Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6532/2016, de 18 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designa, em comissão de serviço, o Prof. Doutor José Lopes Cortes Verdasca, como Coordenador da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

Texto do documento

Despacho 6532/2016

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março, procedeu à criação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, com a finalidade de promover um ensino de qualidade para todos, combater o insucesso escolar, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade da escola pública.

Estabelece o n.º 9 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, que a Estrutura de Missão é dirigida por um coordenador, com estatuto de cargo de direção superior de 1.º grau, designado por despacho do Secretário de Estado da Educação.

Nos termos do n.os 6 e 7 da referida Resolução foi igualmente criada uma Estrutura de Missão, na dependência do Secretário de Estado da Educação, de natureza científica, tendo em vista a implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Assim, nos termos do n.º 9 da mencionada Resolução:

1 - É designado, em comissão de serviço, o Prof. Doutor José Lopes Cortes Verdasca, como Coordenador da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

2 - O ora designado fica autorizado a prestar as atividades previstas na alínea c) do n.º 2 do artigo 21.º, da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, em conjugação com o n.º 2 do artigo 16.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, observando os limites temporais estabelecidos no despacho conjunto 41/ME/90, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 73, de 28 de março de 1990.

3 - A presente designação fundamenta-se na idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho do cargo, evidenciadas na respetiva nota curricular, anexa ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

4 - O presente despacho produz efeitos a 1 de maio de 2016. 6 de maio de 2016. - O Secretário de Estado da Educação, João Miguel Marques da Costa.

Nota curricular

1 - Identificação Nome:

José Lopes Cortes Verdasca;

Data de Nascimento:

29 de setembro de 1952.

Extremadura;

2 - Habilitações Académicas Licenciado em Economia pela Escola Superior de Estudos Sociais e Económicos Bento de Jesus Caraça;

Pósgraduação em Formação de Professores pela Universidade da Mestrado em Administração Escolar pela Universidade do Minho;

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, com dissertação na área da Organização e Administração Educacional.

3 - Percurso e Experiência Profissional 3.1 - Atividade Docente Docente nos ensinos secundário e preparatório;

Orientador pedagógico de zona no âmbito da profissionalização em exercício nos distritos de Évora, Beja e Portalegre;

Docente acompanhante da Prática Pedagógica no CIFOP;

Assistente convidado e assistente no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora;

Professor auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação - Escola de Ciências Sociais e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, desenvolvendo a sua atividade de ensino em cursos de graduação e de pósgraduação. 3.2 - Participação em órgão de direção e gestão pedagógica e administrativa na Universidade de Évora PróReitor, Adjunto do Presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação;

Membro do Conselho Pedagógico;

Membro do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais;

Membro do Conselho do Departamento, da Comissão Científico-Pedagógica do Conselho do Departamento, da Assembleia da Universidade;

Membro do Observatório do Desenvolvimento do Alentejo;

Diretor adjunto e diretor do curso de Mestrado em Educação-Administração Escolar; e Educação;

Coordenador da formação contínua do Departamento de Pedagogia Membro do Conselho Coordenador dos mestrados em Educação;

Coordenador do Grupo de Trabalho para o acompanhamento das atividades de formação pósgraduada e membro da Comissão de Curso do Mestrado em Ciências da Educação, especialidades de Administração e Gestão Educacional e de Educação Comunitária, do Ensino da Informática e de Administração, Regulação e Políticas Educativas.

3.3 - Atividade Científica Atividade científica e de investigação desenvolvida com incidência nas áreas da organização e administração educacional e das políticas educativas e regulação escolar, áreas onde tem proferido conferências e comunicações como conferencista convidado em encontros promovidos por instituições portuguesas e estrangeiras;

Coordenou, como investigador principal, diversos projetos de investigação, sendo de destacar os projetos ‘Turma Mais - uma plataforma giratória para o combate ao insucesso e abandono escolares (2004-2008)’ e ‘Redes de Formação e Emprego - o caso das formações de nível 3 no Alentejo (2005-2007)’. Coordena atualmente o projeto ‘Promoção de Mudanças na Aprendizagem/Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI’ (2014). Participou ainda, como membro da equipa de investigação, nos projetos ‘Rendimento Escolar e Desenvolvimento:

um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos portu-gueses’, ‘Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico:

Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior:

Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso’ e ’IRIS - Improvement through research in Inclusive Schools. Inclusive classrooms:

a multidimensional approach’;

No âmbito de estudos de avaliação externa, coordenou a equipa que desenvolveu o estudo ‘Avaliação dos efeitos do Projeto Turma Mais nas dimensões organizacional e pedagógica’ e ‘Impacto dos modelos Fénix e Turma Mais no desempenho escolar dos alunos’ (2013-2014) ‘Desempenho escolar dos alunos do 1.º ciclo em escolas rurais e transição de ciclo:

o caso do Alentejo’ (2009), ‘O impacto das actividades de enriquecimento curricular nos resultados do 2.º ciclo:

o caso do Inglês’ (2010), ‘Rede de oferta educativa e formativa de nível secundário e eficácia interna escolar:

uma metodologia baseada em análises de coorte’ (2010) e participou nos estudos ‘Os cursos científicohumanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória:

o ponto de vista dos alunos’, ‘Avaliação Externa do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo’ e ‘Avaliação externa do projeto Margens de Desenvolvimento’;

Avaliação dos relatórios finais de projetos de investigação financiados pela FCT no domínio das Ciências e Políticas da Educação;

É autor de cerca de 60 publicações, entre livros, capítulos de livros, prefácios e artigos publicados em Portugal, Espanha, Brasil e Reino Unido, sendo algumas das publicações mais recentes:

Formosinho, J., Alves, J. e Verdasca, J. (org.) (2016). Nova Organização Pedagógica da Escola Pública. Caminhos de possibilidades. Porto:

Fundação Manuel Leão;

Verdasca, J. (2015). Território, Educação e Desenvolvimento Local:

Dilemas educacionais em territórios do interior. In:

J. Machado (coord.), Educação, Território e Desenvolvimento Humano.

Atas do I Seminário Internacional. Vol. I (Conferências e Interven-ções), pp. 80-89. Porto, UCPFEP;

Verdasca, J., Cid, M., Oliveira, M. e Monginho, R. (2015). Extension of Compulsory Schooling:

characterization and analysis of the students’ profiles of the science and technology course. 8th International Conference of Education, Research and Innovation. IATED Digital Library, ICERI2015 Proceedings, pp:

4130-4138;

Cid, M., Verdasca, J., Oliveira, M., Borralho, A., Grácio, L., Chaleta, E., Fialho, I. & Monginho, R. (2014). Os cursos científicohumanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão. Lisboa:

MECDGE;

Ramos, J.;

Verdasca, J.;

Candeias, A. (2014). Contributos para uma reflexão acerca da introdução de tablets na escola em programas de um computador por aluno em Portugal. In G. Miranda, M. L. Monteiro e P. Brás (org.), Aprendizagem Online. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 373-378). Lisboa:

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Fialho, I.;

Verdasca, J.;

Cid, M.;

Favinha, M. (org.) (2014). Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas. Évora:

CIEPUÉ;

Verdasca, J. (ed.) (2013). A Escola em Análise:

olhares sociopolíticos e organizacionais. Revista Educação, Temas e Problemas (número temático), n.º 12-13;

Verdasca, J. (2013). Promovendo o sucesso escolar:

lições de práticas recentes. In J. Machado e J. MatiasAlves (org.), Melhorar a Escola. Sucesso escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas. Porto:

Universidade Católica Portuguesa;

Matos, J.;

Verdasca, J.;

Matos, M.;

Costa, M. E.;

Ferrão, M. E.;

Moreira,P. (2012). Promoção do Sucesso Educativo - Projetos de Pesquisa. Lisboa:

Fundação Calouste Gulbenkian;

Verdasca, J. (2010). Temas de Educação:

administração, organização e política. Lisboa:

Edições Colibri.

3.4 - Exercício de funções dirigentes na Administração Pública Exerceu entre 2005 e 2011 o cargo de diretor regional de educação do Alentejo e, por inerência, foi coordenador da Medida 3.1 - ‘Infraestru-turas da educação do préescolar e dos ensinos básico e Secundário’ e da Medida 3.2 - ‘Ensino Profissional’, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, bem como da ‘Ação de alargamento e generalização da rede de bibliotecas escolares às escolas básicas e secundárias e municípios do Alentejo’, dos ‘Grupos de Trabalho para a implementação e aprofundamento das políticas educativas de proximidade, em estreita colaboração com os Municípios e Agrupamentos/Escolas e que se viria a traduzir na elaboração e assinatura com Municípios do Alentejo das cartas educativas, da celebração dos Contratos de Transferências de Competência (Contratos de Execução) e dos Acordos de Colaboração para a construção e requalificação das escolas básicas 2-3. Foi agraciado em 2011 pelo Município da Vidigueira e em 2009 pela Deloitte - 1.º Prémio (Institucional) Boas Práticas no Sector Público-Ensino -, com a colaboração do Diário Económico, INA e FLAD.

209568291 DireçãoGeral dos Estabelecimentos Escolares

Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, Porto

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2604676.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2014-06-20 - Lei 35/2014 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda