Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 715/80, de 24 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Docapesca - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S. A. R. L., a atribuir um aumento global de remunerações.

Texto do documento

Portaria 715/80

de 24 de Setembro

Pela Resolução 83/79, do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República, 1.ª série, de 23 de Março de 1979, foi declarada em situação económica difícil, nos termos e para os efeitos previstos no Decreto-Lei 353-H/77, de 29 de Agosto, a Docapesca - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S. A. R. L.

Com a utilização daquele instrumento conseguiu-se que a conjuntura que a empresa vive actualmente se mostre sensivelmente mais favorável, tendo sido retomados os níveis de actividade normais e iniciada a recuperação financeira, com a elevação do capital através de dotações atribuídas, para o efeito, pelo Orçamento Geral do Estado relativo ao ano transacto.

As condições de trabalho em vigor na empresa não puderam sofrer, no essencial, senão as modificações impostas por lei, designadamente as que resultam da entrada em vigor do Decreto-Lei 440/79, de 6 de Novembro, que institui o actual salário mínimo nacional, e reportam-se, na sua maioria, ao ano de 1977.

Estão pois reunidas condições que aconselham a uma revisão dos instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho aplicáveis à empresa que conduza não apenas a uma actualização das remunerações dos seus trabalhadores em termos conciliáveis com os esforços de recuperação económica e financeira em que está empenhada, mas também à correcção de deficiências notórias dos regimes de trabalho actualmente em vigor e à obtenção de mais elevados níveis de produtividade.

Nestes termos, e em observância do disposto no artigo 4.º do Decreto-Lei 121/79, de 2 de Junho, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 490/79, de 19 de Dezembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Tesouro, do Trabalho e das Pescas, o seguinte:

Na revisão das convenções colectivas de trabalho celebradas entre as empresas ou entidades estatizadas, nacionalizadas e públicas ligadas à indústria de pesca, por um lado, e o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Aeronavegação e Pesca, por outro lado, publicada no Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 22, de 30 de Novembro de 1976, e entre a Docapesca - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, Serviço de Lotas e Vendagem, Serviço de Abastecimento de Peixe ao País, Companhia Portuguesa de Pesca, Sociedade Nacional dos Armadores da Pesca de Arrasto, por um lado, e o Sindicato Vertical dos Trabalhadores Terrestres da Manipulação do Pescado e Afins de Portugal, por outro, publicada no Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 15, de 22 de Abril de 1977, fica a Docapesca - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S. A. R. L., empresa nacionalizada nos termos do Decreto-Lei 572/76, de 20 de Julho, autorizada a aumentar o montante global das remunerações a atribuir mensalmente em 1980, até ao limite de 17,5% do montante pago em Dezembro de 1979, sem que com isso possa vir a ser excedido, em despesas com pessoal, no corrente ano, o valor de 17500000$00 por mês.

Secretarias de Estado do Tesouro, do Trabalho e das Pescas, 10 de Setembro de 1980. - O Secretário de Estado do Tesouro, José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira. - O Secretário de Estado do Trabalho, José Queirós Lopes Raimundo. - O Secretário de Estado das Pescas, João Albuquerque.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/24/plain-35745.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35745.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-20 - Decreto-Lei 572/76 - Ministério da Agricultura e Pescas - Secretaria de Estado das Pescas

    Nacionaliza diversas empresas de pesca.

  • Tem documento Em vigor 1977-08-29 - Decreto-Lei 353-H/77 - Ministérios do Plano e Coordenação Económica, das Finanças e do Trabalho

    Permite que sejam declaradas em situação económica difícil empresas públicas ou privadas cuja exploração se apresente fortemente deficitária.

  • Tem documento Em vigor 1979-05-08 - Decreto-Lei 121/79 - Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Determina que o Hospital Distrital de Faro passe a utilizar, além das instalações sitas na Praça de D. Francisco Gomes, as novas instalações para o efeito edificadas.

  • Tem documento Em vigor 1979-11-06 - Decreto-Lei 440/79 - Ministério do Trabalho

    Fixa o salário mínimo nacional em 4700$ para os trabalhadores do serviço doméstico, 6100$ para os trabalhadores dos sectores da agricultura, pecuária e silvicultura e 7500$ para os restantes trabalhadores.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-19 - Decreto-Lei 490/79 - Ministério do Trabalho

    Altera a redacção de alguns artigos do Decreto-Lei n.º 121/78, de 2 de Junho (regime jurídico excepcional e condicionador das condições de trabalho de natureza pecuniária.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda