Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3871/2020, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Determina que o Instituto da Segurança Social e as ARS ficam autorizados a celebrar os contratos-programa, para o ano de 2020, previstos no anexo ao presente despacho, e a assumir os compromissos respetivos, com vista a aumentar a capacidade de respostas da RNCCI

Texto do documento

Despacho 3871/2020

Sumário: Determina que o Instituto da Segurança Social e as ARS ficam autorizados a celebrar os contratos-programa, para o ano de 2020, previstos no anexo ao presente despacho, e a assumir os compromissos respetivos, com vista a aumentar a capacidade de respostas da RNCCI.

Atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 30 de janeiro de 2020, bem como à classificação da doença COVID-2 como uma pandemia, no dia 11 de março de 2020, importa dotar o SNS de todos os meios, por forma a garantir as necessárias condições para o tratamento desta doença.

Neste contexto, considerando a situação epidemiológica a nível mundial, o aumento de casos de infeção em Portugal, com o alargamento progressivo da sua expressão geográfica, é fundamental a tomada de medidas de contenção das possíveis linhas de contágio, designadamente através de procedimentos que permitam a prevenção e o devido acompanhamento de todas as situações de infeção por SARS-CoV-2.

Deste modo, com vista a minorar os impactos da pandemia no Serviço Nacional de Saúde, cumpre adotar um conjunto de ações em termos de planeamento que incrementem o número de respostas de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Assim, foram identificados novos lugares em cuidados continuados integrados, por via de atualização da capacidade nas unidades com contratos-programa em curso, permitindo, durante o atual contexto pandémico, aumentar a colocação de utentes provenientes dos hospitais e que necessitam deste tipo de resposta e não já, de cuidados hospitalares, potenciando a capacidade dos mesmos.

Pela relevância que, no momento atual, a contratação de novos lugares de cuidados continuados integrados assume no âmbito da RNCCI, de modo a fazer face ao período de contingência vivido atualmente, ao abrigo do disposto no Despacho 2328/2020, de 19 de fevereiro, e no Despacho 892/2020, de 14 de janeiro, determina-se:

1 - Nos termos do artigo 209.º da Lei 71/2018, de 31 de dezembro, com vista a aumentar a capacidade de respostas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, no contexto do novo Coronavírus (COVID-19), o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.), e as Administrações Regionais de Saúde, I. P. (ARS, I. P.), ficam autorizados a celebrar os contratos-programa, para o ano de 2020, previstos no anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, e, bem assim, a assumir os compromissos respetivos.

2 - O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

20 de março de 2020. - A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões. - 23 de março de 2020. - O Secretário de Estado do Orçamento, João Rodrigo Reis Carvalho Leão. - 19 de março de 2020. - A Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes.

ANEXO

Lista de contratos-programa a celebrar com entidades integradas ou a integrar na RNCCI, no âmbito do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo Coronavírus (COVID-19)

Plano de Contingência COVID 19 - Novos Lugares - de 01/04/2020 a 31/12/2020

(ver documento original)

313138332

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4059643.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda