Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 234/85, de 24 de Abril

Partilhar:

Sumário

Adopta novas medidas de apoio, na área das comunicações, para as empresas de comunicação social.

Texto do documento

Portaria 234/85
de 24 de Abril
O importante papel da informação nas sociedades, nomeadamente como instrumento de promoção cultural e social e ainda de aproximação entre os povos, tem levado diferentes organizações internacionais, como a UNESCO e a UPU, a recomendar a adopção de medidas de protecção e apoio aos órgãos de comunicação social.

Daí que em muitos países tenham sido implementadas acções nesse sentido, as quais assumem facetas diversas e cobrem múltiplos aspectos das actividades ligadas à informação.

Em Portugal, desde há alguns anos que vêm sendo levadas a cabo medidas que visam idênticas finalidades.

Assim, o Governo tem atribuído às empresas de comunicação social, nomeadamente, subsídios para a compra de papel e ainda financiado a isenção de porte pago na distribuição de jornais.

Entendeu-se, agora, adoptar novas medidas de apoio, desta vez na área das comunicações, correspondendo aliás a solicitações nesse sentido feitas pelas empresas de comunicação social.

No entanto, considerou-se que os apoios a conceder neste campo deveriam ficar directamente ligados à forma como aquelas empresas satisfazem os respectivos compromissos para com os operadores nacionais de comunicações.

Importa, na verdade, acabar com situações de acumulação sucessiva de débitos aos CTT e aos TLP, não só por tal ser insustentável para quem tem o dever de assegurar os serviços públicos postais e de telecomunicações, mas também por se estarem a gerar, indirectamente, situações de tratamento desigual entre empresas de comunicação social.

Nestes termos, ouvidas as empresas públicas Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT) e Telefones de Lisboa e Porto (TLP), e ao abrigo do artigo 35.º do Decreto-Lei 49368, de 10 de Novembro de 1969:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Equipamento Social, o seguinte:

1.º Mantêm-se os apoios já actualmente concedidos às empresas de comunicação social, no domínio postal, através da Direcção-Geral da Comunicação Social.

2.º Às empresas de comunicação social que tenham satisfeito pontualmente até agora os seus débitos de telecomunicações são fixadas desde já taxas que correspondam ao valor da sua facturação mensal, após dedução de 30% sobre aquele montante (ou "sobre a referida facturação») referente ao período a que a mesma se reporta.

3.º É fixada a data de 30 de Abril de 1985 como prazo limite para a obtenção de acordo sobre planos de amortização de dívidas de comunicações, a celebrar entre os CTT e ou TLP e as empresas de comunicação social com débitos em atraso.

4.º O regime previsto no n.º 2.º é também aplicável às empresas de comunicação social que tenham celebrado o acordo com os CTT e ou TLP sobre amortização de dívidas, nos termos e no prazo referidos no número anterior, e que passem a satisfazer com pontualidade os seus débitos.

5.º Às empresas de comunicação social que não satisfaçam pontualmente as suas obrigações aplicar-se-ão os mecanismos previstos na legislação em vigor.

6.º Consideram-se abrangidas pelo conteúdo do presente diploma as empresas de comunicação social constantes da relação a fornecer regularmente aos CTT e TLP pela Direcção-Geral da Comunicação Social.

Ministério do Equipamento Social.
Assinada em 9 de Abril de 1985.
O Ministro do Equipamento Social, Carlos Montez Melancia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/180291.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-11-10 - Decreto-Lei 49368 - Ministério das Comunicações - Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones

    Determina que, a partir de 1 de Janeiro de 1970, a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones passe a constituir uma empresa pública do Estado, denominada Correios e Telecomunicações de Portugal, regida pelo estatuto constante do anexo I ao presente diploma. Introduz alterações ao estatuto dos Telefones de Lisboa e Porto, constantes do anexo ao Decreto-Lei nº 48007, de 26 de Outubro de 1967, de acordo com o disposto no anexo II ao presente diploma.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-11-09 - Portaria 854/85 - Ministério do Equipamento Social

    Considera empresas de comunicação social, para efeitos do disposto na Portaria n.º 234/85, de 24 de Abril, as que se dediquem, de forma predominante, à edição de jornais ou revistas de periodicidade, pelo menos, trimestral, à difusão de informação através de meios áudio-visuais ou à procura, colecção e redacção de informação para oferecer e transmitir, mediante pagamento, a outras empresas suas assinantes (agências noticiosas).

  • Tem documento Em vigor 1986-04-26 - Portaria 161/86 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Deduz, nas empresas de comunicação social, 30% sobre a facturação do serviço de telecomunicações prestado pelos CTT e TLP.

  • Tem documento Em vigor 1997-12-20 - Lei 127-B/97 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 1998.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda