Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8773/2018, de 14 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Aprovação de modelo n.º 501 91 18 3 10 de Bresimar - Automação, S. A.

Texto do documento

Despacho 8773/2018

Aprovação de modelo n.º 501.91.18.3.10

No uso da competência conferida pela alínea b) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei 291/90, de 20 de setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de outubro e da Portaria 1129/2009, de 1 de outubro, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura, (registador de temperatura), marca Tekon, modelo 14491MTL, fabricado e requerido pela empresa Bresimar Automação, S. A., com sede na Quinta do Simão - EN 109, Esgueira, Aveiro, Portugal.

1 - Descrição sumária

O modelo 14491MTL foi concebido para medir e registar as temperaturas do ar em instalações de depósito e armazenagem de alimentos a temperatura controlada.

Os valores da temperatura medidos através do sensor de temperatura são enviados para o computador, no qual está instalado o software de registo PlugThings, utilizando um sinal de radiofrequência na banda ISM. A interface entre este sinal e o computador é realizada através de um gateway (recetor) modelo 14491GW ligado a uma porta USB do computador.

Todos os dados metrologicamente relevantes são armazenados numa base de dados protegida através de encriptação, localizada num disco rígido do computador que contém a instalação do software PlugThings não sendo possível ao utilizador alterar os dados nela contidos, podendo apenas visualizar os mesmos.

2 - Constituição

O instrumento de medição e registo de temperatura da Tekon é constituído por um ou mais transmissores de dados com sonda de temperatura externa (modelo 14491MTL), pelo software de monitorização e armazenamento de dados PlugThings e por um ou mais gateways (modelo 14491GW) para garantir a interligação entre os transmissores e o computador onde se encontra instalado o referido software.

O transmissor é alimentado por 3 baterias de lítio não recarregáveis de 3,6V DC em série.

A sonda de temperatura é constituída pelo sensor digital MCP9808, baseado no princípio silicon bandgap para aquisição do valor da temperatura, que é envolvido por uma bainha de aço inox de 150 mm de comprimento e 7 mm de diâmetro, que se encontra ligado diretamente ao interior do invólucro do transmissor através de um cabo de 350 mm de comprimento, onde é garantido uma classificação de IP55 para o grau de proteção.

O transmissor adquire o valor de temperatura disponibilizado através do protocolo digital I2CTM pelo respetivo sensor, e envia-o via radiofrequência para o gateway. Este pode receber dados de 1 até 55 transmissores. A distância mínima entre o gateway e o transmissor é de 1 metro, a máxima é de 800 metros para condições de propagação Line-of-sight (LoS).

A ligação física entre o gateway e o computador no qual está instalado o software é realizada através de um cabo com comprimento máximo de 2 m, terminado por uma ficha USB tipo A numa das extremidades e por uma ficha de 4 pinos M8 na outra. A alimentação é fornecida pela porta USB do computador.

O protocolo de comunicações utilizado é o MODBUS RTU. A cada intervalo de tempo previamente configurado o software pede ao gateway o último valor medido por cada sensor e armazena-o na sua base de dados.

Por cada mensagem enviada para o gateway o transmissor recebe uma confirmação de entrega. Caso esta não seja rececionada, o transmissor tenta enviar novamente a mesma mensagem. Este processo é repetido 25 vezes. Caso ainda assim não seja confirmada a receção da mensagem o software sinaliza um alarme de falha de comunicações.

O transmissor envia também em cada mensagem a tensão das baterias de modo a permitir que esta seja visualizada no software possibilitando ao utilizador agir de forma a trocar atempadamente as baterias.

Para além destes valores é ainda transmitido o valor da potência do sinal RF e a temperatura no interior da caixa.

O transmissor sinaliza visualmente através de diferentes códigos de cor dos LED de interface visual os seguintes estados:

Erro no sensor de temperatura;

Estado de bateria crítica;

Estado da ligação RF ao gateway

3 - Características metrológicas

Este instrumento foi classificado na classe de exatidão 2, de acordo com a Norma NPEN 12830 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:

Resolução:0,01 ºC

Tipo de ambiente climático: C

Intervalo de medição: - 30ºC a +30ºC

Condições de funcionamento: - 30 ºC a +30 ºC

Condições limites: - 40 ºC a +50 ºC

Condições de armazenagem e de transporte: - 40 ºC a +60 ºC

Tempo de resposta do sensor (T90) (menor que) 20 min

Erro de duração do registo (menor que) 0,1 %

Intervalo mínimo de registo: 1 s

Aptidão ao uso: S

4 - Inscrições

Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:

Marca;

Modelo;

Número de série;

Nome ou marca do fabricante ou do importador;

Classe de exatidão (2);

Aptidão para a armazenagem (S);

Tipo de ambiente climático (C);

Intervalo de medição em grau Celsius (ºC).

5 - Marcação

Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no simbolo correspondente ao símbolo de aprovação:

(ver documento original)

6 - Selagem

Os instrumentos fabricados ao abrigo desta aprovação serão selados e/ou punçoados de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho. A selagem do gateway 14491GW será realizada com recurso a etiquetas autodestrutivas e a do transmissor 14491MTL com recurso a selo de segurança, impedindo assim a manipulação dos dados metrologicamente relevantes.

Antes de qualquer operação de verificação metrológica legal, é necessário certificar-se da conformidade da versão do software e do código Checksum do aparelho, com as disposições da presente decisão:

(ver documento original)

7 - Validade

A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.

8 - Depósito de modelo

Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade toda a documentação referente ao processo do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.

31 de agosto de 2018. - O Presidente do Conselho Diretivo, A. Mira dos Santos.

(ver documento original)

311623787

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3467171.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda