Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 42946, de 27 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regula a emissão e a circulação das promissórias de fomento nacional (cujo modelo publica em anexo), títulos de obrigação criados pelo artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 41403 de 27 de Novembro de 1957.

Texto do documento

Decreto-Lei 42946

Considerando que o Decreto-Lei 41403, de 27 de Novembro de 1957, autorizou a emissão pelo Ministério das Finanças de títulos de obrigação denominados «Promissórias de fomento nacional», cujo produto se destinará a aplicações reprodutivas previstas em planos aprovados em Conselho de Ministros;

Considerando que o Decreto-Lei 41957, de 13 de Novembro de 1958, concedeu ao Banco de Fomento Nacional, para financiamento das operações compreendidas no seu objecto social, a faculdade de utilizar, por via de empréstimos ou suprimentos do Estado, o produto da emissão das referidas promissórias;

Considerando, por outro lado, que para assegurar, no circuito monetário, a perfeita liquidez das aludidas promissórias se torna necessária a intervenção do Banco de Portugal, em termos que implicam o seu acordo tanto no que se refere ao limite da circulação das promissórias como no que respeita ao preenchimento de tal limite;

Considerando que, deste modo, se torna mister regular as condições de emissão e circulação dos mencionados títulos, bem como a substituição a fazer, por acordo com os seus portadores, dos títulos emitidos pelo Fundo de Fomento Nacional ao abrigo do Decreto-Lei 38415, de 10 de Setembro de 1951, e mais legislação aplicável;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo, 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º A emissão e a circulação das promissórias de fomento nacional, títulos de obrigação criados pelo artigo 31.º do Decreto-Lei 41403, de 27 de Novembro de 1957, são reguladas pelo presente decreto-lei.

Art. 2.º As promissórias de fomento nacional serão nominativas, reembolsáveis a prazos de um a cinco anos e averbáveis ùnicamente a favor da Fazenda Nacional e das instituições de crédito mencionadas no artigo 3.º do Decreto-Lei 41403, de 27 de Novembro de 1957, e no artigo 2.º do Decreto-Lei 42641, de 12 de Novembro de 1959.

§ único. O valor de cada título não será inferior a 1000000$00 nem excederá 10000000$00.

Art. 3.º A emissão de promissórias de fomento nacional será efectuada pelo Ministério das Finanças e para aplicações reprodutivas previstas em planos aprovados em Conselho de Ministros.

§ único. Poderão ser emitidas novas promissórias em substituição ou representação de outras vencidas.

Art. 4.º O serviço dos empréstimos contraídos pelo Estado em virtude da emissão de promissórias de fomento nacional ficará a cargo da Direcção-Geral da Fazenda Pública.

Art. 5.º A importância total das promissórias em circulação não poderá exceder o limite que for acordado, para determinado período, entre o Estado, representado pelo Ministro das Finanças, e o Banco de Portugal.

§ 1.º O acordo referido neste artigo ficará sujeito a homologação por decreto-lei.

§ 2.º Consideram-se em circulação todas as promissórias averbadas, incluindo as que o forem à Fazenda Nacional.

Art. 6.º As promissórias de fomento nacional vencerão juro, de taxa anual não superior a 1,5 por cento, pagável no fim de cada semestre; serão inconvertíveis e beneficiarão de todas as garantias, privilégios e isenções concedidos aos títulos de dívida pública fundada e seus rendimentos.

Art. 7.º As promissórias de fomento nacional são transmissíveis por todos os modos admitidos em direito, mas a sua transmissão só produzirá efeitos relativamente ao Estado e a terceiros desde a data da respectiva inscrição no competente livro de registo a cargo da Direcção-Geral da Fazenda Pública.

Art. 8.º As transmissões a título oneroso de promissórias de fomento nacional serão efectuadas pelo capital nominal.

§ 1.º Quando as transmissões se efectuarem antes do vencimento do juro do período semestral que estiver em curso, o adquirente antecipará o juro correspondente ao tempo decorrido, podendo cobrar, como compensação, um prémio sobre a importância antecipada, de taxa não superior à do desconto no Banco de Portugal em Lisboa e pelo tempo que faltar para o referido vencimento.

§ 2.º As instituições de crédito escriturarão as promissórias de que forem possuidoras pelos respectivos valores nominais.

Art. 9.º Tanto a aquisição como a alienação, por acto entre vivos e a título oneroso, de promissórias de fomento nacional efectuadas com infracção do disposto no artigo anterior são puníveis de conformidade com o estabelecido nos artigos 89.º e seguintes do Decreto-Lei 42641, de 12 de Novembro de 1959.

Art. 10.º A Fazenda Nacional, em qualquer das datas do vencimento de juros das promissórias, poderá antecipar aos portadores o reembolso do respectivo capital, no todo ou em parte.

§ único. O director-geral da Fazenda Pública notificará, com quinze dias de antecedência, pelo menos, o exercício desta faculdade às instituições de crédito em cujo nome as promissórias se encontrarem registadas.

Art. 11.º O limite de emissão anual de promissórias será acordado com o Banco de Portugal e aprovado por despacho do Ministro das Finanças, tendo em conta o máximo de circulação estabelecido nos termos do artigo 5.º e o quantitativo das promissórias a amortizar obrigatòriamente no decurso desse ano.

§ 1.º Ao limite fixado nos termos do presente artigo acrescerão automàticamente as importâncias das amortizações antecipadas que forem efectuadas no decurso do ano a que o mesmo limite respeitar.

§ 2.º O prazo de reembolso das promissórias emitidas ao abrigo da elevação do limite a que respeita o parágrafo anterior não será fixado, de modo que o mesmo reembolso possa ser exigido para além da data do vencimento dos títulos total ou parcialmente amortizados.

Art. 12.º O Ministro das Finanças fixará, por despacho publicado no Diário do Governo, o capital e a data das emissões a realizar, bem como o respectivo plano de emissão.

§ único. Quando se trate de emissão ao abrigo do disposto no § 1.º do artigo anterior, far-se-á no respectivo despacho expressa menção desta circunstância, bem como das amortizações antecipadamente efectuadas em virtude das quais ficou elevado o limite da emissão.

Art. 13.º No plano de emissão serão indicados, designadamente, o valor nominal das promissórias a emitir, o prazo de reembolso, a taxa e o vencimento dos juros, a natureza das aplicações a que se destina o produto da emissão e a data da aprovação em Conselho de Ministros dos planos em que as referidas aplicações estejam previstas.

§ único. Nos casos de emissão de promissórias em substituição ou representação de outras vencidas, nos termos do § único do artigo 3.º, o plano de emissão conterá indicação expressa desse facto e serão feitas, com relação à promissória ou promissórias substituídas, as referências às aplicações reprodutivas e data da aprovação em Conselho de Ministros dos planos que as previram.

Art. 14.º Das promissórias de fomento nacional constarão sempre:

a) Números de ordem da emissão e do título;

b) Capital;

c) Datas da emissão e do reembolso;

d) Taxa de juro e respectivos vencimentos;

e) Data do despacho a que se refere o artigo 12.º § único. Serão anotados no próprio título os reembolsos parciais do capital da promissória e os pagamentos de juros.

Art. 15.º As promissórias de fomento nacional conterão a assinatura do director-geral da Fazenda Pública, autenticada com o selo branco da respectiva Direcção-Geral, e serão visadas pelo Ministro das Finanças.

Art. 16.º A Direcção-Geral da Fazenda Pública terá um livro de registo de promissórias de fomento nacional, do qual constarão:

a) A identificação dos títulos emitidos;

b) As antecipações, totais ou parciais do reembolso do capital;

c) A indicação dos proprietários dos títulos;

d) As transmissões.

§ único. As inscrições neste registo serão datadas e conterão a assinatura ou a rubrica do chefe da Repartição do Tesouro.

Art. 17.º O produto da emissão de promissórias de fomento nacional poderá, de conformidade com o disposto na alínea a) do artigo 50.º do Decreto-Lei 41403, de 27 de Novembro de 1957, ser objecto, no todo ou em parte, de empréstimos ou suprimentos a conceder pelo Estado a bancos de investimento, para ser por eles utilizado de harmonia com as aplicações indicadas nos respectivos planos de emissão.

Art. 18.º Os empréstimos e suprimentos mencionados no artigo anterior, cujas condições gerais ficam sujeitas a aprovação por despacho do Ministro das Finanças, publicado no Diário do Governo, serão titulados por via de escritura assinada pelo director-geral da Fazenda Pública, e pelos legais representantes dos bancos de investimento interessados nas operações.

§ único. Dos despachos de aprovação deverão constar, além das importâncias dos empréstimos ou suprimentos, as condições de juro e de reembolso, as garantias e a indicação expressa das aplicações reprodutivas a que se destinam os capitais mutuados, bem como as condições de juro ou outras a que os bancos interessados devam obedecer na utilização dos mesmos capitais.

Art. 19.º Os bancos de investimento não poderão empregar para fins diferentes dos acordados os capitais recebidos nos termos dos artigos precedentes, sob pena de os respectivos empréstimos e suprimentos se considerarem desde logo vencidos, sem prejuízo de outras penalidades legais ou contratuais aplicáveis.

Art. 20.º Os bancos de investimento deverão escriturar nos seus livros e levar aos respectivos balanços os empréstimos ou suprimentos recebidos do Estado, pelo valor do respectivo capital em dívida e sob a designação «Empréstimos e suprimentos do Estado Português - Conta aplicação de promissórias de fomento nacional», indicando nos mesmos balanços, por categorias, as operações resultantes da aplicação dos capitais dos referidos empréstimos e suprimentos.

Art. 21.º As Direcções-Gerais da Fazenda Pública e da Contabilidade Pública tomarão as providências necessárias para se abrir na escrita do Estado uma conta especial sob a designação «Bancos de investimento - Empréstimos e suprimentos em aplicação do produto da emissão de promissórias de fomento nacional», na qual serão escrituradas as operações referidas nos artigos 17.º e 18.º do presente decreto-lei.

Art. 22.º Os juros dos empréstimos e suprimentos concedidos pelo Estado a bancos de investimento, nos termos previstos no presente diploma, tal como os de outras operações de crédito que venham a efectuar-se em aplicação do produto da emissão de promissórias de fomento nacional, serão escriturados em «Operações de tesouraria» numa conta sob a designação de «Conta de compensação de juros de créditos», pela qual serão pagos os juros das promissórias em circulação.

§ único. Os excedentes que venham a acumular-se na conta referida no presente artigo serão utilizados pelo Ministro das Finanças para compensar encargos, de juros ou comissões, relativos a empréstimos obtidos ou garantidos pelo Estado, desde que essa compensação seja justificada pela natureza e pelo superior interesse económico das aplicações respectivas.

Art. 23.º O Ministro das Finanças poderá, por despacho publicado no Diário do Governo, autorizar a emissão de promissórias de fomento nacional destinadas a substituir, quando na substituição convenha o respectivo portador, os títulos emitidos pelo Fundo de Fomento Nacional, nos termos do Decreto-Lei 38415, de 10 de Setembro de 1951, que se encontrarem em circulação à data da publicação do presente diploma.

Art. 24.º As emissões a realizar para o fim indicado no artigo anterior, embora não subordinadas nem ao limite a que respeita o artigo 11.º, nem às condições definidas no § único do artigo 2.º, nem à taxa de juro referida no artigo 6.º, ficam, todavia, sujeitas ao limite máximo de circulação previsto no artigo, 5.º do presente diploma, e tanto o capital como a data do reembolso das promissórias que assim foram emitidas serão idênticos aos dos títulos que substituem, observando-se quanto à taxa de juro o que for acordado com o portador destes mesmos títulos.

§ único. Das promissórias de que trata o presente artigo deverão constar a data do despacho que autorizou a emissão e a identificação dos títulos que substituem, sendo dispensada a indicação referida na alínea e) do artigo 14.º Art. 25.º O disposto no n.º 3 do artigo 48.º do Decreto-Lei 41957, de 13 de Novembro de 1958, é aplicável relativamente às promissórias emitidas em substituição dos títulos referidos no mesmo artigo.

Art. 26.º Os títulos emitidos pelo Fundo de Fomento Nacional, nos termos do Decreto-Lei 38415, de 10 de Setembro de 1951, enquanto não forem reembolsados ou substituídos, serão tidos em conta para efeito de observância do limite referido no artigo 5.º do presente diploma.

Art. 27.º O direito de antecipar o reembolso dos títulos em circulação emitidos pelo Fundo de Fomento Nacional, a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 38563, de 18 de Dezembro de 1951, passará a ser exercido pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.

Art. 28.º Tudo o que não estiver especialmente previsto no presente diploma acerca do serviço dos empréstimos contraídos pela emissão de promissórias de fomento nacional será regulado, em portaria, pelo Ministro das Finanças.

Art. 29.º É aprovado o modelo das promissórias de fomento nacional publicado em anexo a este decreto-lei, do qual constitui parte integrante.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 27 de Abril de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

(ver documento original)

Ministério das Finanças, 27 de Abril de 1960. - O Ministro das Finanças, António Manuel Pinto Barbosa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/04/27/plain-263425.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/263425.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1951-09-10 - Decreto-Lei 38415 - Presidência do Conselho

    Autoriza o Fundo de Fomento Nacional a emitir promissórias do fomento nacional, reembolsáveis em prazo não superior a cinco anos. Estabelece os limites e condições para a realização das mesmas.

  • Tem documento Em vigor 1951-12-18 - Decreto-Lei 38563 - Presidência do Conselho

    Permite ao Fundo de Fomento Nacional, em quaisquer das datas de vencimento de juros das promissórias de fomento nacional, criadas pelo Decreto-Lei 38415 de 10 de Setembro de 1951, antecipar aos portadores o reembolso do respectivo capital, no todo ou em parte. Aprova o modelo das referidas promissórias.

  • Tem documento Em vigor 1957-11-27 - Decreto-Lei 41403 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Regula o exercício das funções de crédito na metrópole e a prática dos demais actos inerentes a actividade bancária.

  • Tem documento Em vigor 1958-11-13 - Decreto-Lei 41957 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Determina que o Governo promova a constituição de um banco de investimento denominado «Banco de Fomento Nacional», destinado a realizar, na metrópole e no ultramar, as operações previstas no presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 1959-11-12 - Decreto-Lei 42641 - Ministério das Finanças

    Promulga disposições destinadas a completar a execução do Decreto-Lei n.º 41403, de 12 de Novembro de 1959, que reorganizou o sistema do crédito e a sua estrutura bancária.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-10-18 - Decreto-Lei 43242 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o Banco de Portugal um contrato nos termos constante das bases anexas ao presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 1960-11-28 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 1.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Novembro de 1960 e estabelece o plano da emissão

  • Tem documento Em vigor 1960-11-28 - DESPACHO MINISTERIAL DD414 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 1.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Novembro de 1960 e estabelece o plano da emissão.

  • Tem documento Em vigor 1960-12-16 - Decreto 43402 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Transfere verbas dentro dos orçamentos dos Ministérios do Interior e da Educação Nacional e abre créditos destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas e a prover à realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor.

  • Tem documento Em vigor 1960-12-20 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946 (promissórias de fomento nacional)

  • Tem documento Em vigor 1960-12-20 - DESPACHO MINISTERIAL DD412 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946 (promissórias de fomento nacional).

  • Tem documento Em vigor 1960-12-23 - Decreto 43425 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Regula a cobrança das receitas e fixa as despesas do Estado para o ano económico de 1961.

  • Tem documento Em vigor 1961-02-11 - DECLARAÇÃO DD12369 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica a forma como foi publicado o despacho que aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946 (promissórias de fomento nacional), inserto no Diário do Governo n.º 293, de 20 de Dezembro de 1960.

  • Não tem documento Em vigor 1961-03-14 - DESPACHO MINISTERIAL DD446 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 2.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital da 500000 contos e a data de 30 de Março de 1961 e estabelece o plano da emissão.

  • Tem documento Em vigor 1961-03-14 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 2.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital da 500000 contos e a data de 30 de Março de 1961 e estabelece o plano da emissão

  • Não tem documento Em vigor 1961-06-09 - DESPACHO MINISTERIAL DD449 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946.

  • Tem documento Em vigor 1961-06-09 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946

  • Não tem documento Em vigor 1961-12-15 - DESPACHO MINISTERIAL DD400 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de uma nova promissória de fomento nacional, no montante de 85831293$90, em substituição das n.os 1 das 12.ª e 13.ª emissões do Fundo de Fomento Nacional.

  • Tem documento Em vigor 1961-12-15 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de uma nova promissória de fomento nacional, no montante de 85831293$90, em substituição das n.os 1 das 12.ª e 13.ª emissões do Fundo de Fomento Nacional

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

  • Não tem documento Em vigor 1962-10-31 - DESPACHO MINISTERIAL DD390 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 4.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 250000 contos e a data de 30 de Outubro e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1962-10-31 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças

    Fixa para a 4.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 250000 contos e a data de 30 de Outubro e estabelece o plano de emissão

  • Não tem documento Em vigor 1962-11-09 - DESPACHO MINISTERIAL DD382 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946.

  • Tem documento Em vigor 1962-11-09 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo a conceder pelo Estado ao Banco de Fomento Nacional, nos termos e para os efeitos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 42946

  • Tem documento Em vigor 1962-12-04 - Decreto 44760 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do do Ultramar, para constituir o artigo 144.º-B, capítulo 17.º, do orçamento respeitante ao corrente ano económico do segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1963-02-20 - Decreto-Lei 44892 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Governo, pelo Ministério do Ultramar, a realizar, em representação do Estado, com o Banco de Angola um contrato nos termos das bases anexas ao presente decreto-lei.

  • Tem documento Em vigor 1963-05-30 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 5.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Maio de 1963 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1963-05-30 - DESPACHO MINISTERIAL DD518 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 5.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Maio de 1963 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1963-07-08 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de uma nova promissória do Fomento Nacional do montante de 44900000$00

  • Tem documento Em vigor 1963-07-08 - DESPACHO MINISTERIAL DD388 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de uma nova promissória do Fomento Nacional do montante de 44900000$00.

  • Tem documento Em vigor 1963-08-05 - Decreto-Lei 45178 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Esclarece preceitos a observar na substituição dos títulos emitidos pelo Fundo de Fomento Nacional, prevista no artigo 32.º do Decreto-Lei n.º 41403 e nos artigos 23.º, 24.º e 25.º do Decreto-Lei n.º 42946.

  • Tem documento Em vigor 1963-08-06 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de quatro novas promissórias de fomento nacional em substituição de outras anteriormente emitidas

  • Tem documento Em vigor 1963-08-06 - DESPACHO MINISTERIAL DD368 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a fazer a emissão de quatro novas promissórias de fomento nacional em substituição de outras anteriormente emitidas.

  • Tem documento Em vigor 1963-12-30 - Decreto 45494 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças da quantia de 157500000$00, devendo a mesma importância constituir o artigo 300.º-C, capítulo 21.º, do orçamento em vigor no mesmo Ministério.

  • Não tem documento Em vigor 1964-05-08 - DESPACHO MINISTERIAL DD504 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 8.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Maio de 1964 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1964-05-08 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública - Repartição do Tesouro

    Fixa para a 8.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 500000 contos e a data de 30 de Maio de 1964 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1964-08-24 - Decreto 45887 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre créditos no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinados a prover à realização de despesas não previstas no orçamento respeitante ao corrente ano económico do segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1965-06-11 - Decreto-Lei 46380 - Ministério do Ultramar - Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica

    Regula as condições de emissão e circulação dos títulos de obrigação denominados «Promissórias de fomento ultramarino» -

  • Tem documento Em vigor 1965-11-09 - Decreto-Lei 46635 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o Banco de Portugal um contrato destinado a estabelecer, para o período que decorre desde 31 de Dezembro de 1964 até 31 de Dezembro de 1967, a importância total das promissórias de fomento nacional em circulação.

  • Tem documento Em vigor 1965-12-09 - DESPACHO MINISTERIAL DD320 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 9.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 900000 contos e a data de 14 de Dezembro de 1965 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1965-12-09 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 9.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 900000 contos e a data de 14 de Dezembro de 1965 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1965-12-29 - Decreto-Lei 46792 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre créditos no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinados a prover à realização de despesas não previstas no segundo dos aludidos Ministérios.

  • Não tem documento Em vigor 1966-04-08 - DESPACHO MINISTERIAL DD376 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 10.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 700000 contos e a data de 15 de Abril de 1966 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1966-04-08 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 10.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 700000 contos e a data de 15 de Abril de 1966 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1966-06-08 - Decreto-Lei 47045 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinado a reforçar a verba inscrita no artigo 134.º, capítulo 17.º, do orçamento em vigor do segundo dos aludidos Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1967-01-07 - DESPACHO MINISTERIAL DD333 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao Banco de Fomento Nacional destinado a financiamento de empreendimentos incluídos no Plano Intercalar de Fomento.

  • Tem documento Em vigor 1967-01-07 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública - Repartição do Tesouro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao Banco de Fomento Nacional destinado a financiamento de empreendimentos incluídos no Plano Intercalar de Fomento

  • Tem documento Em vigor 1967-02-27 - Decreto-Lei 47566 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Autoriza a emissão de um empréstimo interno, amortizável, denominado «Obrigações do Tesouro, 5 por cento, 1967 - Fomento económico», até à importância total nominal de 1 milhão de contos.

  • Não tem documento Em vigor 1967-09-07 - DESPACHO MINISTERIAL DD289 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 11.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 400000 contos e a data de 15 de Novembro de 1967 e estabelece o plano de missão.

  • Tem documento Em vigor 1967-09-07 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 11.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 400000 contos e a data de 15 de Novembro de 1967 e estabelece o plano de missão

  • Tem documento Em vigor 1967-12-12 - Decreto 48103 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre créditos no Ministério das Finanças destinados a reforçar verbas insuficientemente dotadas nos orçamentos do mesmo Ministério e do do Ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1967-12-29 - Decreto-Lei 48172 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinado a reforçar a verba inscrita no artigo 127.º, capítulo 18.º, do orçamento em vigor do segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1968-05-09 - Decreto-Lei 48375 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o Banco de Portugal um contrato destinado a estabelecer, para o período que decorre desde 31 de Dezembro de 1967 até 31 de Dezembro de 1970, a importância total das promissórias do fomento nacional em circulação.

  • Tem documento Em vigor 1968-05-24 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Fixa para a 12.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 750000 contos e a data de 30 de Maio de 1968 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1968-05-24 - DESPACHO MINISTERIAL DD327 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 12.ª emissão de promissórias do fomento nacional o capital de 750000 contos e a data de 30 de Maio de 1968 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1968-09-30 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao Banco de Fomento Nacional destinado a financiamento de empreendimentos integrados no III Plano de Fomento

  • Tem documento Em vigor 1968-09-30 - DESPACHO MINISTERIAL DD277 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao Banco de Fomento Nacional destinado a financiamento de empreendimentos integrados no III Plano de Fomento.

  • Tem documento Em vigor 1968-12-31 - Decreto-Lei 48814 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinado a reforçar a verba inscrita no artigo 127.º, capítulo 18.º, III Plano de Fomento, do orçamento em vigor no segundo dos aludidos Ministérios.

  • Não tem documento Em vigor 1969-05-29 - DESPACHO MINISTERIAL DD291 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 13.ª emissão de promissórias do fomento nacional, a primeira a efectuar no ano em curso, o capital de 500000$00 e a data de 30 de Maio de 1969 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1969-05-29 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Gabinete do Secretário

    Fixa para a 13.ª emissão de promissórias do fomento nacional, a primeira a efectuar no ano em curso, o capital de 500000$00 e a data de 30 de Maio de 1969 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1969-09-15 - Decreto-Lei 49240 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Designa as operações financeiras em que o Ministro das Finanças fica autorizado a aplicar as receitas depositadas nos cofres públicos, com consignação a organismos do Estado e outras disponibilidades existentes na caixa geral do Tesouro, cuja utilização não esteja prevista a curto prazo.

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - DESPACHO DD5248 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Fixa para a 14.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 450000 contos e a data de 30 de Novembro de 1969 e estabelece o plano de emissão.

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - Despacho - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Fixa para a 14.ª emissão de promissórias de fomento nacional o capital de 450000 contos e a data de 30 de Novembro de 1969 e estabelece o plano de emissão

  • Tem documento Em vigor 1969-12-22 - DESPACHO MINISTERIAL DD229 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao abrigo do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 42946 ao Banco de Fomento Nacional para aplicação do produto da 14.ª emissão das promissórias de fomento nacional.

  • Tem documento Em vigor 1969-12-22 - Despacho Ministerial - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Direcção-Geral da Fazenda Pública - Repartição do Tesouro

    Aprova as condições gerais a que fica sujeito o empréstimo concedido ao abrigo do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 42946 ao Banco de Fomento Nacional para aplicação do produto da 14.ª emissão das promissórias de fomento nacional

  • Tem documento Em vigor 1969-12-27 - Decreto-Lei 49467 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Orçamento - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinado a reforçar a verba inscrita no artigo 132.º, capítulo 18.º, do orçamento em vigor no segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1970-05-18 - Decreto-Lei 219/70 - Ministério das Finanças

    Altera os estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto n.º 19962, de 29 de Junho de 1931.

  • Tem documento Em vigor 1970-12-21 - Decreto-Lei 628/70 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Orçamento - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério do Ultramar, destinado a reforçar a verba inscrita no artigo 131.º «Auxílios financeiros às províncias ultramarinas», capítulo 17.º «III Plano de Fomento», do orçamento em vigor do segundo dos mencionados Ministérios.

  • Tem documento Em vigor 1970-12-31 - Decreto-Lei 663/70 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Direcção-Geral da Fazenda Pública

    Autoriza o Ministro das Finanças a celebrar com o Banco de Portugal um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma. Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 42946, que regula a emissão e a circulação das promissórias de fomento nacional, títulos de obrigações criados pelo artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 41403 de 27 de Novembro de 1957.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-10 - Decreto-Lei 107/80 - Ministério das Finanças e do Plano

    Autoriza o Banco de Portugal a contabilizar a sua reserva de ouro ao preço de 254,92 dólares dos Estados Unidos da América do Norte por onça troy de ouro fino.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda