Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que:
1 - Pelo meu despacho de 8 de abril de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada provisoriamente, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
2 - O registo tornou-se definitivo em 21 de maio de 2015.
18 de novembro de 2015. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
2 - Curso técnico superior profissional: T044 - Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis
3 - Número de registo: R/Cr 27/2015
4 - Área de educação e formação: 481 - Ciências Informáticas
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Gerir e desenvolver projetos que visem a criação e o desenvolvimento de soluções informáticas a veicular na web ou especificamente em dispositivos móveis, incluindo a conceção das respetivas interfaces e a produção dos conteúdos a incluir.
5.2 - Atividades principais
a) Gerir e desenvolver projetos, desde a análise do negócio e de requisitos até à disponibilização ao respetivo público das soluções implementadas, lidando de forma autónoma com as tecnologias implicadas;
b) Desenvolver soluções informáticas para a web e adequadas aos diferentes dispositivos que lhe permitam aceder;
c) Desenvolver aplicações informáticas destinadas a serem executadas nativamente em dispositivos móveis;
d) Conceber interfaces respeitando princípios de design gráfico, linhas orientadoras e normas específicas, e de modo a que sejam não apenas utilizáveis mas também aprazíveis do ponto de vista de interação;
e) Desenvolver os conteúdos a incluir nas soluções implementadas, em termos de imagem, vídeo, som e elementos interativos, eventualmente implicando a própria conceção e implementação da imagem corporativa da identidade implicada.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais de técnicas de conceptualização, validação e financiamento do negócio;
b) Conhecimentos fundamentais de metodologias de gestão de projeto;
c) Conhecimentos especializados de metodologias de desenvolvimento de sistemas interativos;
d) Conhecimentos fundamentais de ética pessoal, deontologia e legislação aplicada à atividade profissional;
e) Conhecimentos fundamentais de matemática (incluindo lógica, sistemas de numeração, operações com conjuntos, funções reais de variável real, matrizes, cálculo diferencial e estatística);
f) Conhecimentos abrangentes de imagem institucional de organizações;
g) Conhecimentos especializados de orientações universais do design gráfico;
h) Conhecimentos especializados de orientações e técnicas de aplicação da tipografia e da cor;
i) Conhecimentos especializados de técnicas de criação, captura e processamento de imagem raster e vetorial, áudio e vídeo;
j) Conhecimentos abrangentes de tecnologias e metodologias de modelação 3D;
k) Conhecimentos especializados de aplicações interativas (por exemplo, animações, banners, jogos);
l) Conhecimentos fundamentais de técnicas de modelação de dados;
m) Conhecimentos fundamentais de sistemas de gestão de bases de dados;
n) Conhecimentos especializados de tecnologias de suporte ao desenvolvimento web (incluindo serviços web, escalabilidade e segurança);
o) Conhecimentos especializados de tecnologias de suporte ao desenvolvimento para dispositivos móveis, em diversas plataformas;
p) Conhecimentos especializados de interfaces gráficas (princípios, linhas orientadoras, padrões, e guias de estilo para desenho de interação, aplicados a diferentes ambientes e plataformas);
q) Conhecimentos especializados de técnicas de prototipagem de interfaces gráficas;
r) Conhecimentos abrangentes de técnicas de melhoria da experiência de utilização;
s) Conhecimentos especializados de princípios e testes de usabilidade;
t) Conhecimentos abrangentes de técnicas e linguagens de programação (procedimentais e orientadas a objetos);
u) Conhecimentos especializados de tecnologias e linguagens de programação para a web;
v) Conhecimentos especializados de tecnologias e linguagens de programação de aplicações móveis em diferentes plataformas;
w) Conhecimentos especializados de métodos de distribuição de aplicações móveis.
6.2 - Aptidões
a) Desenvolver e financiar ideias de negócio;
b) Desenvolver um plano de projeto e supervisionar a sua execução;
c) Aplicar raciocínio lógico e ferramentas matemáticas na resolução de problemas;
d) Desenvolver aplicações utilizando as abordagens procedimental e orientada a objetos;
e) Criar, capturar e processar media para aplicações web e para dispositivos móveis;
f) Criar e implementar a imagem institucional de uma organização;
g) Utilizar princípios de design gráfico na elaboração de interfaces gráficas e de conteúdos;
h) Identificar necessidades e requisitos de utilizadores e organizações;
i) Desenhar, prototipar e testar interfaces gráficas orientadas ao utilizador;
j) Conceber e implementar bases de dados;
k) Aceder e manipular informação em bases de dados;
l) Conceber e configurar soluções de alojamento de websites e aplicações web;
m) Aplicar conhecimentos de desenvolvimento de websites estáticos e dinâmicos e aplicações web;
n) Aplicar conhecimentos de desenvolvimento e disponibilização de web services;
o) Aplicar a legislação e respeitar aspetos éticos e deontológicos nas soluções implementadas;
p) Explorar as potencialidades e mitigar as limitações dos dispositivos móveis;
q) Utilizar métodos e ferramentas de desenvolvimento de aplicações para as principais plataformas móveis;
r) Distribuir aplicações para dispositivos móveis nas diversas plataformas;
s) Aplicar conhecimentos de produção de conteúdos interativos.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa;
b) Demonstrar capacidade de comunicação;
c) Adaptar-se ao meio social e económico envolvente;
d) Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias;
e) Demonstrar capacidade de comunicação, ao nível técnico e funcional, com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho;
f) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da motivação;
g) Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico;
h) Demonstrar capacidade de gestão do tempo;
i) Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Uma das seguintes áreas:
Matemática ou Desenho ou História da Cultura e das Artes
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso: 2015-2016
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
209139047