Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 543/2016, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major, NIM 02666187, Joaquim Manuel Rodrigues Bernardo

Texto do documento

Louvor 543/2016

Louvo o Major, NIM 02666187, Joaquim Manuel Rodrigues Bernardo, pela elevada competência técnicoprofissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Gestor de Informação do Centro de Operações Conjunto (COC), do Comando Conjunto para as Operações Militares do EMGFA (CCOM), no Reduto Gomes Freire em Oeiras, no período de 23 de setembro de 2013 e 30 de dezembro de 2015.

No desempenho das suas funções de Gestor de Informação imprimiu uma forte dinâmica exercendo uma correta e abrangente supervisão, revelando-se um elemento fulcral na consistência, relevância e rigor da informação gerada e no seu adequado fluxo dentro do COC, cuja eficácia resultou um contributo inestimável para o conhecimento situacional neste comando, pilar essencial da sua missão no apoio ao exercício do Comando e Controlo do CEMGFA.

O Major Rodrigues Bernardo demonstrou de forma consistente, ter uma enorme capacidade de trabalho, que aliada à sua permanente disponibilidade tornou-o na escolha preferencial para liderar processos novos ou a suprimir lacunas do quadro orgânico do COC. Claramente, muitos dos processos estavam fora da sua área de especialização sendo de natureza variada e complexa, e.g. missões de interesse público, o sistema de resposta a crises da NATO ou relacionados com as Forças Nacionais Destacadas (FND), que obrigaram a estudo e empenho extra, correspondido sem reservas, revelando um sentido das responsabilidades e do dever alinhado com as necessidades do comando.

De realçar, a sua contribuição no âmbito da organização da gestão de informação e metodologias de trabalho no COC revelado na oportunidade das suas iniciativas como é exemplo a implementação do registo de eventos e incidentes através do programa Joint Operations Centre Watch (JOC Watch). Esta dedicação e proatividade foi igualmente notada e registada nas suas funções de J6 da FRI, criando um padrão consistente na perceção geral sobre o seu profissionalismo.

Oficial disciplinado e disciplinador, com forte caráter e fibra moral, foi um elemento dinamizador na formação do espírito de equipa no COC, nalguns casos através de iniciativas bastante apreciadas, tendo tido um contributo valioso nas harmoniosas relações humanas e profissionais entre os militares do COC, cotando-se deste modo, como um elemento de inteira confiança e muito respeitado no seio da equipa de trabalho.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Rodrigues Bernardo como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se revelam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, tendo por isso os serviços por si prestados, sejam considerados relevantes e de elevado mérito.

31 de maio de 2016. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças

Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

210039961

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2808685.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda