Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 1375/2008, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Aprova a adequação da licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) a licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos da Faculdade de Letras (Deliberação n.º 72/2006, da comissão científica do Senado, de 20 de Março, proposta pelo conselho científico da Faculdade de Letras)

Texto do documento

Deliberação 1375/2008

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 72/2006 da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, foi aprovada a adequação da Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) a Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-510/2006, conforme Despacho do Director-Geral, de 6 de Junho de 2006, publicado no Diário da República, n.º 120, 2.ª Série, de 23 de Junho, com o n.º 13201/2006, com a rectificação 1109/2006, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 132, de 11 de Julho, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e cuja estrutura curricular, plano de estudos e objectivos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos

1 - Objectivos

Esta Licenciatura vem dar continuidade à que foi criada pela Portaria 852/87, de 4 de Novembro. Continua a ter como objectivos fundamentais formar docentes e outros profissionais na área do ensino do Português a falantes de outras línguas (PLE/PL2), nas suas componentes linguística e cultural, e promover a investigação na mesma área. O ensino da Língua Portuguesa a falantes não nativos ocupa hoje um lugar inquestionável nas áreas das Ciências Humanas, enquadrando-se na política educativa europeia, e global, cada vez mais voltada para o desenvolvimento e estudo do Multilinguismo. A realidade muito específica do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa, única na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acentua o ensino do Português a falantes não nativos. Frequentam os cursos (anuais e de Verão) de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros deste Departamento muitos alunos que constituem um 'laboratório vivo', permitindo que nesta Licenciatura seja feita uma reflexão particular sobre a língua portuguesa e as culturas que se expressam em português, comparando-as com muitas outras línguas e culturas tipologicamente diversas, o que favorece uma preparação mais intensa e rica de futuros professores e investigadores. Esse 'laboratório vivo' favorece a implementação da aprendizagem em situação. Este é, de facto, um local privilegiado para conhecer problemas que se colocam na aprendizagem, formal e não formal do Português a falantes de outras línguas, através de contactos directos e de análises de produção escrita e oral dos alunos estrangeiros que frequentam os diferentes níveis dos Cursos de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros. A Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos responde positivamente ao critério de empregabilidade e de empreendedorismo, na medida em que, para além da saída 'tradicional' - o ensino -, dota os seus alunos de competências e instrumentos que lhes podem dar acesso a outras profissões no âmbito das indústrias relacionadas com a língua e cultura.

2 - Estrutura Curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Letras

3 - Curso: Estudos Portugueses e Lusófonos

4 - Grau de licenciado

5 - Área científica predominante do curso: Estudos Portugueses e Lusófonos

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 180

7 - Duração normal do curso: 6 semestres

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: Especialização em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda)

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

Estudos Portugueses e Lusófonos

Língua e Cultura Portuguesa

(Língua Estrangeira/Língua Segunda)

(ver documento original)

3 - Plano de Estudos

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Licenciatura - Estudos Portugueses e Lusófonos

Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda)

1.º Semestre

(ver documento original)

2.º Semestre

(ver documento original)

3.º Semestre

(ver documento original)

4.º Semestre

(ver documento original)

5.º Semestre

(ver documento original)

6.º Semestre

(ver documento original)

Disciplinas optativas oferecidas pelo Departamento:

Política de Língua e Planeamento Linguístico

Comunicação Intercultural

Linguagem Geral e Linguagens Específica

28 de Abril de 2008. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1677023.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda