Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 372/75, de 17 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece a composição da Comissão de Lotações a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 60/73, de 24 de Fevereiro, e define as suas atribuições.

Texto do documento

Portaria 372/75

de 17 de Junho

O Decreto-Lei 587/74, de 6 de Novembro, extinguiu os organismos que pelo Decreto-Lei 256/74, de 15 de Junho, haviam sido desafectados do Ministério da Marinha e integrados na Secretaria de Estado da Marinha Mercante (SEMM), entre os quais se incluía a Comissão de Lotações, com a estrutura criada pela Portaria 182/73, de 13 de Março.

Constituiu-se desse modo uma lacuna que é indispensável e urgente preencher em ordem ao estabelecimento das lotações dos navios, nomeadamente com vista a tornar definitivas lotações que existem ainda com carácter provisório.

Aproveita-se assim o ensejo de estruturar em novos moldes e de harmonia com os princípios democráticos vigentes a constituição e funcionamento da Comissão, de modo que a mesma possa corresponder ao espírito da política de dinamização que se pretende imprimir à marinha mercante.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Marinha Mercante, ao abrigo do artigo 12.º do diploma orgânico da SEMM anexo ao Decreto-Lei 587/74, de 6 de Novembro, o seguinte:

1.º - 1. A Comissão de Lotações a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 60/73, de 24 de Fevereiro, será presidida por um capitão da marinha mercante em serviço na Direcção-Geral do Pessoal do Mar (DGPM), a designar pelo director-geral, e terá os seguintes vogais:

a) Um maquinista-chefe da marinha mercante em serviço na SEMM;

b) Um médico em serviço na SEMM;

c) Um radiotelegrafista de 1.ª classe da marinha mercante em serviço na SEMM;

d) Um trabalhador inscrito marítimo, oriundo da marinha de pesca, em serviço na Secretaria de Estado das Pescas (SEP);

e) Três representantes da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio;

f) Três representantes da União dos Sindicatos do Mar;

g) Quatro representantes das associações dos armadores da pesca;

h) Um representante do Sindicato dos Pescadores.

2. A Comissão será secretariada por um funcionário da DGPM.

2.º - 1. São atribuições da Comissão estudar e propor a lotação que deve ser atribuída a cada embarcação, quer quanto à parte de segurança, quer quanto à parte operacional, tendo em consideração, nomeadamente, as condições técnicas da embarcação, o tipo de exploração a que se destina e as respectivas condições de habitabilidade.

2. Em qualquer caso, a lotação deve ser fixada de modo que cada tripulante preste, por sistema, apenas o número de horas correspondente ao período normal de trabalho estipulado na regulamentação aplicável.

3.º Para efeitos do artigo anterior, entende-se por parte de segurança da lotação a tripulação suficiente em número e em qualidade com vista a acautelar quaisquer riscos de navegação e por parte operacional o número de tripulantes que, acrescido àquela, possibilita a exploração normal do navio, constituindo, no conjunto, a lotação.

4.º As classes de embarcações sujeitas à fixação de lotações nos termos desta portaria são:

a) De comércio: longo curso, cabotagem e costeira internacional e nacional;

b) De pesca: longínqua e do alto;

c) De recreio, rebocadores e auxiliares: do alto.

5.º A fixação da lotação de uma embarcação é da competência do director-geral do Pessoal do Mar, que, para o efeito, deverá considerar a proposta da Comissão.

6.º - 1. A fixação da lotação de uma embarcação é requerida ao director-geral do Pessoal do Mar.

2. Consideram-se interessados para requerer a fixação da lotação as associações sindicais e os armadores.

7.º - 1. A Comissão de Lotações reunirá por convocatória do presidente, de sua iniciativa, a pedido de qualquer dos vogais ou por determinação do director-geral do Pessoal do Mar.

2. Os vogais a que se refere a alínea e) do n.º 1 do n.º 1.º só serão convocados e intervirão quando se trate das embarcações citadas nas alíneas a) e c) do n.º 4.º 3. Os vogais a que se referem as alíneas d), g) e h) do n.º 1 do n.º 1.º só serão convocados e intervirão quando se trate das embarcações mencionadas na alínea b) do n.º 4.º 4. As sessões poderão funcionar em plenário quando a natureza dos assuntos a tratar for eventualmente comum aos dois tipos de embarcações ou quando for considerado de interesse.

8.º - 1. A proposta da Comissão incidirá separadamente sobre a parte de segurança e sobre a parte operacional da lotação, devendo sobre a última pronunciar-se apenas os representantes dos armadores e dos trabalhadores do mar.

2. Para elaboração da proposta a Comissão deverá proceder a vistoria, salvo quando a entender desnecessária.

9.º - 1. Nos casos de aquisição, construção ou modificação de embarcações, a lotação será fixada simultaneamente à aprovação dos respectivos planos.

2. Para efeitos do n.º 1, os pedidos de fixação da lotação deverão ser acompanhados da especificação técnica e do plano geral do navio.

10.º A lotação constará de um certificado de lotações para a tripulação - de um dos modelos anexos a este diploma, conforme a classificação da embarcação -, o qual mencionará a categoria mínima para o desempenho da respectiva função a bordo.

11.º - 1. No prazo de trinta dias, a contar da notificação do despacho do director-geral do Pessoal do Mar que fixar a lotação, caberá recurso para o Secretário de Estado da Marinha Mercante.

2. Podem recorrer os sindicatos e os armadores interessados.

12.º - 1. Qualquer lotação poderá ser revista:

a) Em prazo não inferior a três meses ou superior a seis, para as embarcações de cabotagem, costeiras e do alto, e não inferior a seis meses ou superior a nove meses, para as embarcações de longo curso e de pesca longínqua, prazos a contar da data em que foi fixada a primeira lotação;

b) Sempre que o certificado de navegabilidade seja renovado.

2. A lotação será obrigatoriamente revista logo que se alterem os elementos que serviram de base à sua fixação.

13.º - 1. As lotações em vigor à data da presente portaria consideram-se válidas enquanto não forem revistas.

2. Os interessados deverão requerer a sua revisão no prazo máximo de um ano.

3. Volvido o prazo mencionado no número anterior, as lotações continuam a manter-se válidas por um prazo de dois anos, contados a partir da data da publicação desta portaria.

4. O disposto nos n.os 2 e 3 deste número entende-se sem prejuízo do fixado no n.º 2 do n.º 12.º 14.º A vistoria a que se refere o n.º 2 do n.º 8.º dá direito à cobrança das taxas fixadas na respectiva tabela por serviços prestados pelos organismos da Direcção-Geral do Pessoal do Mar.

15.º Se o entender necessário, a Comissão elaborará um regulamento interno, que o director-geral do Pessoal do Mar submeterá ao Secretário de Estado da Marinha Mercante para homologação.

16.º Fica revogada a Portaria 182/73, de 13 de Março.

Secretaria de Estado da Marinha Mercante, 22 de Maio de 1975. - O Secretário de Estado da Marinha Mercante, José Cravino Filipe Pereira.

(ver documento original) O Secretário de Estado da Marinha Mercante, José Cravino Filipe Pereira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/06/17/plain-31703.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/31703.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-02-24 - Decreto-Lei 60/73 - Ministérios da Marinha, dos Negócios Estrangeiros e das Corporações e Previdência Social

    Introduz alterações no sistema de fixação das lotações das embarcações mercantes registadas nos portos metropolitanos.

  • Tem documento Em vigor 1973-03-13 - Portaria 182/73 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Fixa a constituição da Comissão de Lotações a que se refere o artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 60/73, de 24 de Fevereiro.

  • Tem documento Em vigor 1974-06-15 - Decreto-Lei 256/74 - Ministério do Equipamento Social e do Ambiente - Secretaria de Estado da Marinha Mercante

    Determina que a Junta Nacional da Marinha Mercante e o Fundo de Renovação da Marinha Mercante passem a depender da Secretaria de Estado da Marinha Mercante.

  • Tem documento Em vigor 1974-11-06 - Decreto-Lei 587/74 - Ministério do Equipamento Social e do Ambiente - Secretaria de Estado da Marinha Mercante

    Aprova a lei orgânica da Secretaria de Estado da Marinha Mercante (SEMM).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-15 - Decreto-Lei 517/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Altera o modo de estabelecimento das lotações das embarcações mercantes registadas em portos nacionais.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-14 - Portaria 248/80 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado da Marinha Mercante

    Altera o n.º 1 do n.º 1.º da Portaria n.º 372/75, de 17 de Junho (estabelece a composição da Comissão de Lotações e define as suas atribuições).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda