Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 9-D/2016, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 23585, Fernando Manuel Domingos Vaz

Texto do documento

Louvor 9-D/2016

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 23585, Fernando Manuel Domingos Vaz, pela forma altamente honrosa e prestigiante como desempenhou as funções de "Staff Officer Policy & Concepts" e de "Staff Offícer Operational Planning", ambas na Divisão de Planeamento do Allied Maritime Command (MARCOM) no Reino Unido, no período 01 de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2015.

Demonstrou grande firmeza, enorme competência e elevado profissionalismo no exercício de tão exigentes tarefas, adaptando-se de forma meritória e exemplar não só à mudança de cargo, mas também às profundas alterações organizacionais e operacionais verificadas no período em causa, decorrentes da profunda reestruturação dos comandos OTAN e à repentina e perturbante crise na Ucrânia, que conduziram a Aliança para desafios de elevada exigência com os quais há muito não se confrontava. Evidenciou de forma consistente, elevada determinação e extraordinária dedicação, proporcionando excelentes e notáveis resultados em todos os desafios em que esteve envolvido, do que resultou a admiração e a estima de todos aqueles que com ele serviram neste comando, bem como a consideração de todos os outros que com ele se relacionaram.

Dos inúmeros projetos e atividades em que o Capitão-de-fragata Domingos Vaz participou, destaca-se pela sua complexidade e impacto, o desenvolvimento dos conceitos NATO "Joint Sea Based Operations" e "Maritime Expeditionary Operations", ações que Liderou como Oficial primariamente responsável (OPR). No processo de certificação do MARCOM, que permitiu obter a declaração de "Final Operational Capability", foi o Líder e principal responsável pelo grupo de planeamento operacional do Exercício TRIDENT JEWEL 2015, para o desenvolvimento e elaboração do respetivo conceito e plano de operações, com resultados dignos de realce que lhe valeram um louvor atribuído pelo Comandante do MARCOM.

Adicionalmente, face à experiência e reputação adquiridas, foi o primeiro oficial de ligação do MARCOM ao Centro de Operações do SHAPE no âmbito da crise da Ucrânia, tendo sido nomeado como OPR para a revisão dos atuais Planos de Contingência da OTAN e desenvolvimento de novos conceitos de planeamento operacional avançado.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-fragata Domingos Vaz como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, espírito de sacrifício, abnegação e profissionalismo, que levam a considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

10 de outubro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209280198

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2479901.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda