Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5689/2019, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concessão de medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, ao Bombeiro de 2.ª, Hélio Diogo Peres Oliveira, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Aljezur

Texto do documento

Despacho 5689/2019

O Bombeiro de 2.ª, Hélio Diogo Peres Oliveira, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Aljezur, tem norteado a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade com total disponibilidade e dedicação no âmbito da proteção e socorro.

No dia 9 de outubro de 2018, integrado na Equipa de Intervenção Permanente do corpo de bombeiros de Aljezur, foi este bombeiro acionado para uma ocorrência de resgate aquático de um homem de 52 anos, isolado num rochedo na praia não vigiada de Vale dos Homens. A vítima não sabia nadar e tinha antecedentes graves de saúde.

Apesar da forte ondulação dois elementos da Equipa procuraram socorrer a vítima sabendo que os meios diferenciados da Autoridade Marítima iriam demorar a chegar ao local pela distância a que se encontravam. No entanto um deles foi afetado pela rebentação ficando sem parte do equipamento tendo sido obrigado a regressar a terra.

O Bombeiro de 2.º Hélio Oliveira continuou a nadar até ao rochedo onde se encontrava a vítima tendo aí permanecido sob condições muito adversas, com sucessivas vagas a cobrirem a área e sem um refúgio seguro. Inicialmente sozinho e depois com a ajuda do nadador salvador da Autoridade Marítima conseguiu durante mais de duas horas estabilizar a vítima e evitar que esta caísse ao mar até à chegada do meio aéreo que procedeu ao resgate da vítima e dos intervenientes no salvamento.

Ao longo dos seus 8 anos de serviço soube cumprir as missões que lhe foram confiadas com grande abnegação, invulgar apego e dedicação, nunca descurando os seus deveres, tendo-se distinguido pela competência e profissionalismo, prestando dessa forma serviços meritórios aos País.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.º 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo ao Bombeiro de 2.ª, Hélio Diogo Peres Oliveira, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Aljezur, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

24 de maio de 2019. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.

312332844

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3739205.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda