Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 318/79, de 12 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Cria uma comissão interministerial que analise a problemática levantada pelo binómio informática-liberdades e garantias individuais.

Texto do documento

Resolução 318/79

É de difícil compatibilização o direito do cidadão ao exercício das suas liberdades e ao gozo da sua intimidade com a necessidade, imposta pelo próprio corpo social em que está integrado, de recolher e tratar, com recurso a processamentos automáticos, informações que lhe dizem respeito.

Os riscos eventuais que da utilização da informática podem derivar para as liberdades individuais são, fundamentalmente, os que decorrem da própria natureza da informação pessoal constante dos ficheiros, das condições de acesso e da difusão de bancos memorizados e, muito em especial, da interconexão que pode ser estabelecida entre bancos de dados nominativos, mormente através da possibilidade de utilização de um número nacional de identificação.

Revelando a exacta consciência desses riscos, a Constituição da República Portuguesa definiu, no seu artigo 35.º, limites e condições de utilização da informática, fixando o princípio do livre acesso e a proibição, não só do tratamento de dados nominativos referentes a convicções políticas, fé religiosa ou vida privada, mas também da atribuição de um número nacional único aos cidadãos.

No entanto, atenta a insuficiência e as limitações das garantias técnicas e das medidas deontológicas, e considerando a dimensão do problema e a amplitude ética dos valores em causa, importa reconhecer que a defesa dos direitos fundamentais da pessoa, máxime da sua privacidade, relativamente à utilização abusiva da informática, exige o recurso à regulamentação legislativa, o que no nosso país ainda não foi feito, apesar da directiva constitucional do artigo 293.º, n.º 3.

Atenta a competência exclusiva por parte da Assembleia da República para legislar sobre a matéria de direitos, liberdades e garantias (artigo 167.º da Constituição), mas reconhecendo-se, por outro lado, a necessidade de, sem mais demoras, se criarem as condições que permitam estudar o problema em toda a sua profundidade, o Conselho de Ministros, reunido em 17 de Outubro de 1979, resolveu:

1 - Criar uma comissão interministerial que analise a problemática levantada pelo binómio informática-liberdades e garantias individuais, constituída por:

a) Um representante do Ministério da Justiça;

b) Um representante do Ministério da Defesa Nacional;

c) Um representante do Ministério das Finanças;

d) Um representante do Ministério dos Assuntos Sociais;

e) Um representante do Ministério do Trabalho;

f) Um representante do Ministério dos Transportes e Comunicações.

2 - A comissão deverá entregar o seu relatório, no prazo de noventa dias, ao Ministro da Justiça.

Presidência do Conselho de Ministros, 17 de Outubro de 1979. - O Primeiro-Ministro, Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/11/12/plain-208678.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/208678.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-06-07 - Acórdão 355/97 - Tribunal Constitucional

    Pronuncia-se pela inconstitucionalidade das normas do decreto registado na Presidência do Conselho de Ministros sob o n.º 1 do 110/97 - Constituição de ficheiros automatizados em cada um dos Centros Regionais de Oncologia de Lisboa, Porto e Coimbra do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil (IPOFG), bem como dos registos oncológicos criados em cada instituição de saúde-, por violação do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 168.º, (Reserva Relativa da Competência Legislativa da Assembleia da (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda