Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 409/75, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Reestrutura o Ministério da Comunicação Social.

Texto do documento

Decreto-Lei 409/75

de 2 de Agosto

Considerando que o conceito de dissociabilidade da informação e da cultura resulta de uma hierarquização artificial que, rebaixando a primeira ao nível do utilitário, chegou a sublimar a segunda no sentido de uma especialização socialmente minoritária;

Considerando que o processo revolucionário em curso na sociedade portuguesa pôs, desde logo, em causa essa dissociabilidade e que a sua própria dinâmica desencadeou irresistíveis forças de integração, incompatíveis com as compartimentações graças às quais se prolongavam os mecanismos defensivos das classes favorecidas;

Considerando que, em sentido lato, toda a cultura é (deverá ser) comunicação e que toda a comunicação é (poderá ser) cultura, e que é patente a ilegitimidade de qualquer distinção entre cultura popular e cultura erudita, que forçadamente tendeu a reduzir a primeira a uma função oblíqua e mistificadora de suposta divulgação para consumo de massas;

Considerando que a verificação destas evidências teria de concluir pela necessidade de reestruturar e coordenar todos os órgãos técnicos e administrativos responsáveis pelas questões culturais até agora divididos essencialmente entre os Ministérios da Educação e Cultura e da Comunicação Social, com geral prejuízo e dano das obrigações do Estado perante o Povo e dos direitos deste;

Considerando que se deverá prever, numa segunda fase, a integração administrativa de departamentos ou serviços culturais até agora dependentes de outros Ministérios;

Considerando, por outro lado, que a complexidade dos problemas educacionais, quer no momento presente, quer, ainda com maior razão, no futuro, mais do que justificam que o Ministério da Educação e Cultura se consagre exclusivamente às questões do ensino;

Usando da faculdade conferida pelo artigo 16.º, n.º 1, 3.º, da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

ARTIGO 1.º

(Órgãos do MCS)

1. O Ministério da Comunicação Social compreenderá as seguintes Secretarias de Estado:

a) Secretaria de Estado da Informação;

b) Secretaria de Estado da Cultura.

2. Junto do Ministro da Comunicação Social funcionarão os seguintes órgãos:

a) Gabinete do Ministro;

b) Conselho de Informação;

c) Conselho de Cultura;

d) Secretaria-Geral.

3. A Secretaria de Estado da Informação é dirigida por um Secretário de Estado e compreenderá as seguintes unidades orgânicas:

a) Comissão Interministerial de Informação;

b) Assessoria Técnica;

c) Direcção-Geral de Divulgação;

d) Direcção-Geral de Informação.

4. A Secretaria de Estado da Cultura é dirigida por um Secretário de Estado e compreenderá as seguintes unidades orgânicas:

a) Comissão Interministerial da Cultura;

b) Gabinete de Programação Cultural;

c) Comissão de Classificação Etária dos Espectáculos;

d) Assessoria Técnica;

e) Direcção-Geral de Acção Cultural;

f) Direcção-Geral de Espectáculos;

g) Direcção-Geral do Património Cultural.

ARTIGO 2.º

(Transferência de órgãos do MEC)

1. Os órgãos do Ministério da Educação e Cultura que desenvolvem actividades no campo da cultura deverão, progressivamente, integrar-se no Ministério da Comunicação Social.

2. Fica extinto o cargo de Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente do Ministério da Educação e Cultura, passando os órgãos e o pessoal que integravam a correspondente Secretaria de Estado a ficar vinculados à Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Cultura até que se verifique a sua transferência para o Ministério da Comunicação Social ou para outra Secretaria de Estado do Ministério da Educação e Cultura.

3. Os Ministros da Comunicação Social e da Educação e Cultura designarão, por despacho conjunto, uma comissão incumbida de indicar os órgãos, pessoal, verbas orçamentais e património a transferir e a apresentar as soluções necessárias para a integração funcional no Ministério da Comunicação Social.

4. As propostas de solução deverão ser ratificadas por portaria conjunta dos Ministros da Comunicação Social e da Educação e Cultura.

5. A integração funcional a que se refere o n.º 2 deste artigo deverá estar ultimada até 15 de Agosto de 1975.

ARTIGO 3.º

(Lista nominativa das transferências)

1. O pessoal transferido do Ministério da Educação e Cultura para o Ministério da Comunicação Social será aquele que for incluído em lista ou listas nominativas aprovadas por despacho conjunto dos Ministros da Educação e Cultura e da Comunicação Social, a publicar no Diário do Governo.

2. O pessoal citado no número anterior será integrado no quadro do pessoal do Ministério da Comunicação Social em categoria não inferior à que tinha no quadro de origem, podendo, porém, a designação da categoria ou cargo atribuído no quadro de origem ser posteriormente alterada para assegurar a sua adaptação às categorias do quadro do pessoal do Ministério da Comunicação Social.

3. A integração a que se refere o número anterior e o abono dos respectivos vencimentos não dependerá de quaisquer formalidades, salvo a anotação das novas situações pelo Tribunal de Contas.

4. Poderá o Ministro da Comunicação Social proceder à distribuição do pessoal referido nos números anteriores por qualquer dos serviços ou organismos dependentes do Ministério, consoante as necessidades internas do serviço.

ARTIGO 4.º

(Quadro do pessoal do MCS)

1. O Ministério da Comunicação Social contará de imediato com a dotação de pessoal constante do quadro anexo, o qual será progressivamente acrescido do número de unidades transferidas do Ministério da Educação e Cultura, em cujos quadros serão abatidos os respectivos lugares.

2. A integração no quadro do pessoal que à data da entrada em vigor do presente decreto-lei prestar serviço no Ministério da Comunicação Social far-se-á mediante inclusão em lista nominativa aprovada por portaria do Ministro da Comunicação Social.

3. A colocação do pessoal nos termos dos números anteriores e o abono dos respectivos vencimentos não dependerão de quaisquer outras formalidades, salvo a anotação das novas situações pelo Tribunal de Contas.

ARTIGO 5.º

(Regulamentação dos serviços)

1. Dentro de cento e vinte dias, a contar da data de entrada em vigor do presente decreto-lei, serão elaborados os regulamentos necessários aos serviços do Ministério da Comunicação Social, os quais serão aprovados por portaria ministerial.

2. Dentro do prazo fixado no número anterior serão definidas as regras gerais de gestão de pessoal do Ministério.

3. Durante o período de tempo que antecede o prazo fixado nos números anteriores, os lugares vagos do quadro serão providos, a título provisório, mediante despacho ministerial.

4. Os cargos de direcção ou de chefia no Ministério da Comunicação Social serão sempre exercidos em regime de comissão de serviço por tempo indeterminado.

ARTIGO 6.º

(Transferência de verbas orçamentais e património) 1. A transferência de verbas orçamentais do Ministério da Educação e Cultura para o Ministério da Comunicação Social processar-se-á mediante decreto referendado pelos Ministros da Educação e Cultura, da Comunicação Social e das Finanças.

2. As receitas próprias dos órgãos transferidos transitarão, automaticamente, com estes para o Ministério da Comunicação Social.

3. O material, equipamento e instalações que forem transferidos serão incorporados no património do Ministério da Comunicação Social.

ARTIGO 7.º

(Nova denominação)

O Ministério da Educação e Cultura passa a denominar-se Ministério da Educação e Investigação Científica.

ARTIGO 8.º

(Entrada em vigor)

Este decreto-lei entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - Álvaro Cunhal - Francisco José Cruz Pereira de Moura - Joaquim Jorge Magalhães Mota - Mário Alberto Nobre Lopes Soares - António Carlos Magalhães Arnão Metelo - Mário Luís da Silva Murteira - José Joaquim Fragoso - José Emílio da Silva - Jorge Correia Jesuíno.

Promulgado em 24 de Julho de 1975.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Pessoal integrado no quadro único a que se refere o artigo 4.º do Decreto-Lei

n.º 409/75

(ver documento original)

O Ministro da Comunicação Social, Jorge Correia Jesuíno.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/08/02/plain-216030.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/216030.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-09-10 - Portaria 548/75 - Ministério da Comunicação Social

    Aprova o Regulamento do Ministério da Comunicação Social, que define e quantifica os cargos de direcção e de chefia e fixa princípios básicos técnico-administrativos, orientadores do desenvolvimento da actividade dos serviços.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-29 - Decreto 89/76 - Ministérios da Administração Interna, da Educação e Investigação Científica e da Comunicação Social

    Extingue a Direcção-Geral dos Assuntos Culturais.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-31 - Decreto-Lei 652/76 - Ministério da Comunicação Social

    Altera o Decreto-Lei n.º 409/75, de 2 de Agosto, que reestrutura o Ministério da Comunicação Social.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-31 - Portaria 467/76 - Ministério da Comunicação Social

    Aprova o Regulamento da Comissão de Classificação dos Espectáculos.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-25 - Decreto-Lei 70/77 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação e Investigação Científica

    Extingue a Junta Nacional de Educação transferindo as suas funções para o Ministério da Educação e Investigação Científica.

  • Tem documento Em vigor 1977-08-19 - Decreto-Lei 340/77 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Estabelece a estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura.

  • Tem documento Em vigor 1980-04-03 - Decreto-Lei 59/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Reestrutura a Secretaria de Estado da Cultura.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-23 - Decreto Regulamentar 18/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Cria as Delegações Regionais das Zonas Norte, Centro e Sul da Secretaria de Estado da Cultura e define as suas atribuições.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-23 - Decreto Regulamentar 17/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Define a estrutura orgânica e as atribuições do Instituto Português do Livro.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-26 - Decreto Regulamentar 19/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Define a organização e o funcionamento do conselho de directores-gerais, da Direcção-Geral dos Serviços Centrais, do gabinete de planeamento, do gabinete de organização e pessoal e da Direcção-Geral de Acção Cultural.

  • Tem documento Em vigor 1980-08-12 - Portaria 512/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Altera os quadros de pessoal anexos ao Decreto-Lei n.º 409/75, de 2 de Agosto, à Portaria n.º 548/75, de 10 de Setembro, ao Decreto n.º 89/76, de 29 de Janeiro, e ao Decreto-Lei n.º 184/73, de 25 de Abril.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Decreto-Lei 410/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Aplica várias disposições aos funcionários das Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Cultura providos nos lugares dos quadros alterados pela Portaria nº 512/80, de 12 de Agosto.

  • Tem documento Em vigor 1982-02-27 - Decreto-Lei 60/82 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Qualidade de Vida, das Finanças e do Plano, da Cultura e Coordenação Científica e da Reforma Administrativa

    Divide o quadro anexo ao Decreto-Lei n.º 410/80, de 27 de Setembro (estabelecimento dos quadros de pessoal da Secretaria-Geral do Ministério da Qualidade de Vida e das Direcções-Gerais da Informação e da Divulgação).

  • Tem documento Em vigor 1982-10-12 - Decreto-Lei 420/82 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa

    Aprova a lei orgânica da Direcção-Geral da Comunicação Social.

  • Tem documento Em vigor 1984-12-12 - Decreto-Lei 390/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Extingue a Direcção-Geral de Divulgação, criada pelo Decreto-Lei nº 409/75, de 2 de Agosto, e cria, em sua substituição, na Direcção-Geral da Comunicação Social, a Direcção dos Serviços de Divulgação, passando a Direcção dos Serviços de Documentação e Divulgação desta Direcção-Geral a designar-se por Direcção dos Serviços de Documentação.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

  • Tem documento Em vigor 2018-07-06 - Declaração de Retificação 20/2018 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    Retifica o Decreto-Lei n.º 32/2018, de 8 de maio, da Presidência do Conselho de Ministros que determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980, publicado no Diário da República, n.º 88, 1.ª série, de 8 de maio de 2018

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda