Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4374/2020, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em comissão de serviço, em regime de substituição, para o cargo de coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos, dos Serviços dos Museus e IICT da Universidade de Lisboa, de César Augusto Garcia

Texto do documento

Despacho 4374/2020

Sumário: Nomeação, em comissão de serviço, em regime de substituição, para o cargo de coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos, dos Serviços dos Museus e IICT da Universidade de Lisboa, de César Augusto Garcia.

Nomeação, em comissão de serviço, em regime de substituição, para o cargo de Coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos, dos Serviços dos Museus e IICT da Universidade de Lisboa

Considerando a necessidade de assegurar a coordenação do Núcleo de Jardins Botânicos, dos Serviços dos Museus e IICT da Universidade de Lisboa, e tendo em conta que se encontra cumprido o disposto no artigo 2.º do Anexo I ao Despacho normativo 14/2019, de 10 de maio, que aprova o Regulamento dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 29, de 11 de fevereiro;

Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com as alterações subsequentes (Estatuto do Pessoal Dirigente), prevê no seu artigo 20.º em conjugação com o disposto no n.º 1 do artigo 9.º do Anexo I do Regulamento da Universidade de Lisboa que o recrutamento dos titulares de cargos de direção intermédia, designadamente de 3.º grau, é feito de entre trabalhadores com relação jurídica de emprego público que reúnam competência técnica, aptidão e experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções e que possuam conhecimento e experiência nas áreas para as quais são recrutados;

Considerando que nos termos do ponto XIX) da alínea c) do n.º 3 do artigo 5.º dos Estatutos da Universidade de Lisboa, constantes do Anexo I ao Despacho normativo 14/2019, de 10 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 90, de 10 de maio de 2019, ao Coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos corresponde o cargo de direção intermédia de 3.º grau;

Considerando que o Doutor César Augusto Garcia é possuidor de um relevante currículo profissional, revelador de que o mesmo detém características adequadas ao exercício do cargo de Coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos;

Ao abrigo do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, da alínea l) e do n.º 1, do artigo 92.º da Lei 62/2007, de 10 de setembro, nomeio, em comissão de serviço, em regime de substituição, para o cargo de Coordenador do Núcleo de Jardins Botânicos dos Serviços dos Museus e IICT da Universidade de Lisboa, César Augusto Garcia, com efeitos a partir de 01 de março de 2020.

9 de março de 2020. - O Reitor, António Serra.

Nota Curricular

Biólogo, nasceu em Santarém em 1974, licenciado em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1999) e Doutorado em Ecologia na Universidade de Lisboa (2006) com uma tese acerca da Biodiversidade epifítica dos Carvalhais da Rede Natura 2000 em Portugal. Posteriormente realizou um Pós-Doutoramento em São Tomé e Príncipe onde estudou a biodiversidade na Floresta Tropical. Autor e coautor de diversos livros e artigos indexados e referee de diversas revistas científicas.

Herborizou cerca de 15000 espécimes de plantas oriundos principalmente da Península Ibérica, Açores, Canárias, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe armazenados no herbário LISU (MUHNAC-Universidade de Lisboa) onde é curador.

É autor de duas espécies novas para a ciência, Zygodon catarinoi e Dendroceros paivae em homenagem a dois ilustres botânicos portugueses, além de novas adições para a Flora da Europa, África, e para países como Portugal, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Desenvolve também outros estudos relacionados com a monitorização das comunidades de plantas e a qualidade do ar, estudando igualmente o efeito das alterações climáticas nos padrões de distribuição de diferentes espécies a diferentes altitudes. Tem contribuído igualmente para a Avaliação de Impacte Ambiental de diversas obras públicas nacionais onde as coleções biológicas do Museu Nacional da Universidade de Lisboa foram fundamentais.

É coautor da recente Lista Vermelha Europeia de Briófitos e é membro da Comissão para a Sobrevivência das Espécies de Briófitos da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). É investigador do Centro de Ecologia Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Desde 2017 faz parte da equipa de gestão do Jardim Botânico de Lisboa e do Jardim Botânico Tropical cujo objetivo é chegar à excelência na missão nacional e internacional desses espaços.

313110443

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4074721.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda