Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 2003/2019, de 5 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Pedido de alteração do Caderno de Especificações da «Carne Arouquesa» DOP

Texto do documento

Aviso 2003/2019

Pedido de alteração do Caderno de Especificações da "Carne Arouquesa" DOP

1 - Ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 49.º e do n.º 2 do artigo 53.º do Regulamento (UE) n.º 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de novembro de 2012, e na alínea d) do n.º 2 do Despacho Normativo 11/2018, de 6 de agosto, torna-se público que, tendo o agrupamento "ANCRA - Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa", com sede em Cinfães, requerido a alteração do caderno de especificações da denominação "Carne Arouquesa", registada como Denominação de Origem Protegida (DOP), se encontra aberto, pelo prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do presente Aviso no Diário da República, o respetivo procedimento de oposição nacional.

2 - As alterações solicitadas, publicadas em anexo ao presente aviso, contemplam, designadamente, a descrição do produto, a prova de origem, o método de obtenção, a rotulagem, a apresentação e o controlo do produto.

3 - As declarações de oposição a este pedido podem ser apresentadas por qualquer pessoa singular ou coletiva com interesse legítimo e estabelecida ou residente em Portugal, devendo ser formalizadas através do preenchimento do modelo de declaração de oposição disponibilizado no Balcão Único da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que poderá ser acedido a partir do seguinte endereço eletrónico: http://www.dgadr.gov.pt/.

4 - As declarações de oposição podem ser remetidas por correio, sob registo, em envelope dirigido ao Diretor-Geral da DGADR, para a Avenida Afonso Costa, n.º 3, 1949-002 Lisboa, valendo como data da apresentação a do respetivo registo. Podem também ser entregues nos serviços da DGADR sitos no endereço indicado, durante o período normal de atendimento ao público, valendo como data da apresentação a da respetiva entrega.

ANEXO

(a que se refere o n.º 2)

1 - O pedido de alteração apresentado visa adaptar o caderno de especificações da "Carne Arouquesa" DOP, aprovado em 1996, à evolução da legislação aplicável, dos hábitos de consumo e preferências dos consumidores e das condições e técnicas de produção.

2 - Melhora-se a descrição do produto, designadamente mediante a eliminação da palavra "refrigeradas" e a simplificação da descrição das características organoléticas do produto.

3 - Suprimem-se as referências ao peso de carcaça nas classes etárias, às classes de gordura e às peças açougueiras.

4 - Introduzem-se as classes etárias 'vitelão' e 'touro' e revêm-se os limites etários de cada classe etária.

5 - Atualizam-se os requisitos relacionados com a prova de origem do produto.

6 - Estabelece-se a exigência de pelo menos 50 % dos alimentos para animais, calculados em matéria seca numa base anual, provir da área geográfica.

7 - Simplificam-se as regras específicas aplicáveis à rotulagem dos produtos.

8 - Densifica-se a especificação das formas de apresentação permitidas, passando a permitir-se a sua congelação.

9 - Atualiza-se a delimitação da área geográfica tendo em conta a reorganização administrativa decorrente da Lei 11-A/2013, de 28 de janeiro.

10 - Atualiza-se a informação relativa à entidade responsável pelo controlo.

11 - Suprimem-se disposições desatualizadas, redundantes ou incompatíveis com a atual legislação, ou então que não devem fazer parte do caderno de especificações.

12 - Procede-se à revisão geral do texto, de modo a, designadamente, suprimir elementos desnecessários, atualizar a ortografia, corrigir gralhas e melhorar a sua legibilidade.

14 de dezembro de 2018. - A Subdiretora-Geral, Filipa Horta Osório.

312002339

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3607170.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-01-28 - Lei 11-A/2013 - Assembleia da República

    Procede à reorganização administrativa do território das freguesias.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda