Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 48009, de 27 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece o regime a que ficam sujeitas a fiscalização sanitária marítima as embarcações que entrarem nos portos do continente e das ilhas adjacentes e não pertençam à pesca costeira ou à navegação costeira nacional.

Texto do documento

Decreto-Lei 48009
Com a publicação do Decreto 37948, de 7 de Setembro de 1950, que aprovou as instruções para a concessão da livre prática pela T. S. F. aos navios principalmente utilizados no transporte de passageiros, adoptou-se um sistema em uso nalguns países antes da aprovação do Regulamento Sanitário Internacional. Depois da ratificação deste regulamento pelo Governo Português, que estabelecia, na medida do possível e pela primeira vez em acordos internacionais, a concessão da livre prática pela rádio aos navios a chegar, os serviços de fiscalização sanitária marítima da Direcção-Geral de Saúde julgaram tècnicamente possível conceder outras facilidades à navegação comercial.

Estudados esses aspectos a partir de 1954, a extensão da livre prática pela rádio aos navios mistos e de carga foi autorizada com a publicação da Portaria 17841, de 20 de Julho de 1960.

Mas no relatório que a antecedia, esclareceu-se ser "evidentemente desejável ir mais longe na concessão de facilidades à navegação. E isso se espera fazer em brave, pois está em adiantada revisão o sistema estabelecido pelo Decreto 37948».

Concluída essa revisão e considerando a vantagem de ajustar a defesa dos portos nacionais ao seu maior movimento e à conveniência de limitar as prevenções sanitárias àquelas que se justificam por razões de protecção da saúde pública;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. As embarcações que entrarem nos portos do continente e das ilhas adjacentes e não pertençam à pesca costeira ou à navegação costeira nacional, antes de qualquer comunicação com terra ou com outras embarcações, devem ser sujeitas a visita de saúde pela autoridade sanitária ou por quem a represente, para verificação das suas condições sanitárias. Exceptuam-se os casos em que a livre prática lhes seja concedida pela T. S. F. ou a visita dispensada nos termos da legislação complementar deste diploma.

2. A visita de saúde, sempre que deva efectuar-se, precede as da alfândega e da polícia, e sem que a embarcação tenha sido visitada pela autoridade sanitária ninguém poderá comunicar com o navio sem sua licença.

3. Os barcos de recreio continuam sujeitos ao regime estabelecido pela Portaria 18578, de 7 de Julho de 1961.

Art. 2.º Para efeitos da fiscalização sanitária marítima, as embarcações de comércio, pesca e reboque agrupam-se nas categorias seguintes: navios de passageiros, que se destinam principalmente ao transporte de passageiros; navios de carga, seca ou em tanques; navios mistos, considerando-se como tais os que, embora transportando passageiros, são principalmente ocupados no transporte de carga; navios de pesca, e rebocadores de alto mar.

Art. 3.º No caso de dispensa de visita de saúde, poderá determinar-se a apresentação ao piloto da declaração marítima de saúde, cabendo a este rubricá-la após ter verificado se entre os portos de procedência e escala se encontra algum dos que forem notificados às capitanias, pelos serviços sanitários competentes, como estando contaminados ou fazendo parte de zonas frequentemente contaminadas.

Art. 4.º - 1. Durante o dia, o piloto que entrar a bordo fará içar no tope de proa o sinal do Código Internacional de Sinais que a regulamentação complementar estabelecer.

2. As embarcações entradas durante a noite, para as quais for pedida a visita de saúde, devem trazer a partir do tope de proa dois faróis, um vermelho por cima de outro branco e separados de 1,83 cm.

Art. 5.º - 1. Os armadores e os agentes de navegação devem dispor de serviços que possam receber comunicações ou pedidos de informações complementares das autoridades sanitárias.

2. As despesas com a recepção ou transmissão de mensagens radiotelegráficas, quer com os capitães dos navios, quer com as entidades oficiais, assim como outras diligências com elas relacionadas, constituem encargo obrigatório dos armadores e agentes de navegação.

Art. 6.º - 1. Os serviços sanitários marítimos deverão concertar com os serviços competentes da administração dos portos a forma de serem avisados, com a antecedência necessária, dos locais onde devem acostar ou fundear os navios aos quais é dada a livre prática pela T. S. F. ou dispensada a visita de saúde.

2. Os armadores e os agentes dos navios devem comunicar aos serviços das alfândegas e da polícia o nome e hora presumível da chegada das embarcações a que respeita a livre prática pela T. S. F. ou a dispensa de visita de saúde e os pilotos não devem permitir que os navios que fundeiem ou se dirijam directamente aos cais estabeleçam comunicações com terra ou com outras embarcações antes de se efectuar a visita da polícia e de entrarem a bordo os agentes da fiscalização aduaneira.

Art. 7.º As embarcações entradas, durante a sua estadia nos portos, ficam sujeitas à fiscalização da autoridade sanitária, que a exercerá em qualquer momento, quer para averiguação das condições de salubridade, quer no que respeita a doenças infecciosas, sua profilaxia, verificação de óbitos e outras intervenções de carácter sanitário.

Art. 8.º - 1. As transgressões ao presente diploma serão punidas com as multas prescritas neste artigo, que serão elevadas para o dobro em caso de reincidência, sem prejuízo da aplicação de quaisquer outras sanções que ao caso couber.

2. Estas multas serão aplicadas normalmente aos seguintes casos:
a) A falta de remessa da mensagem de quarentena avisando da existência a bordo de um caso de doença suspeita de ser contagiosa, com multa de 5000$00 a 10000$00;

b) As falsas declarações tendentes a dissimular ou ocultar casos de doença suspeita de ser contagiosa que houve durante a viagem ou haja a bordo, ou óbitos que não fossem por acidente, com multa de 5000$00 a 10000$00;

c) A falta de remessa ou de entrega, se for o caso, à autoridade sanitária dos documentos especificadamente indicados nos regulamentos sanitários, com multa de 1000$00 a 2000$00;

d) A falta de apresentação não justificada de documentos normais de bordo, quando a autoridade sanitária ou quem a represente os tenha pedido para consulta, com multa de 3000$00 a 5000$00;

e) A inobservância de determinações da autoridade sanitária com fundamento em leis, regulamentos e em instruções sanitárias quando estas últimas tenham sido comunicadas por escrito, com multa de 3000$00 a 5000$00.

3. A multa será aplicada ao capitão do navio que tiver cometido a falta, nos casos referidos nas alíneas a), b), c) e d) do número anterior, e ao capitão, armador ou agente de navegação que for responsável pela inobservância indicada na alínea e).

Art. 9.º - 1. Os autos serão levantados pelos guardas-mores ou pelos funcionários que os representem.

2. Os autos deverão ser elaborados nos termos do artigo 166.º do Código de Processo Penal, na parte aplicável.

Art. 10.º Da aplicação das multas cabe recurso para o Ministro da Saúde e Assistência, ouvido o Conselho Superior de Higiente e Assistência Social.

Art. 11.º A concessão da livre prática pela rádio ou a dispensa de visita de saúde não exclui o cumprimento do disposto nos diplomas referentes a serviços extraordinários; os armadores e agentes de navegação devem requerer esses serviços indicando a hora para que são solicitados, a fim de as estações de saúde se manterem em condições de actuar, sem demora, à chegada dos navios.

Art. 12.º A regulamentação do presente diploma será feita mediante portaria do Ministro da Saúde e Assistência.

Art. 13.º O Ministro da Saúde e Assistência pode suspender a concessão da livre prática pela T. S. F., bem como a dispensa de visitas de saúde, se razões de ordem sanitária assim o aconselharem e pelo período em que se mantiverem.

Art. 14.º Ficam revogados o Decreto 37948, de 7 de Setembro de 1950, e a Portaria 17841, de 20 de Julho de 1960.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 27 de Outubro de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - Mário Júlio de Almeida Costa - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - José Albino Machado Vaz - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/252048.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1950-09-07 - Decreto 37948 - Ministério do Interior - Direcção-Geral de Saúde

    Aprova as instruções destinadas a substituir em determinadas circunstâncias as visitas de saúde por declarações transmitidas pela T.S.F.

  • Tem documento Em vigor 1960-07-20 - Portaria 17841 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova as instruções para a concessão da livre prática pela T. S. F. dos serviços de fiscalização da sanidade marítima aos navios mistos (transportando passageiros e carga) e aos navios de carga que pretendam entrar nos portos portugueses.

  • Tem documento Em vigor 1961-07-07 - Portaria 18578 - Presidência do Conselho e Ministérios do Interior, das Finanças, da Marinha, das Comunicações e da Saúde e Assistência

    Estabelece o regime a que ficam sujeitos os barcos de recreio de nacionalidade estrangeira, devidamente documentados, que entrarem nos portos do continente.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-10-27 - Portaria 22977 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Aprova as instruções reguladoras da fiscalização sanitária marítima às embarcações, da concessão da livre prática pela T. S. F. e de outras diligências com aquelas relacionadas.

  • Tem documento Em vigor 2011-01-11 - Decreto-Lei 8/2011 - Ministério da Saúde

    Aprova e publica em anexo os valores devidos pelo pagamento de actos das autoridades de saúde e de serviços prestados por outros profissionais de saúde pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda