Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 57/2012, de 5 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia a licenciada Rosa Maria Ferreira Pessoa de Amorim, para exercer o cargo de directora clínica do conselho de administração do Centro Hospitalar Oeste Norte.

Texto do documento

Despacho 57/2012

Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 5 do artigo 5.º, no n.º 1 do artigo 8.º e no artigo 35.º do Decreto-Lei 188/2003, de 20 de Agosto, no n.º 1 do artigo 15.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de Março, alterado pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e ainda de harmonia com o estabelecido no artigo 4.º do Decreto-Lei 284/99, de 26 de Julho e da Portaria 83/2009, de 22 de Janeiro, e tendo em conta a renúncia ao cargo apresentada pelo membro não executivo com as funções de director clínico do conselho de administração do Centro Hospitalar Oeste Norte, licenciado Nuno Lima Santa Clara da Cunha, determina-se, sob proposta do presidente do mesmo órgão de administração, o seguinte:

1 - É nomeada para o cargo de directora clínica do conselho de administração do Centro Hospitalar Oeste Norte, a licenciada Rosa Maria Ferreira Pessoa de Amorim, cujo perfil e aptidão para o cargo são evidenciados na respectiva sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - O presente despacho produz efeitos desde 1 de Janeiro de 2012, sendo a nomeação válida para o período restante do mandato em curso dos actuais membros

do mesmo conselho de administração.

28 de Dezembro de 2011. - O Ministro da Saúde, Paulo José de Ribeiro Moita de

Macedo.

Rosa Maria Ferreira Pessoa de Amorim

Resumo curricular - Novembro de 2011

Rosa Maria Ferreira Pessoa de Amorim nasceu em Torres Novas em 23 de Abril de

1958.

Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, entre 1976 e 1982, ano em que obteve a licenciatura com a média final de 15 valores.

Realizou o Internato Geral de 1 de Janeiro de 1983 a 30 de Junho de 1984, no Centro Hospitalar e Centro de Saúde de Caldas da Rainha, com a informação de Apto.

Efectuou em Julho de 1985, o Concurso de Admissão ao Internato Complementar,

tendo obtido a classificação de Bom (70%).

O Internato Complementar de 1 de Fevereiro de 1986 a 31 de Março de 1991, decorreu no Serviço de Medicina do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, sob a

orientação do Dr. Henrique Pinto.

Fez Estágio de Reumatologia no Núcleo de Reumatologia do Serviço de Medicina IV do Hospital de Santa Maria e Royal National Hospital for Rheumatic Diseases em Bath; Pneumologia na Clínica de Doenças Pulmonares do Hospital de Santa Maria;

Neurologia no Serviço de Neurologia do Hospital Egas Moniz e o de Cuidados Intensivos na Unidade de Urgências Médicas do Hospital de S. José, sob a orientação respectivamente dos Prof. Dr. Viana Queiroz, Dr. Anthony Clarke, Prof. Dr. Freitas e Costa, Dr. Orlando Leitão e Dr. Resina Rodrigues.

Em Julho de 1991, efectuou o Exame Final do Internato Complementar de Medicina Interna, tendo obtido a classificação de 19 valores.

Em Setembro de 1992, habilitou-se ao Concurso Interno de Provimento para Assistente Hospitalar de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, tendo obtido a classificação de 18,9 valores (1.º lugar, entre cinco candidatos).

A 17 de Junho de 1993, tomou posse como Assistente Hospitalar, em regime de dedicação exclusiva, inicialmente com 35 horas e a partir de Março de 1994, com 42

horas semanais.

Obteve o Grau de Consultor de Medicina Interna em 27 de Maio de 1999.

Integrou a Direcção Clínica, de Abril de 2001 a Janeiro de 2004.

Foi Chefe de uma Equipa do Serviço de Urgência, de Agosto de 2000 a 2007.

Colaborou desde o início da sua carreira médica na formação dos internos mais novos colocados no seu Serviço: Internos da Especialidade de Gastrenterologia e Medicina Geral e Familiar, e dos Internos do Internato Geral aquando do estágio de Medicina.

Foi nomeada orientadora de Formação em Janeiro de 1991, tendo acompanhado cinco internos do Internato Complementar de Medicina Interna, funções que só interrompeu, por imposições legais em 2007, quando assumiu a Direcção de Serviço.

Colaborou no corpo redactorial do Boletim Clínico do Centro Hospitalar de Caldas da

Rainha.

Coordenou, a partir de 1992, as sessões clínicas do Hospital. Foi eleita em 1996, a representante dos médicos para a Formação.

Colaborou com representantes de outras categorias profissionais, na elaboração dos Estatutos do Departamento de Formação, oficializado e na dependência do Conselho

de Administração.

Tem múltiplos trabalhos apresentados e comunicados, e várias publicações.

Foi vogal efectivo em 1 Concurso e vogal suplente em 2 Concursos de Provimento para vagas de Assistente Hospitalar de Medicina.

Foi vogal efectivo em vários Concursos de Avaliação Final do Internato Complementar

de Medicina Interna.

Foi presidente do júri de quatro Concursos de Avaliação Final do Internato Complementar de Medicina Interna (Fevereiro de 2008, Fevereiro de 2009, Fevereiro

e Julho de 2011)

É membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, do Núcleo de Estudo de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul, do Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, da Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas, da Associação dos Médicos da Carreira Hospitalar, e Sociedade Portuguesa de

Hidrologia e Climatologia.

Foi Membro da Comissão de Ética do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.

Realizou o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, de

Outubro de 2005 a Março de 2007.

Possui a Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

Foi Directora do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, de 18 de Abril de 2007 até à constituição do Centro Hospitalar do Oeste Norte, mantendo-se Directora do S. de Medicina da Unidade de Caldas da Rainha.

Em Julho de 2008, realizou concurso para uma vaga de Chefe de Serviço, tendo obtido

a classificação de 16,8 valores.

A 2 de Setembro de 2008, tomou posse como Chefe de Serviço de Medicina Interna, funções que exerce desde essa altura, em regime de dedicação exclusiva, 42 horas semanais, categoria que passou a ser denominada Assistente Graduado Sénior de

Medicina Interna.

Desde Setembro de 2010 e até ao presente, é Directora do Serviço de Medicina do Centro Hospitalar Oeste Norte, nomeada por despacho do Conselho de Administração e por proposta da Direcção Clínica.

É adjunta do Director Clínico desde 29 de Setembro de 2010.

205530861

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/01/05/plain-288565.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/288565.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-07-26 - Decreto-Lei 284/99 - Ministério da Saúde

    Estabelece o regime aplicável aos centros hospitalares e grupos de hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

  • Tem documento Em vigor 2003-08-20 - Decreto-Lei 188/2003 - Ministério da Saúde

    Regulamenta os artigos 9º e 11º do regime jurídico da gestão hospitalar, aprovado pela Lei nº 27/2002, de 8 de Novembro, estabelecendo a estrutura orgânica das instituições hospitalares públicas, a composição, as competências e o funcionamento dos órgãos de administração, apoio técnico, fiscalização e consulta, bem como os modelos de financiamento e de avaliação da actividade daqueles estabelecimentos.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda