Despacho 13 558/2004 (2.ª série). - Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 73/2003, de 4 de Junho, aprovado o seguinte:
Licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica
1 - Objectivos e perfil da licenciatura. - Tendo em conta o papel da informação na sociedade moderna, a evolução do quadro epistemológico e metodológico da ciência da informação, as diversas experiências de formação universitária em outros países e a vocação e as potencialidades pedagógicas e científicas da Faculdade de Letras, em especial, e da Universidade de Coimbra, em geral, o projecto de licenciatura em Ciência Arquivística e Biblioteconómica seguirá as seguintes linhas de orientação:
1.1 - O projecto de uma licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica enquadra-se no âmbito de uma faculdade de letras, o que significa que se trata de uma formação universitária na área das Ciências Humanas e Sociais. Registámos com interesse que o debate nos últimos anos valorizou muito a perspectiva humanística na ciência da informação, defendendo uma orientação hermenêutica no estudo da informação. O curso colocará, necessariamente, a questão do significado cultural da informação na sociedade humana, dos processos de tratamento, armazenamento e divulgação, com vista a uma meditação sobre o homem, o seu estatuto no mundo, o seu papel na sociedade e a forma de se orientar no meio cultural que ele próprio produz e reproduz nos seus actos.
Está excluída, à partida, a tentativa de oferecer um curso na área das Tecnologias da Informação ou da Engenharia Informática, que pertencem à Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Esta opção deve reflectir-se na estrutura do curso, isto é, no leque de disciplinas, na sua interdependência e sequência nas diferentes fases de desenvolvimento do curso.
1.2 - O projecto de uma licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica resulta de uma discussão sobre os objectivos e problemas científico-pedagógicos do curso de especialização em Ciências Documentais, que tem uma longa tradição (mais de 60 anos) na Faculdade de Letras. O trabalho realizado neste curso representa um tesouro inestimável de experiências, conhecimentos e projectos de investigação e inovação pedagógica na área das ciências documentais, que deve ter a sua continuidade e aproveitamento garantido numa licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica.
1.3 - O projecto de uma licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica resulta de uma análise da mais recente evolução e do papel da informação na sociedade actual (inegavelmente relacionada com a evolução das tecnologias da informação e dos meios de comunicação), que incentivou um debate sobre o novo perfil do profissional da informação. Para além disso, convém lembrar a influência de diversas teorias e disciplinas na constituição do campo da ciência da informação e a natureza específica da informação que exige uma forma de estudo na base da cooperação de várias áreas científicas. Daí resulta que a licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica é, fundamentalmente, um projecto interdisciplinar, com um vasto domínio de matérias, desde a Matemática e Informática, passando pela Lógica e Linguística, Economia e Direito, a Biblioteconomia e Arquivística, até à Psicologia e Sociologia, entre outras.
1.4 - O projecto de uma licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica enquadra-se no ensino superior universitário, onde se afiguram, logo à partida, dois objectivos de formação. Por um lado, pretende-se formar o especialista da informação com competências profissionais para a gestão da informação. Por outro lado, pretende-se formar cientistas capazes de desenvolver a investigação no âmbito da ciência da informação, contribuindo, desta forma, para o aumento dos conhecimentos na área e para a intensificação do debate sobre o papel da informação na sociedade moderna. Assumir esta opção determina a criação de hábitos de problematização dos conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento da capacidade de comunicação para um intercâmbio científico como condições fundamentais para o progresso em qualquer área científica.
Assim, tendo em conta as permanentes vicissitudes que têm vindo a verificar-se na sociedade actual em torno da "informação", em especial a sua conversão em matéria-prima, que impõe inexoravelmente uma abordagem científica à informação e de um novo paradigma, que se pretende humanista num contexto marcadamente inter e trans disciplinar, a criação de uma licenciatura em Ciência de Informação Arquivística e Biblioteconómica configurou-se com base no seguinte:
Manutenção do nível de exigência científica da área;
Dimensão europeia na educação e investigação, tendo por base a Declaração de Bolonha e a Convenção de Lisboa; e
Importância da aplicação de princípios científicos ao tratamento da informação para a evidenciar como componente estratégica.
Em função dos pressupostos adoptados, a comissão para a criação da licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica definiu como objectivos a cumprir os seguintes:
a) Licenciatura de quatro anos como número mínimo capaz de assegurar uma graduação nesta área, com dois anos de formação geral e dois anos de formação específica;
b) Obrigatoriedade de realização de um seminário científico de licenciatura (semestral);
c) Realização, no 2.º semestre do 4.º ano, de um estágio de carácter profissionalizante, como meio alternativo à aprovação nas cadeiras de opção de área;
d) Inclusão de um vasto leque de disciplinas de opção que permite ao aluno uma flexibilidade e gestão do seu próprio plano de estudos, seguindo as orientações do plano estratégico preconizado pela Faculdade;
e) Integração do curso na Faculdade de Letras pela participação na constituição de disciplinas transversais, cujo interesse em qualquer área do conhecimento é inegável e eventualmente em outras faculdades da Universidade de Coimbra;
f) Uma opção clara pela internacionalização quer incoming quer outgoing;
g) Finalmente, articular a estrutura deste plano de estudos com a prossecução de estudos pós-graduados (mestrado e doutoramento).
Em síntese, a licenciatura, configurada na lógica de "banda larga", deve ser entendida como base para as áreas de especialização posterior. Por isso, os dois primeiros anos visam conceder formação geral em áreas relacionadas com as manifestações sociais e culturais do homem, sendo que os dois últimos incidem sobre os problemas metodológicos e epistemológicos da ciência da informação, de modo que o nosso licenciado possa proceder ao tratamento científico e à gestão da informação em qualquer entidade organizacional.
2 - Organização dos planos de estudo. - A organização do curso será semestral, utilizando-se o sistema de unidades de crédito. No 2.º semestre do 4.º ano os alunos terão de realizar um seminário.
Requisitos de ingresso - conhecimentos básicos de informática e conhecimento de língua inglesa (nível 7).
Prova de ingresso - português.
Número de vagas - 30.
... Funcionamento ... UC ... ECTS
1.º ano
Cultura Clássica ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Introdução à Linguística ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Latim I ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Metodologia da Investigação ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Sociologia Geral ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Opção transversal ... 1.º semestre ... 2 ... 2
Cultura Medieval ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Epistemologia ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Gestão de Bases de Dados ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Latim II ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Lógica Simbólica ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Sociologia da Informação ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Opção disciplinar ... 2.º semestre ... 2 ... 3
2.º ano
Codicologia ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Cultura Moderna ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Paleografia e Diplomática I ... .º semestre ... 2 ... 5
Elementos de Psicolinguística ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Sistemas de Comunicação em Rede ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Opção Disciplinar ... 1.º semestre ... 2 ... 3
Cultura Contemporânea ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Direito da Informação ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Métodos Quantitativos de Gestão da Informação. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Livro Antigo ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Paleografia e Diplomática II ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Opção livre ... 2.º semestre ... 2 ... 2
Opção transversal ... 2.º semestre ... 2 ... 2
3.º ano
Análise e Representação da Informação I ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Bibliografia ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Método da Ciência da Informação I. ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Conservação e Restauro ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Gestão de Serviços de Informação I ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Métodos de Organização da Informação I. ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Análise e Representação da Informação II. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Digitalização e Preservação da Informação Digital. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Gestão de Serviços de Informação II ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Método da Ciência da Informação II. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Métodos de Organização da Informação II. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Opção disciplinar ... 2.º semestre ... 2 ... 3
4.º ano
Avaliação e Implementação de Sistemas de Informação ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Análise e Representação da Informação III. ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Formatos/Normas da Informação Digital ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Gestão de Serviços de Informação III ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Princípios de Recuperação da Informação ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Gestão de Projecto ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Métodos de Organização da Informação III. ... 1.º semestre ... 2 ... 5
Análise e Representação da Informação IV. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Teoria e Métodos de Organização da Informação IV. ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Opção de área ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Opção de área ... 2.º semestre ... 2 ... 5
Estágio (em alternativa às opções deste semestre). ... 2.º semestre ... 2 ... 10
Seminário ... 2.º semestre ... 2 ... 10
Total de unidades de crédito da licenciatura 101; ECTS 240.
2.1 - Opções de área:
Abordagem Cognitiva à Informação;
Análise Estatística de Dados;
Animação Cultural e Educativa;
Comunicação e Relações Públicas;
Direito Administrativo;
Gestão da Mudança e Inovação Organizacional;
História da Administração Pública;
História Institucional e Política;
Informação Multimédia;
Inglês Técnico;
Marketing e Qualidade dos Serviços de Informação;
Planeamento de Sistemas de Informação;
Propriedade Intelectual;
Publicação Electrónica;
Sistemas de Gestão de Documentos (DMS);
Sistemas de Informação Digital (Arquivos e Bibliotecas Digitais);
Sociologia das Organizações.
2.2 - Opções disciplinares:
Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais;
Filosofia da Linguagem;
Filosofia da Técnica;
História da Cultura Científica;
História das Ideias Estéticas;
História da Literatura Europeia;
História de Portugal;
Hermenêutica Filosófica;
Hermenêutica da Obra de Arte;
Sistemas de Informação Geográfica.
2.3 - Opções livres:
Análise dos Média;
Cartografia;
Cultura de Massas e Indústria da Cultura;
Cultura Portuguesa;
Epigrafia;
Ética da Comunicação;
História das Actividades Editoriais;
História da Comunicação e dos Média;
Introdução ao Estudo dos Média;
Introdução à Sigilografia;
Paleografia dos Séculos XII-XVIII;
Paleografia Musical;
Semiologia;
Socioeconomia dos Média;
Sociolinguística;
Técnicas de Comunicação Audiovisual;
Teoria da Linguagem;
Teoria da Literatura.
Opções transversais - qualquer uma das oferecidas pelos institutos da Faculdade de Letras.
15 de Junho de 2004. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.