Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 180/72, de 29 de Maio

Partilhar:

Sumário

Insere disposições legislativas destinadas a permitir a resolução de diversos problemas formulados pelos governos das províncias ultramarinas - Anula a Portaria n.º 188/72.

Texto do documento

Decreto 180/72

de 29 de Maio

Tornando-se necessário adoptar medidas que permitam a resolução de diversos problemas, alguns deles postos ao Ministério do Ultramar pelos governos das províncias ultramarinas;

Tendo em vista o disposto no § 3.º do artigo 136.º da Constituição, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelo § 1.º do artigo 136.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

I

Disposições especiais

A) S. Tomé e Príncipe

Artigo 1.º É elevada para 1500$00 mensais a gratificação especial fixada no mapa IV anexo ao Decreto 40709, de 31 de Julho de 1956, para o funcionário dos Serviços de Finanças que exerce as funções de caixeiro despachante dos serviços públicos da província.

Art. 2.º O quadro do pessoal docente do Liceu de D. João II, a que se refere a alínea a) do artigo 2.º do Decreto 42512, de 18 de Setembro de 1959, é aumentado de uma unidade no 8.º grupo e diminuído de outra no 9.º grupo.

B) Angola

Art. 3.º - 1. Ao chefe da Divisão do Contencioso e Contratos da Junta Provincial de Habitação são conferidas funções notariais para os actos que devam revestir a forma de contrato.

2. Na falta ou impedimento do chefe da Divisão do Contencioso e Contratos desempenhará aquelas funções o funcionário que o director da Junta designar para o efeito.

Art. 4.º - 1. Nos contratos em que seja parte a Junta Provincial de Habitação outorgará, em nome e representação deste organismo, o director de serviços ou quem suas vezes fizer.

2. Os contratos celebrados na Junta têm a fé pública dos documentos autênticos oficiais.

Art. 5.º - 1. É extinto o lugar de auxiliar de contabilidade dos Serviços de Saúde e Assistência e aumentado ao quadro administrativo dos mesmos Serviços um lugar de segundo-oficial.

2. O funcionário que actualmente ocupa o lugar de auxiliar de contabilidade transita para o de segundo-oficial mediante despacho anotado pelo Tribunal Administrativo, publicado no Boletim Oficial, sendo-lhe mantidos todos os direitos emergentes da actual situação, nomeadamente quanto a contagem de tempo de serviço.

Art. 6.º - 1. São extintos nos Serviços de Saúde e Assistência os lugares de auxiliar de administração de 1.ª e 2.ª classes e de dactilógrafo e criados os de escriturário-dactilógrafo de 1.ª e 2.ª classes, respectivamente, com as letras S e T do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

2. Os novos lugares serão inscritos no orçamento por forma que os auxiliares de administração de 1.ª classe e os dactilógrafos com mais de três anos de serviço transitem para escriturários-dactilógrafos de 1.ª classe e os auxiliares de administração de 2.ª classe e os dactilógrafos com menos de três anos de serviço transitem para escriturários-dactilógrafos de 2.ª classe.

3. Para efeitos do disposto em 2, organizar-se-á lista nominal, que será anotada pelo Tribunal Administrativo e publicada no Boletim Oficial, mantendo os interessados os direitos emergentes da sua actual situação, nomeadamente quanto a contagem de tempo de serviço, sem prejuízo do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

4. Em futuros provimentos os escriturários-dactilógrafos de 2.ª serão recrutados, mediante concurso cujas condições serão fixadas pela província, entre indivíduos com as habilitações correspondentes à escolaridade obrigatória.

5. O provimento dos lugares de escriturário-dactilógrafo de 1.ª classe será feito, mediante concurso cujas condições serão igualmente fixadas pela província, por promoção de escriturários-dactilógrafos de 2.ª classe com pelo menos três anos de serviço.

Art. 7.º É aumentado ao quadro comum administrativo de enfermagem, de terapêutica e diagnóstico, de saúde pública e de serviço social do ultramar, anexo ao Decreto 49073, de 21 de Junho de 1969, um lugar de assistente social.

Art. 8.º São criados no quadro de pessoal de nomeação - pessoal técnico - do Laboratório de Engenharia os seguinte lugares:

Três de experimentador-chefe - letra H.

Três de experimentador de 1.ª classe - letra I.

Três de experimentador de 2.ª classe - letra J.

Três de experimentador de 3.ª classe - letra K.

C) Moçambique

Art. 9.º É atribuída ao geólogo-chefe especializado dos Serviços de Geologia e Minas que acumular com o exercício das funções do seu cargo, e sem prejuízo destas, a fiscalização, por parte do Governo, da empreitada de cartografia geológica em curso na província a gratificação mensal de 2000$00, com início em 1 de Janeiro do corrente ano.

Art. 10.º A alínea d) do artigo 13.º do Decreto 121/71, de 3 de Abril, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 13.º ........................................................

.....................................................................

d) Promover a realização de análises e ensaios em estabelecimentos especializados, provinciais ou nacionais, e, quando necessário, estrangeiros, com vista ao contrôle de qualidade dos produtos industriais, sendo os respectivos encargos suportados pelo fundo de comercialização;

Art. 11.º - 1. É o governador-geral autorizado a abrir, em adicional à tabela de despesa extraordinária do orçamento geral da província, um crédito especial da importância de 800000$00, destinado à regularização das despesas efectuadas durante o ano de 1971 com as obras de defesa das praias da Beira, tomando como contrapartida o saldo das contas de exercício findos.

2. É anulada a Portaria 188/72, publicada no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 79, de 4 de Abril.

Art. 12.º Fica o governador-geral da província autorizado a estabelecer gratificações destinadas a compensar os trabalhos de fiscalização executados fora das horas normais de serviço pelos cabos-de-mar de guarda a embarcações, as quais serão abonadas independentemente da comparticipação emolumentar prevista no artigo 21.º do Decreto 49431, de 6 de Dezembro de 1969.

Art. 13.º É elevado para 1500$00 mensais o quantitativo da gratificação prevista no artigo 4.º do Decreto 47055, de 24 de Junho de 1966.

D) Macau

Art. 14.º É criado no Centro de Informação e Turismo um lugar de chefe de secção, incluído na categoria J do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

Art. 15.º - 1. Fica o Governador da província autorizado a incluir no quadro de pessoal auxiliar dos Serviços de Finanças três lugares de escrevente de chinês, com as categorias das letras S e T do § 1.º do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

2. O primeiro provimento dos lugares criados por este artigo será feito por escolha entre os escriturários de 2.ª classe do mesmo quadro, que ocuparão as referidas categorias conforme tenham ou não mais de 15 anos de serviço.

3. Para efeitos do referido em 2, organizar-se-á lista nominal anotada pelo Tribunal Administrativo e publicada no Boletim Oficial.

4. O futuro provimento dos referidos lugares obedecerá às normas que forem regulamentadas pelo Governo provincial.

II

Disposições comuns

Art. 16.º O primeiro provimento dos lugares de contínuo, porteiro e guarda de 2.ª classe, previstos nos artigos 11.º e 12.º do Decreto 450/71, de 26 de Outubro, será feito por escolha do Ministro entre o pessoal assalariado do Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, mediante simples despacho anotado pelo Tribunal de Contas e publicado no Diário do Governo.

Art. 17.º O artigo 444.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino, aprovado pelo Decreto 46982, de 27 de Abril de 1966, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 444.º A partir da desligação do serviço, o funcionário terá direito a uma pensão, a fixar por despacho, que será provisória até ser concedida a aposentação e constituirá encargo das províncias ultramarinas na proporção do tempo de serviço nelas prestado.

§ 1.º A desligação do serviço retroage à data do facto ou acto determinante da aposentação.

§ 2.º A pensão provisória será calculada em função de contagens para efeitos de aposentação ou, na sua falta, em face do registo biográfico.

§ 3.º A ulterior rectificação do quantitativo da pensão, no despacho de aposentação definitiva, dará lugar ao abono ou à reposição das diferenças.

§ 4.º A pensão provisória será suportada pela verba «Pessoal aguardando aposentação ou reforma», inscrita no capítulo 3.º da tabela de despesa ordinária dos orçamento gerais das províncias ultramarinas.

Art. 18.º É aditado ao artigo 95.º do Decreto 49073, de 21 de Junho de 1969, o seguinte parágrafo:

§ 4.º Poderá ser contratado além dos quadros, nos termos legais, o pessoal necessário ao bom funcionamento dos serviços.

Art. 19.º Os técnicos de electrotecnia de 1.ª e 2.ª classes, contratados, dos quadros dos serviços de saúde e assistência do ultramar, que ainda não foram integrados nos lugares de ajudante técnico de electromedicina de 1.ª e 2.ª classes, criados pelo artigo 181.º do Decreto 49073, de 21 de Junho de 1969, transitarão para estes lugares mediante apostila aos contratos vigentes.

Art. 20.º - 1. É permitida a arrecadação nos cofres da Fazenda das províncias ultramarinas, por meio de desconto nos respectivos vencimentos, das importâncias relativas ao reembolso das bolsas-empréstimo devidas à Procuradoria dos Estudantes Ultramarinos pelos mutuários ali residentes.

2. A contabilização das importâncias referidas no corpo deste artigo será feita por operações de tesouraria sob a rubrica «Procuradoria dos Estudantes Ultramarinos - Reembolso de bolsas-empréstimo».

3. Findo que seja cada trimestre e no prazo máximo de noventa dias, os serviços de finanças enviarão ao Ministério do Ultramar, para efeitos de pagamento por conta dos seus depósitos na metrópole, uma relação da qual conste:

a) Nome do mutuário;

b) Importância descontada;

c) Meses a que respeitam os vencimentos em que foram feitos os descontos.

Art. 21.º - 1. O Ministro do Ultramar pode determinar, sempre que o julgue necessário, a permuta recíproca dos inspectores provinciais de crédito e seguros e dos inspectores provinciais e técnicos directores dos serviços dependentes das secretarias provinciais de Economia e de Planeamento e Finanças.

2. As permutas previstas neste artigo deverão, em regra, ser propostas pelos governadores gerais e só podem recair em funcionários que possuam as habilitações legais exigidas para o exercício dos novos cargos.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 16 de Maio de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/05/29/plain-242326.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/242326.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-07-31 - Decreto 40709 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Fixa os vencimentos a abonar, a partir de 1 de Julho de 1956, aos funcionários públicos civis por verbas individualizadas nos orçamentos gerais das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1966-04-27 - Decreto 46982 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Aprova o novo texto do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

  • Tem documento Em vigor 1966-06-24 - Decreto 47055 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições destinadas a possibilitar a resolução de certos problemas postos pelos governos das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1969-06-21 - Decreto 49073 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Saúde e Assistência

    Promulga o Regulamento dos Serviços de Saúde e Assistência do Ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1969-12-06 - Decreto 49431 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas necessárias a satisfazer diversas propostas formuladas pelos governos das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1971-04-03 - Decreto 121/71 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Cria, na província de Moçambique, a Direcção Provincial dos Serviços de Indústria - Revoga todas as disposições do Decreto n.º 421/70 que contrariem o disposto no presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 1971-10-26 - Decreto 450/71 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Reestrutura os quadros do pessoal do Jardim e Museu Agrícola do Ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1972-04-04 - Portaria 188/72 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Abre um crédito para ser inscrito em adicional à tabela de despesa extraordinária do orçamento geral da província de Moçambique para o ano económico de 1971, destinado a custear os encargos resultantes das obras de defesa das praias da Beira.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-05-30 - Lei 4/72 - Presidência da República

    Promulga as bases sobre o emprego de trabalhadores estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 1972-12-05 - Decreto 488/72 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Adopta providências de carácter administrativo relativas às províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1984-11-16 - Acórdão 93/84 - Tribunal Constitucional

    Declara, com força obrigatória geral, a inconstitucionalidade do n.º 2 do artigo único do Decreto-Lei n.º 413/78, de 20 de Dezembro, enquanto norma retroactiva, por violação do princípio do Estado de direito democrático consagrado no artigo 2.º da lei fundamental.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda