Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 10074/2020, de 6 de Julho

Partilhar:

Sumário

Concurso internacional para recrutamento de um investigador, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, na área científica de Ciências da Terra e do Ambiente, especialização em Deteção Remota, no âmbito do Financiamento Programático - referência UIDP/05183/2020 (referência MED-05)

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 10074/2020

Sumário: Concurso internacional para recrutamento de um investigador, ao abrigo do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, na área científica de Ciências da Terra e do Ambiente, especialização em Deteção Remota, no âmbito do Financiamento Programático - referência UIDP/05183/2020 (referência MED-05).

1 - Por despacho de 05/06/2020 da Reitora da Universidade de Évora, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para um lugar de investigador(a) para o exercício de atividades na área científica de para a área científica de Ciências da Terra e do Ambiente, especialização em Deteção Remota, para a Unidade de I&D MED (Instituto Mediterrânico de Agricultura Ambiente e Desenvolvimento), da Universidade de Évora, pelo período de três anos, eventualmente renovável por períodos de um ano até à duração máxima de seis anos, nos termos do Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto e do Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Investigadores Doutorados da Universidade de Évora, publicado pelo Despacho 7123/2019 (2.ª série), de 9 de agosto. A contratação é regida pelo disposto no Decreto-Lei 57/2016, de 29 de agosto, na redação que lhe foi dada pela Lei 57/2017, de 19 de julho e pelo Decreto-Regulamentar 11-A/2017, de 29 de dezembro, no âmbito do Financiamento Programático Refª UIDP/05183/2020. Funções a desempenhar: O Instituto Mediterrâneo de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) pretende desenvolver um domínio de investigação focado no uso da tecnologia de deteção remota por satélite para melhor avaliar e apoiar a sustentabilidade da agricultura, floresta e ecossistemas mediterrâneos. Através da sinergia entre múltiplas disciplinas (Ecologia, Fisiologia Vegetal, Ciências do Solo, Hidrologia, Climatologia, Etologia e Ciências Geo-computacionais), o investigador a contratar será responsável por promover e conduzir investigação aplicada em metodologias inovadoras de deteção remota e análise geoespacial, para melhor entender como as mudanças climáticas e de uso do solo alteram a estrutura, função, produtividade e resiliência dos ecossistemas mediterrâneos. O investigador a contratar deverá coordenar ou contribuir para: 1) desenvolvimento e submissão a financiamento competitivo, de propostas de projetos nacionais ou internacionais; 2) orientação de alunos de doutoramento, 3) organização de cursos avançados no domínio da deteção remota e ciências geoespaciais, 4) colaboração com outros investigadores MED contribuindo para os avanços da investigação interdisciplinar no MED, 5) estímulo a colaborações com outras entidades de Investigação nacionais ou internacionais sobre aplicações da deteção remota em ecossistemas de climas secos.

O(a) contratado(a) pode ser encarregue de serviço docente, até um máximo de 4 horas semanais, nas unidades curriculares que lhe forem distribuídas.

2 - O local de trabalho situa-se na Universidade de Évora - IIFA - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), Polo da Mitra.

3 - Dadas as competências requeridas para o exercício desta função, a remuneração mensal ilíquida é de 3191,82 (euro), equiparado a investigador auxiliar, 1.ª posição remuneratória de acordo com o disposto no Estatuto da Carreira de Investigação Científica, no Decreto-Lei 57/2016 e no Decreto Regulamentar 11-A/2017, de 29 de dezembro.

4 - Ao concurso podem ser opositores(as) candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) há mais de 5 anos na área científica do concurso ou, ainda, os que, embora de área diversa, possuam currículo científico relevante nessa área ou nos domínios das ciências agrárias e/ou ambientais com:

Conhecimento de aplicações de deteção remota em ecossistemas mediterrâneos;

Experiência de programação em R/Python (ou outras linguagens) para processamento de dados de deteção remota;

Experiência de desenho e implementação de abordagens de estatística avançada para análise de big data (ex. Algoritmos de machine learning);

Experiência no acesso e processamento de arquivos de dados de satélite usando plataformas de cloud computing (e.g. Google Earth Engine); Experiência em colheita de dados de campo para calibração e validação de produtos derivados de deteção remota;

Experiência em diversas aplicações de deteção remota, em agricultura, floresta, conservação da biodiversidade, produção animal, etc.)

Bom nível de publicações científicas em revistas ISI, que demonstre competência e independência científica;

Experiência diversificada incluindo experiências internacionais e colaborações com diversas equipas de investigação do MED ou equipas em domínios científicos similares;

Os candidatos devem dominar a língua portuguesa e inglesa, faladas e escritas. Caso o candidato não seja falante nativo da língua portuguesa ou inglesa, deve ser detentor das competências linguísticas ao nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) em inglês. No caso de candidatos que não sejam de nacionalidade portuguesa, devem juntar comprovativo de domínio da língua portuguesa ou declaração em como irá aprender ou aperfeiçoar o seu domínio da língua portuguesa, para se expressar sem dificuldades de forma oral ou escrita, no prazo de 12 meses depois da assinatura do contrato.

Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, os candidatos são admitidos a concurso, conforme alínea e) do no 2 do artigo 4 do decreto-lei no 60/2018, de 3 de agosto devendo o registo/reconhecimento do grau em Portugal ser efetuado posteriormente ao termo do concurso, nos termos previstos no decreto-lei no 66/2018, de 16 de agosto, sendo apenas necessário no ato de contratação.

5 - O aviso integral do concurso será disponibilizado na Bolsa de Emprego Público (BEP), no endereço www.bep.gov.pt, e nos sítios na internet da FCT, I. P., em www.eracareers.pt/ e da Universidade de Évora, em www.sadm.uevora.pt, nas línguas portuguesa e inglesa.

23/06/2020. - A Administradora da Universidade de Évora, Maria Cesaltina Frade.

313338979

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4163711.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2016-08-29 - Decreto-Lei 57/2016 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-07-19 - Lei 57/2017 - Assembleia da República

    Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento

  • Tem documento Em vigor 2017-12-29 - Decreto Regulamentar 11-A/2017 - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Define os níveis remuneratórios previstos no regime de contratação de doutorados aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda