Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 38/82, de 7 de Julho

Partilhar:

Sumário

Atribui um subsídio aos funcionários da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, destinado a compensar as condições de risco específicas das actividades relacionadas com estabelecimentos prisionais.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 38/82

de 7 de Julho

São infelizmente frequentes nos estabelecimentos prisionais as situações de perigo a que são sujeitos os funcionários.

Delinquentes de elevada perigosidade e cumprindo grandes penas concentram-se nos estabelecimentos, onde os motins, as depredações, as ofensas corporais, o ficar-se refém, a perda de vidas são realidades que não podem deixar de medir-se quando se encare a situação do funcionário prisional.

Há efectivamente em relação a estes funcionários que considerar o ónus da sua permanência dentro da instituição ou do desempenho de determinados cargos que, directa ou indirectamente, se colocam potencialmente sob um risco permanente e elevado que não surge no exercício de outras funções.

Razões de ordem semelhante, mas ligadas a outra zona de luta contra a criminalidade, estiveram na origem da publicação do Decreto Regulamentar 10-A/80, de 5 de Maio, que se refere a determinado pessoal da PJ.

Nos serviços prisionais e por equiparação ao pessoal da PSP, só os guardas prisionais recebem, e justamente, conpensação que decorre do risco.

O reconhecimento de que essa compensação devia ser tornada extensiva a outras categorias de funcionários levou a que, no preâmbulo da nova lei orgânica da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, aprovada pelo Decreto-Lei 268/81, de 16 de Setembro, se anunciasse já a intenção de promover o seu alargamento.

Por intermédio deste diploma vem pois concretizar-se esse intento, graduando-se o subsídio de risco de forma correspondente ao risco das funções exercidas pelas diversas categorias de funcionários abrangidos.

Assim, tendo em vista o disposto no n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 110-A/81, de 14 de Maio:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É instituído, pelo presente diploma, para os funcionários da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais adiante indicados um subsídio destinado a compensar as condições de risco específicas das actividades relacionadas com os estabelecimentos prisionais.

Art. 2.º O subsídio terá os seguintes quantitativos mensais:

1) Funcionários com a categoria de:

a) Director-geral ... 7500$00 b) Subdirector-geral ... 7000$00 c) Inspector ... 4000$00 d) Técnico superior de vigilância e técnico auxiliar de vigilância ... 3000$00 2) Funcionários, quando em serviço efectivo nos estabelecimentos prisionais, com as categorias de:

a) Director do estabelecimento central e especial e director do estabelecimento prisional ... 6500$00 b) Substituto e adjunto de director de estabelecimento central e especial, director de estabelecimento prisional regional ou funcionário que exerça as suas funções e chefe de clínica que exerça as funções de director clínico do Hospital Prisional de S. João de Deus ... 4500$00 c) Técnico de educação, técnico de serviço social, técnico de orientação social, educador e orientador social ... 4000$00 d) Técnico superior de vigilância e técnico auxiliar de vigilância ... 3500$00 e) Médico, técnico superior, engenheiro técnico agrário, técnico de ensino profissional, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico auxiliar fisioterapeuta e técnico terapeuta, encarregado geral, encarregado e cozinheiro ... 3000$00 f) Chefe de repartição, técnico farmacêutico, chefe de secção, técnico auxiliar radiografista, técnico auxiliar preparador de laboratório farmacêutico, técnico auxiliar preparador de análises, técnico auxiliar de laboratório, fiel de armazém e agente técnico agrícola ... 2500$00 g) Tesoureiro, primeiro-oficial, segundo-oficial e terceiro-oficial, escriturário-dactilógrafo, telefonista, restante pessoal operário, auxiliares técnicos de agricultura, mestre e guarda-florestal, condutor de máquinas e motorista de pesados ... 2000$00 Art. 3.º Os funcionários referidos na alínea c) do n.º 2 do artigo 2.º mantêm o direito ao subsídio quando em serviço nos tribunais de execução das penas ou, caso desempenhem as funções próprias da sua categoria, nos serviços centrais da DGSP.

Art. 4.º Os funcionários referidos no n.º 2 do artigo 2.º terão os seus subsídios acrescidos de 1000$00 e de 500$00 quando, respectivamente, prestem serviço em estabelecimentos de segurança máxima ou em estabelecimentos com secções de segurança máxima.

Art. 5.º O subsídio a que se refere os artigos anteriores é considerado para efeitos da alínea a) do n.º 1 do artigo 47.º do Decreto-Lei 498/72, de 9 de Dezembro.

Art. 6.º O disposto no presente diploma produz efeitos a partir de 1 de Junho de 1982.

Art. 7.º Os encargos resultantes da aplicação do disposto no presente diploma serão suportados pelo Cofre dos Conservadores, Notários e Funcionários de Justiça enquanto não forem inscritas as verbas necessárias no Orçamento Geral do Estado.

Art. 8.º As dúvidas que surgirem na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro da Justiça em conjunto com o Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e o Ministro da Reforma Administrativa, de acordo com as respectivas competências.

Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Alípio Barrosa Pereira Dias - José Manuel Meneres Sampaio Pimentel.

Promulgado em 24 de Junho de 1982.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1982/07/07/plain-17652.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17652.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-12-09 - Decreto-Lei 498/72 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

    Promulga o Estatuto da Aposentação.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-05 - Decreto Regulamentar 10-A/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Justiça e das Finanças e do Plano

    Atribui um subsídio de risco aos agentes da Polícia Judiciária.

  • Tem documento Em vigor 1981-05-14 - Decreto-Lei 110-A/81 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa

    Altera a tabela de vencimentos, gratificações e pensões dos funcionários e agentes da Administração Pública, da administração central e local e dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 1981-09-16 - Decreto-Lei 268/81 - Ministério da Justiça

    Aprova a lei orgânica da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-11-24 - Decreto-Lei 458/82 - Ministério da Justiça

    Reformula as carreiras e normas estatutárias da Polícia Judiciária.

  • Tem documento Em vigor 1983-05-20 - Decreto-Lei 204/83 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Justiça e da Reforma Administrativa

    Aprova a Lei Orgânica do Instituto de Reinserção Social.

  • Tem documento Em vigor 1991-08-16 - Decreto-Lei 300/91 - Ministério da Justiça

    ACTUALIZA O SUBSÍDIO DE RISCO DO PESSOAL, NAO PERTENCENTE AO GRUPO DE PESSOAL DE VIGILÂNCIA, EM SERVIÇO EFECTIVO NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS. ALTERA OS ARTIGOS 1, 2, 3 E 7 DO DECRETO REGULAMENTAR NUMERO 38/82, DE 7 DE JULHO E REVOGA OS ARTIGOS 4, 5, 6 E 8 DO MESMO DIPLOMA.

  • Tem documento Em vigor 1997-09-08 - Decreto-Lei 237/97 - Ministério da Justiça

    Altera o Decreto Regulamentar 38/82, de 7 de Julho, que estabelece o suplemento de risco do pessoal da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto Lei 300/91, de 16 de Agosto.

  • Tem documento Em vigor 2005-04-04 - Decreto-Lei 75/2005 - Ministério da Justiça

    Altera o Decreto Regulamentar n.º 38/82, de 7 de Julho, que atribui um subsídio aos funcionários da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais destinado a compensar as condições de risco específicas das actividades relacionadas com estabelecimentos prisionais.

  • Tem documento Em vigor 2005-12-29 - Decreto-Lei 229/2005 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Revê os regimes que consagram, para determinados grupos de subscritores da Caixa Geral de Aposentações, desvios às regras previstas no Estatuto da Aposentação em matéria de tempo de serviço, idade de aposentação e fórmula de cálculo das pensões, por forma a compatibilizá-los com a convergência do regime de protecção social da função pública ao regime geral da segurança social no que respeita às condições de aposentação e cálculo das pensões

  • Tem documento Em vigor 2012-09-28 - Decreto-Lei 215/2012 - Ministério da Justiça

    Aprova a orgânica da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda