Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 245/87, de 17 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria um organismo na directa dependência do Chefe do Estado-Maior da Armada, para gestão do contrato de construção de três fragatas MEKO 200.

Texto do documento

Decreto-Lei 245/87
de 17 de Junho
De acordo com o disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 58/86, de 3 de Julho, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 160, de 15 de Julho de 1986, foi atribuída à Marinha a responsabilidade pela gestão técnica do contrato de construção de três fragatas MEKO 200.

Atendendo à complexidade e magnitude das acções decorrentes do projecto acima referido, considera-se necessário criar, na actual estrutura da Marinha, um organismo que especificamente desempenhe uma adequada gestão do citado contrato e dos assuntos com directa implicação nele. Este organismo, com carácter temporário, terá, em consequência, de absorver algumas das funções inerentes a programas de construção expressas no Decreto 685/76, de 14 de Setembro.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É criada na directa dependência do Chefe do Estado-Maior da Armada uma missão com a especial incumbência de proceder à gestão técnica do contrato de construção de três fragatas antisubmarinas e de accionar os assuntos com directas implicações naquele contrato, nomeadamente no que se refere a material, nacional ou de proveniência estrangeira, a fornecer pelo Estado Português.

2 - A missão a que se refere o número anterior será designada por Missão para a Construção das Fragatas da Classe Vasco da Gama, abreviadamente MFVG.

3 - A MFVG será chefiada por um oficial general da Armada, do activo ou da reserva, nomeado por portaria do Chefe do Estado-Maior da Armada, e da mesma farão parte os oficiais adjuntos e outro pessoal da Marinha que o Chefe do Estado-Maior da Armada reconheça necessários.

Art. 2.º - 1 - A MFVG constituirá delegações na República Federal da Alemanha e nos Estados Unidos da América para o directo acompanhamento das acções decorrentes da execução do programa de construção e para ligação com os contratantes nele envolvidos.

2 - As delegações a que se refere o número anterior serão activadas e extintas por portaria do Ministro da Defesa Nacional, mediante proposta do Chefe do Estado-Maior da Armada.

3 - Por portaria do Chefe do Estado-Maior da Armada, serão nomeados os elementos que, com carácter permanente, constituirão as delegações da MFVG, que serão chefiadas pelos oficiais mais antigos que as integrarem, os quais deterão as competências que lhes forem delegadas pelo chefe da Missão.

Art. 3.º - 1 - Além dos vencimentos normais, o pessoal da MFVG que prestar serviço, com carácter permanente, nas delegações a que se refere o artigo 2.º terá direito às remunerações adicionais e a outras regalias que estiverem estabelecidas através do artigo 8.º do Decreto-Lei 56/81, de 31 de Março, e demais legislação complementar.

2 - As regras de equiparação necessárias para a fixação dos abonos serão estabelecidas por despacho conjunto dos Ministros da Defesa Nacional e das Finanças.

Art. 4.º Os encargos financeiros com a MFVG serão integralmente suportados pelas verbas inscritas no Orçamento do Estado, conforme previsto no mapa respeitante à Marinha anexo à Lei 34/86, de 2 de Setembro, sob a epígrafe da alínea c) «Despesas administrativas», do programa de construções das fragatas MEKO 200.

Art. 5.º Ao programa de construção das fragatas da classe Vasco do Gama não é aplicável o disposto no Decreto 685/76, de 14 de Setembro, no tocante à atribuição de responsabilidades sobre o projecto, construção e aquisição de navios, bem como o seu equipamento e apetrechamento.

Art. 6.º A MFVG será apoiada administrativa e financeiramente pelo Conselho Administrativo da Administração Central da Marinha.

Art. 7.º A MFVG será extinta, mediante proposta do Chefe do Estado-Maior da Armada, quando for considerada finalizada a gestão do contrato que originou a sua criação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 14 de Maio de 1987. - Aníbal António Cavaco Silva - Leonardo Eugénio Ramos Ribeiro de Almeida - Rui Carlos Alvarez Carp.

Promulgado em 1 de Junho de 1987.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 2 de Junho de 1987.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37178.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-09-14 - Decreto 685/76 - Conselho da Revolução - Estado-Maior da Armada

    Introduz remodelações na Superintendência dos Serviços do Material da Armada e estabelece a extinção e a respectiva transferência dos seguintes organismos: - Direcção das Construções Navais; - Direcção do Serviço de Máquinas; - Direcção do Serviço de Armas Navais; - Direcção do Serviço de Electricidade e Comunicações; - Direcção do Serviço de Abastecimento; - Comissão Permanente de Normalização de Impressos e Material de Arquivo; - Comissão Permanente de Coordenação de Aplicações Técnicas.

  • Tem documento Em vigor 1981-03-31 - Decreto-Lei 56/81 - Conselho da Revolução

    Reformula a estrutura do quadro das missões militares junto das representações diplomáticas de Portugal no estrangeiro com vista à sua equilibrada definição.

  • Tem documento Em vigor 1986-09-02 - Lei 34/86 - Assembleia da República

    Reequipamento das Forças Armadas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-07-07 - Portaria 560/87 - Ministério da Defesa Nacional

    Determina que sejam activadas a partir de 1 de Julho de 1987 as delegações no estrangeiro da Missão para a Construção das Fragatas da Classe Vasco da Gama (MFVG).

  • Tem documento Em vigor 1989-06-21 - Decreto-Lei 196-B/89 - Ministério da Defesa Nacional

    Autoriza o Chefe do Estado-Maior da Armada a colocar, por despacho, na dependência de outra entidade, a Missão para a Construção das Fragatas da Classe Vasco da Gama, abreviadamente MFVG.

  • Tem documento Em vigor 1991-12-11 - Portaria 1193/91 - Ministério da Defesa Nacional

    EXTINGUE AS DELEGAÇÕES DA MISSÃO PARA A CONSTRUCAO DAS FRAGATAS DA CLASSE VASCO DA GAMA (MFVG).

  • Tem documento Em vigor 1993-12-16 - Portaria 1272/93 - Ministério da Defesa Nacional

    EXTINGUE A MISSÃO PARA A CONSTRUCAO DAS FRAGATAS DA CLASSE VASCO DA GAMA, CRIADA PELO DECRETO LEI 245/87, DE 17 DE JUNHO.

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda