Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 232/71, de 29 de Maio

Partilhar:

Sumário

Reúne num só fundo as receitas e despesas que actualmente se encontram consignadas a diversas finalidades nas unidades da Guarda Nacional Republicana.

Texto do documento

Decreto-Lei 232/71

de 29 de Maio

Convindo reunir num só fundo as receitas e despesas que actualmente se encontram consignadas a diversas finalidades nas unidades da Guarda Nacional Republicana;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. As receitas arrecadadas pelas unidades e subunidades da Guarda Nacional Republicana dotadas de autonomia administrativa, provenientes de actividades privadas ou resultantes do exercício de outras funções, serão inscritas em orçamento privativo.

2. A cobrança das receitas será efectuada de harmonia com as disposições legais

aplicáveis.

Art. 2.º - 1. As importâncias provenientes do Orçamento Geral do Estado que se destinam a auxiliar a manutenção de serviços de assistência médica e de hospitalização nas enfermarias da corporação são movimentadas no orçamento do fundo privativo, através das correspondentes rubricas, consignadas àqueles fins.

2. Os excedentes verificados em cada ano económico na aplicação das dotações provenientes do Orçamento Geral do Estado, movimentadas pelos fundos privativos, serão expostos nos cofres do Tesouro pelo Comando-Geral até 14 de Fevereiro seguinte.

Art. 3.º - 1. A administração das receitas referidas nos artigos anteriores constituirá um fundo único, que se designará por «Fundo Privativo de ...» (comando, unidade ou

subunidade).

2. Do mesmo orçamento constará o desenvolvimento da despesa, que obedecerá ao preceituado na legislação em vigor para os demais serviços do Estado.

Art. 4.º - 1. Não se podem realizar despesas que não tenham cabimento nas verbas

inscritas no orçamento.

2. Quando se verifique a necessidade de introduzir alterações ao orçamento já aprovado, deverão estas ser efectuadas através de orçamento suplementar, dentro dos limites

estabelecidos na lei.

Art. 5.º A competência para autorizar despesas e as formalidades a observar na sua realização são reguladas pelas leis gerais de contabilidade pública e regimes especiais estabelecidos para a Guarda Nacional Republicana.

Art. 6.º Os orçamentos privativos, quer ordinários, quer suplementares, serão aprovados pelo Ministro do Interior e visados pelo Ministro das Finanças.

Art. 7.º - 1. A Guarda Nacional Republicana organizará conta de gerência unificada dos fundos privativos, com base nas contas a remeter pelos diferentes conselhos

administrativos.

2. A conta de gerência unificada está sujeita ao julgamento do Tribunal de Contas.

Art. 8.º A Guarda Nacional Republicana expedirá as instruções necessárias à boa execução do presente diploma, depois de aprovadas pelo Ministro do Interior e referendadas pelo Ministro das Finanças, através da Direcção-Geral da Contabilidade

Pública.

Art. 9.º O presente diploma revoga as leis especiais anteriores que estabeleçam regimes

diferentes.

Art. 10.º O presente diploma entra em vigor no próximo ano económico.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - António Manuel Gonçalves Rapazote - João Augusto Dias Rosas.

Promulgado em 19 de Maio de 1971.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1971/05/29/plain-245658.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/245658.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-06-17 - DECLARAÇÃO DD10223 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica o Decreto-Lei n.º 232/71, de 29 de Maio, que reúne num só fundo as receitas e despesas que actualmente se encontram consignadas a diversas finalidades nas unidades da Guarda Nacional Republicana.

  • Tem documento Em vigor 1971-06-17 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De de ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 232/71, que reúne num só fundo as receitas e despesas que actualmente se encontram consignadas a diversas finalidades nas unidades da Guarda Nacional Republicana

  • Tem documento Em vigor 1976-04-02 - Decreto-Lei 231/76 - Ministério da Administração Interna

    Uniformiza os processos administrativos adoptados na Polícia de Segurança Pública e na Guarda Nacional Republicana.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda