Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 849/2020, de 22 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Autorização de execução da demolição de infraestrutura, com cobertura de amianto, na Base Aérea n.º 4 - Lajes

Texto do documento

Despacho 849/2020

Sumário: Autorização de execução da demolição de infraestrutura, com cobertura de amianto, na Base Aérea n.º 4 - Lajes.

Tendo presente a proposta, da Força Aérea Americana, «Demolish building T-214 containing asbestos», de 25 de outubro de 2019.

Considerando a Informação n.º 16795/2019, de 27 de novembro, da Comissão Técnica e que obteve despacho concordante do Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, «Propostas dos Estados Unidos da América para a execução de intervenções em infraestruturas localizadas na Base Aérea n.º 4, nas Lajes», na qual se propõe que seja aprovada a proposta acima referida;

Sublinhando os efeitos positivos do diálogo regular e construtivo mantido entre Portugal e os EUA, que tem vindo a permitir encontrar soluções por mútuo acordo que servem o interesse público português, quanto ao destino a dar a algumas das infraestruturas localizadas no interior da BA4, tornadas excedentárias, no contexto da redução do dispositivo norte-americano nesta Base.

E no exercício da competência que me foi delegada nos termos do disposto na primeira parte da alínea b) do n.º 2 do despacho de delegação de competências de S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional publicado no Diário da República, 2.ª série, sob o n.º 12399/2019, de 27 de dezembro.

Determino:

1) Que seja autorizada a execução da demolição definida no anteprojeto constante da proposta, da Força Aérea Americana, «Demolish building T-214 containing asbestos», de 25 de outubro de 2019;

2) Que seja comunicada, pela Coordenadora da Comissão Técnica da parte portuguesa à sua contraparte norte-americana, a autorização aqui concedida para realizar as obras de demolição previstas na proposta acima referida, nos termos do disposto nos n.os 1, 6 e 7 do Artigo V do Acordo Técnico, considerando-se o projeto implicitamente ratificado por se tratar de uma demolição;

3) Que seja acautelado o cumprimento estrito das normas ambientais, através designadamente:

i) Do cumprimento do Regime de Operações de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição;

ii) Da salvaguarda do tratamento adequado da remoção das coberturas em amianto do edifício a demolir;

iii) Da adoção dos procedimentos corretivos necessários, de modo a restabelecer os valores normais dos solos e da zona envolvente dos terrenos após demolição;

iv) Da análise dos solos, após demolição das infraestruturas, para identificar a existência de contaminantes em função dos produtos aí manipulados, aplicando-se os procedimentos corretivos com vista a restabelecer os valores normais dos solos e da zona envolvente.

4) Que seja assegurado, pela Comissão Técnica, o controlo da execução dos projetos, através da inspeção e da fiscalização dos trabalhos atinentes aos projetos em causa, que vierem a ser realizados pelos EUA ou qualquer entidade ao seu serviço, de acordo com o estabelecido no n.º 14 do Artigo V do Acordo Técnico.

7 de janeiro de 2020. - O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Filipe Teixeira Seguro Sanches.

312912448

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3980159.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda