Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 113/80, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações à Lei Orgânica e ao quadro da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

Texto do documento

Decreto-Lei 113/80

de 12 de Maio

A descentralização administrativa é um dos objectivos visados pela política governamental, designadamente através da regionalização dos serviços.

A Lei Orgânica da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos exprime com nitidez esta preocupação, conferindo aos serviços regionais maior competência e meios de acção, especialmente para as tarefas de execução de obras hidráulicas, conservação e melhoramento da rede hidrográfica, fiscalização e polícia das águas. Há que reconhecer, todavia, que o acréscimo de competência e de responsabilidade dos dirigentes dos serviços regionais não teve a devida correspondência na definição da sua categoria, cujos nível, remuneração e forma de provimento se mantiveram inalteráveis.

Na linha de orientação que vem sendo seguida para todos os serviços do Ministério da Habitação e Obras Públicas considera-se oportuno proceder ao necessário reajustamento das situações relativas ao pessoal dirigente dos serviços regionais da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos e às consequentes correcções do respectivo quadro.

Nestes termos:

O Governo decreta, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 3.º, 11.º e 23.º do Decreto-Lei 383/77, de 10 de Setembro, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º - 1 - .............................................................

2 - A Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos disporá dos seguintes serviços regionais:

a) Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Douro, com sede no Porto, e secções hidráulicas, com sedes em Viana do Castelo, Braga, Régua, Mirandela e Porto;

b) Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Mondego, com sede em Coimbra, e secções hidráulicas, com sedes em Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Leiria;

c) Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Tejo, com sede em Lisboa, e secções hidráulicas, com sedes em Castelo Branco, Abrantes, Santarém, Lisboa e Setúbal;

d) Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Sul, com sede em Évora, e secções hidráulicas, com sedes em Portalegre, Évora e Beja;

e) Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Guadiana, com sede em Faro, e secções hidráulicas, com sedes em Portimão e Faro.

3 - Cada direcção de serviços regionais de hidráulica disporá dos seguintes serviços técnicos e administrativos:

Estudos e obras;

Hidrologia e hidrografia fluvial;

Contrôle da poluição;

Laboratório;

Fiscalização (polícia das águas);

Secção de serviços administrativos.

4 - ...........................................................................

5 - As áreas de jurisdição das direcções de serviços regionais de hidráulica e das respectivas secções e lanços serão fixadas por portaria ministerial, depois de revistas, tanto quanto possível de acordo com as áreas das bacias hidrográficas e tendo em conta a instituição das regiões administrativas, das regiões Plano e das regiões de saneamento básico.

6 - As direcções de serviços regionais de hidráulica serão dirigidas por directores de serviços.

7 - O Centro de Tecnologia Hidrológica da Direcção dos Serviços de Hidrologia e o Centro de Estudos Especiais da Direcção dos Serviços de Contrôle da Poluição não terão lugar de chefia inerente e ficarão sob a orientação do respectivo director de serviços.

................................................................................

Art. 11.º Às direcções de serviços regionais de hidráulica compete:

1) ............................................................................

2) ............................................................................

3) ............................................................................

4) No laboratório - realizar estudos e prestar apoio laboratorial a todos os sectores das direcções de serviços regionais de hidráulica e da Direcção-Geral, especialmente no sector do contrôle da poluição, onde ficará integrado;

5) ............................................................................

6) Na secção de serviços administrativos:

a) Asegurar os serviços de pessoal, contabilidade, património e expediente geral das direcções de serviços regionais de hidráulica:

b) ............................................................................

c) ............................................................................

d) ............................................................................

e) ............................................................................

................................................................................

Art. 23.º - 1 - O recrutamento do pessoal dirigente, com excepção dos chefes de repartição, será efectuado nos termos estabelecidos no artigo 2.º do Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho, e quer o seu provimento, quer o regime jurídico de exercício das suas funções subordinar-se-ão às restantes disposições do referido diploma.

2 - O recrutamento dos chefes de repartição será precedido de avaliação curricular e far-se-á por escolha do Ministro da Habitação e Obras Públicas, sob proposta do director-geral, de entre:

a) Chefes de secção do quadro da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos, com, pelo menos, três anos de bom e efectivo serviço nesta categoria e reconhecida competência para o exercício do cargo a preencher;

b) Indivíduos habilitados com curso superior adequado, de reconhecida competência para o exercício do cargo a preencher, de preferência já vinculados à função pública ou, excepcionalmente, sem esta vinculação, mas com experiência no exercício de cargo de análogo conteúdo funcional;

c) Chefes de secção dos quadros dos restantes serviços do Ministério que reúnam as condições enumeradas na alínea a), apenas nos casos de impossibilidade de recrutamento nos termos referidos nas alíneas a) e b).

Art. 2.º Em consequência do disposto nos artigos anteriores e no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 204-A/79, de 3 de Julho, é alterado o quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos, aprovado pelo Decreto-Lei 383/77, de 10 de Setembro, relativamente aos lugares de pessoal dirigente e de chefe de secção, de acordo com o mapa anexo ao presente diploma.

Art. 3.º Os encargos emergentes da publicação deste diploma serão satisfeitos no corrente ano pelas disponibilidades orçamentais das dotações destinadas ao pagamento das remunerações certas e permanentes da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

Art. 4.º As dúvidas que se suscitarem na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho conjunto do Vice-Primeiro-Ministro e do Ministro da Habitação e Obras Públicas.

Art. 5.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 1 de Abril de 1980. - Francisco Sá Carneiro.

Promulgado em 30 de Abril de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Mapa a que se refere o artigo 2.º do Decreto-Lei 111/80 (ver documento original) O Ministro das Finanças e do Plano, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/05/12/plain-232.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-09-10 - Decreto-Lei 383/77 - Ministério das Obras Públicas

    Aprova a Lei Orgânica da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-26 - Decreto-Lei 191-F/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Estabelece o regime jurídico e condições de exercício das funções de direcção e chefia.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-03 - Decreto-Lei 204-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Aprova a tabela de vencimentos da função pública, bem como os valores dos demais benefícios e remunerações.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-12 - Decreto-Lei 111/80 - Conselho da Revolução

    Dá nova redacção ao artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 123/79, de 10 de Maio (contagem do tempo de serviço prestado por sargentos nas situações de reserva e reforma).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-13 - Portaria 818/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Autoriza o preenchimento dos lugares de director de serviços da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

  • Tem documento Em vigor 1980-11-07 - Decreto-Lei 537/80 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Dá nova redacção aos artigos 5.º, 7.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 383/77, de 10 de Setembro (Lei Orgânica da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos, do Ministério da Habitação e Obras Públicas).

  • Tem documento Em vigor 1980-12-19 - Portaria 1081/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Habitação e Obras Públicas

    Altera o quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos. Publica em anexo o respectivo Quadro.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-09 - Decreto-Lei 153/85 - Ministério do Equipamento Social

    Altera alguns artigos do Decreto-Lei n.º 383/77, de 10 de Setembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Leis n.os 113/80, de 12 de Maio, e 537/80, de 7 de Novembro (Lei Orgânica da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos).

  • Tem documento Em vigor 1986-03-18 - Portaria 92/86 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração do Território

    Altera o quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos. Produz efeitos a partir de 1 de Maio de 1984.

  • Tem documento Em vigor 1986-05-22 - Portaria 234/86 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração do Território

    Altera o quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

  • Tem documento Em vigor 1994-08-23 - Resolução do Conselho de Ministros 72/94 - Presidência do Conselho de Ministros

    RATIFICA O PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE MAÇÃO, CUJO REGULAMENTO E PUBLICADO EM ANEXO. EXCLUI DE RATIFICAÇÃO A ALÍNEA A) DO ARTIGO 60 DO REFERIDO REGULAMENTO.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda