 2.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios IV ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica IV ... 2 + 4 Metalurgia Aplicada ... 2 + 4 Metalurgia dos Metais não Ferrosos II ... 2 + 3 Siderurgia II ... 2 + 3 Organização e Gestão ... 2 + 0 ... 30

ANEXO III

Planos de estudo dos três últimos anos dos cursos do Instituto Superior

Técnico da Universidade Técnica de Lisboa

1. Engenharia civil

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Resistência de Materiais I ... 3 + 6 Topografia ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 Disciplina de opção ... 2 + 4 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 ... 31 Disciplina de opção: Complementos de Física ou Investigação Operacional 2.º semestre: ... Horas por semana Resistência de Materiais II ... 3 + 6 Materiais de Construção ... 3 + 4 Geologia Aplicada ... 2 + 4 Mecânica dos Solos e Fundações I ... 3 + 4 ... 29

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Teoria das Estruturas I ... 3 + 6 Hidráulica I ... 3 + 4 Mecânica dos Solos e Fundações II ... 2 + 4 Estaleiros I ... 3 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 31 2.º semestre: ... Horas por semana Teoria das Estruturas II ... 3 + 6 Hidráulica II ... 2 + 4 Vias de Comunicação I ... 3 + 4 Betão Armado e Pré-Esforçado ... 3 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 31

5.º ano

Ramo «Estruturas»

1.º semestre Dimensionamento de Estruturas ... 2 + 4 Betão Armado e Pré-Esforçado II ... 2 + 4 Teoria das Estruturas III ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre Pontes e Estruturas Especiais ... 2 + 4 Edificações ... 2 + 4 Elasticidade Aplicada ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

Ramo «Hidráulica»

1.º semestre Hidrologia ... 2 + 4 Hidráulica Marítima ... 2 + 4 Processos Gerais de Construção ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Hidráulica Urbana ... 2 + 4 Obras Hidráulicas ... 2 + 4 Aproveitamentos Hidráulicos ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

Ramo «Urbanização e transportes»

1.º semestre: ... Horas por semana Urbanização I ... 2 + 4 Vias de Comunicação III ... 2 + 4 Processos Gerais de Construção ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Urbanização II ... 2 + 4 Transportes ... 2 + 4 Edificações ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

2. Engenharia de Minas

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana

Geologia I ... 3 + 4 Geoquímica I ... 2 + 4 Topografia ... 2 + 4 Mecânica II ... 2 + 4 Disciplina de opção ... 2 + 4 ... 31 Disciplina de opção: Complementos de Física ou Cálculo Automático.

2.º semestre: ... Horas por semana Geologia II ... 3 + 6 Geoquímica II ... 2 + 4 Química Aplicada ... 2 + 4 Resistência de Materiais ... 2 + 4 Elementos de Física de Estado Sólido ... 2 + 2 ... 31

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas I ... 2 + 4 Jazigos Minerais I ... 2 + 4 Geomecânica I ... 2 + 4 Elementos de Química-Física ... 2 + 4 Curso Geral de Máquinas ... 12 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Exploração de Minas II ... 2 + 4 Jazigos Minerais II ... 3 + 4 Geomecânica II ... 2 + 4 Curso Geral de Máquinas II ... 2 + 2 Elementos de Hidráulica ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 31

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios I ... 2 + 4 Exploração de Minas III ... 2 + 2 Técnicas de Prospecção Geológica I ... 2 + 2 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre Preparação de Minérios II ... 2 + 4 Exploração de Minas IV ... 2 + 2 Técnicas de Prospecção Geológica II ... 2 + 2 Geoestatística ... 2 + 2 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

3. Engenharia Mecânica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica I ... 2 + 4 Mecânica Aplicada I ... 2 + 4 Elasticidade e Plasticidade ... 2 + 4 Electrónica e Instrumentação ... 2 + 4 Disciplina de opção ... 2 + 4 ... 30 Disciplina de opção: Matemáticas aplicadas à Engenharia Mecânica ou Complementos de Física.

2.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica II ... 2 + 4 Mecânica Aplicada II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica I ... 2 + 4 Metalurgia Geral ... 3 + 4 Curso geral de máquinas eléctricas ... 2 + 4 ... 31

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Órgãos de Máquinas I ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica II ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos I ... 2 + 4 Mecânica dos Materiais I ... 2 + 4 Economia I ... 2 + 0 Disciplina de opção I ... 2 + 4 ... 32 Disciplina de opção I: Teoria dos Mecanismos ou Transmissão de Calor e Massa I.

2.º semestre: ... Horas por semana Órgãos de Máquinas II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica III ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos II ... 2 + 4 Mecânica dos Materiais II ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 Disciplina de opção II ... 2 + 4 ... 32 Disciplina de opção II: Estabilidade ou transmissão de Calor e Massa II.

5.º ano

Ramo «Produção e construção mecânica»

1.º semestre: ... Horas por semana Servomecanismos ... 2 + 4 Organização da Produção ... 2 + 4 Construções Mecânicas (Projecto) I ... 0 + 6 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Motores Térmicos ... 2 + 4 Construções Mecânicas (Projecto) II ... 0 + 6 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

Ramo «Termodinâmica aplicada»

1.º semestre: ... Horas por semana Servomecanismos ... 2 + 4 Termodinâmica Aplicada I ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos III ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Motores Térmicos ... 2 + 4 Termodinâmica Aplicada II ... 2 + 4 Mecânica dos Fluidos IV ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32

4. Engenharia Electrotécnica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Electrotecnia Teórica I ... 3 + 4 Electrónica I ... 2 + 4 Complementos de Física ... 2 + 4 Matemáticas Aplicadas à Electrotecnia I ... 2 + 4 Mecânica Aplicada ... 2 + 4 ... 31 2.º semestre: ... Horas por semana Electrotecnia Teórica II ... 3 + 4 Electrónica II ... 2 + 4 Teoria dos Sistemas e Sinais I ... 2 + 4 Mecânica Quântica ... 2 + 4 Matemáticas Aplicadas à Electrotecnia II ... 2 + 4 ... 31

4.º ano

Ramo «Energia e sistemas de potência»

1.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas I ... 2 + 4 Produção e Transporte de Energia I ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas I ... 2 + 4 Tecnologia dos Materiais Eléctricos I ... 2 + 4 Disciplina de opção I ... 2 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 32 Disciplina de opção I: Servomecanismos e Automação I ou Sistemas Digitais I.

2.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas II ... 2 + 4 Produção e Transporte de Energia II ... 2 + 4 Máquinas Eléctricas II ... 2 + 4 Tecnologia dos Materiais Eléctricos II ... 2 + 4 Disciplina de opção II ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 32 Disciplina de opção II: Servomecanismos e Automação II ou Sistemas Digitais II.

Ramo «Telecomunicações e electrónica»

1.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas I ... 2 + 4 Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas I ... 2 + 4 Electrónica Aplicada I ... 2 + 4 Fundamentos das Telecomunicações I ... 2 + 4 Disciplina de opção I ... 2 + 4 Economia I ... 2 + 0 ... 32 Disciplina de opção I: Sistemas Digitais I e Servomecanismos e Automação I.

2.º semestre: ... Horas por semana Medidas Eléctricas II ... 2 + 4 Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas II ... 2 + 4 Fundamentos das Telecomunicações II ... 2 + 4 Disciplina de opção II ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 26 Disciplina de opção II: Sistemas Digitais II ou Servomecanismos e Automação II.

5.º ano

Ramo «Energia e sistemas de potência»

1.º semestre: ... Horas por semana Produção e Transporte de Energia III ... 2 + 4 Regimes Transitórios em Máquinas e Redes Eléctricas ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 18 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Produção e Transporte de Energia IV ... 2 + 4 Regimes Transitórios em Máquinas e Redes Eléctricas II ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 18 ... 32

Ramo «Telecomunicações e electrónica»

1.º semestre: ... Horas por semana Antenas ... 2 + 4 Electrónica Aplicada III ... 2 + 4 Hiperfrequências I ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Propagação na Atmosfera ... 2 + 4 Electrónica Aplicada IV ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de Opção e Seminários ... 18 ... 32

5. Engenharia Química

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Fenómenos de Transferência I ... 2 + 4 Termodinâmica Química I ... 2 + 2 Química-Física I ... 2 + 4 Métodos Instrumentais de Análise ... 3 + 6 Disciplina de opção I ... 2 + 4 ... 31 Disciplina de opção I: Complementos de Física ou Processos Mecânicos.

2.º semestre: ... Horas por semana Fenómenos de Transferência II ... 2 + 4 Termodinâmica Química II ... 2 + 2 Química-Física II ... 2 + 4 Introdução aos Processos Químicos ... 2 + 4 Desenho Industrial ... 0 + 6 Disciplina de opção II ... 2 + 2 ... 32 Disciplina de opção II: Cristalografia e Mineralogia ou Cálculo Automático.

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química I ... 3 + 4 Processos Químicos I ... 2 + 4 Metalurgia Geral ... 3 + 4 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 Laboratórios I ou Prática de Engenharia Química I ... 0 + 4 Economia I... 2 + 0 ... 30 2.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química II ... 3 + 4 Instalações e Serviços Industriais I ... 2 + 2 Processos Químicos II ... 2 + 2 Electroquímica e Corrosão ... 2 + 4 Disciplina de opção ... 2 + 2 Laboratórios II ou Prática de Engenharia Química II ... 0 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 31 Disciplina de opção: Tecnologia de Materiais I ou Mecânica Quântica.

5.º ano

Ramo «Tecnologia e indústria»

1.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química III ... 2 + 4 Instalações e Serviços Industriais II ... 2 + 2 Princípios de Projecto Químico I ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Prática de Engenharia Química ... 0 + 4 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Tecnologia Química IV ... 2 + 4 Instrumentação e Contrôle de Processos ... 2 + 2 Princípios de Projecto Químico II ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Prática de Engenharia Química ... 0 + 4 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 32

Ramo «Química e processos»

1.º semestre: ... Horas por semana Processos Químicos III ... 2 + 4 Princípios de Projecto Químico I ... 2 + 4 Mecanismos de Reacções Químicas ... 2 + 2 Sociologia I ... 2 + 0 Laboratórios III ... 0 + 4 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Processos Químicos IV ... 2 + 4 Princípios de Projecto Químico II ... 2 + 4 Complementos de Química-Física ... 2 + 2 Sociologia II ... 2 + 0 Laboratórios IV ... 0 + 4 Disciplinas de opção e seminários ... 10 ... 32

6. Engenharia Metalúrgica

3.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica Química I ... 2 + 2 Química-Física de Superfícies ... 2 + 4 Metalurgia Física I ... 2 + 4 Elasticidade e Plasticidade I ... 2 + 4 Disciplina de opção ... 2 + 4 ... 28 Disciplina de opção: Complementos de Física ou Análise de Produtos Metalúrgicos.

2.º semestre: ... Horas por semana Termodinâmica Química II ... 2 + 2 Metalurgia Física II ... 2 + 4 Física do Estado Sólido ... 2 + 4 Tecnologia Metalúrgica I ... 2 + 4 Mecânica dos Materiais ... 2 + 4 ... 28

4.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios I ... 2 + 4 Propriedades e Ensaios dos Metais ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica I ... 2 + 4 Tecnologia Metalúrgica II ... 2 + 4 Electrotecnia Geral ... 2 + 2 Economia I ... 2 + 0 ... 30 2.º semestre: ... Horas por semana Preparação de Minérios II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica II ... 2 + 4 Tecnologia Metalúrgica III ... 2 + 4 Instalações e Serviços Industriais I ... 2 + 2 Órgãos de Máquinas ... 2 + 4 Economia II ... 2 + 0 ... 30

5.º ano

1.º semestre: ... Horas por semana Metalurgia Extractiva I ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica III ... 2 + 4 Electrometalurgia I ... 2 + 4 Sociologia I ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 2.º semestre: ... Horas por semana Metalurgia Extractiva II ... 2 + 4 Tecnologia Mecânica IV ... 2 + 4 Electrometalurgia II ... 2 + 4 Sociologia II ... 2 + 0 Disciplinas de opção e seminários ... 12 ... 32 O Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/11/10/plain-45221.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/45221.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-03-30 - Decreto-Lei 132/70 - Ministério da Educação Nacional

    Define o regime para o recrutamento de pessoal qualificado para o exercício de funções docentes e de investigação no ensino superior.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-01-11 - Rectificação - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Ao Decreto n.º 540/70, que procede à actualização dos planos de estudos dos cursos de Engenharia nas Universidades portuguesas

  • Tem documento Em vigor 1971-01-11 - RECTIFICAÇÃO DD400 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Ao Decreto n.º 540/70, que procede à actualização dos planos de estudos dos cursos de Engenharia nas Universidades portuguesas.

  • Tem documento Em vigor 1971-02-19 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Decreto n.º 587/70, que define o regime por que passam a ser professados os cursos de Engenharia nas Universidades de Luanda e de Lourenço Marques

  • Não tem documento Em vigor 1971-02-19 - DECLARAÇÃO DD10129 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    De ter sido rectificado o Decreto n.º 587/70, que define o regime por que passam a ser professados os cursos de Engenharia nas Universidades de Luanda e de Lourenço Marques.

  • Tem documento Em vigor 1971-03-25 - Portaria 160/71 - Ministérios do Exército e da Educação Nacional

    Procede à actualização dos planos de estudos dos cursos de Engenharia da Academia Militar.

  • Tem documento Em vigor 1971-10-23 - Decreto 443/71 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes

    Revê os elencos das disciplinas e a orgânica dos bacharelatos e licenciaturas que se professam na Faculdades de Ciências, bem como o respectivo regime de frequência e exames.

  • Tem documento Em vigor 1973-11-22 - Decreto-Lei 621/73 - Ministério do Exército - Repartição do Gabinete do Ministro

    Determina várias providências tendentes à reorganização dos cursos professados na Academia Militar e à reestruturação do seu corpo docente.

  • Tem documento Em vigor 1976-02-16 - Decreto-Lei 131-C/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica

    Introduz alterações ao disposto no estatuto das carreiras docentes no ensino superior aprovado pelo Decreto-Lei nº 132/70 de 30 de Março.

  • Tem documento Em vigor 1982-11-03 - Decreto 125/82 - Ministério da Educação

    Fixa os cursos conducentes à obtenção das licenciaturas a conferir pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1982-11-27 - Decreto Regulamentar 90/82 - Ministério da Educação

    Fixa os cursos de licenciatura a conferir pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1984-09-04 - Portaria 672/84 - Ministério da Educação

    Aprova os planos de estudo dos cursos de licenciatura em Engenharia da Universidade do Porto. Revoga o Decreto n.º 540/70, de 10 de Novembro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda