Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 80/2000, de 1 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 80/2000. - Louvo o tenente-general PILAV (000 189-K) António José Frias Vasques Osório pela forma altamente competente, de grande profissionalismo e extraordinária dedicação como tem desempenhado o cargo de adjunto para as operações no Estado-Maior-General das Forças Armadas. Oficial com sólida formação militar, cultivando em elevado grau as virtudes da extrema lealdade, sentido

do dever e espírito de missão, alia a essas virtudes uma inteligência arguta, uma elevada cultura militar geral diversificada e imaginativa e uma preparação técnico-profissional de elevada qualidade, que permanentemente actualiza.

No desempenho das funções inerentes ao seu cargo, o tenente-general Vasques Osório tem desenvolvido uma acção de planeamento constante e com elevado sentido de oportunidade. Seguindo com cuidada atenção a evolução da situação de segurança nas regiões onde há interesses nacionais em causa, a sua percepção e elevada capacidade de análise, orienta e dirige o planeamento de contingência adequado e oportuno que tem permitido propor a utilização de componentes do Sistema de Forças Nacional de forma eficiente, de acordo com as decisões políticas e em condições perfeitamente avaliadas de ambiente operacional, risco e resultados a obter.

Com elevado e correcto conhecimento, permanentemente actualizado, da situação internacional, mantém contactos ao nível de escalões de comando aliados e amigos, com grande aceitabilidade e apreço, e as suas avaliações e percepções são muito consideradas, dando grande credibilidade às posições nacionais na gestão de crises que afectam a segurança e defesa.

Desenvolvendo excelentes relações de trabalho, tem sido um adjunto do general CEMGFA para os assuntos operacionais de elevada qualificação, com grandes conhecimentos e cultura da utilização conjunta das componentes do Sistema de Forças, o que, aliado às suas qualidades pessoais, à sua inteira disponibilidade e atenção ao desenvolvimento de operações e forças nacionais destacadas, através do centro de operações conjunto, cuja actividade acompanha permanentemente, o creditam como um general extraordinariamente apto para funções inerentes ao seu posto em comandos conjuntos e combinados e para o desempenho das mais altas funções na hierarquia das Forças Armadas.

Pelas qualidades evidenciadas e pelo trabalho desenvolvido, considero que os serviços prestados pelo tenente-general Vasques Osório no cargo de adjunto para as operações no EMGFA, dos quais resulta lustre para a Nação e Forças Armadas, devem ser qualificados de extraordinários, relevantes e muito distintos.

5 de Janeiro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1747531.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda