Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 389/80, de 22 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Reestrutura a Cadeia Central de Mulheres, em Tires.

Texto do documento

Decreto-Lei 389/80

de 22 de Setembro

Considerando que a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Angers, em Portugal, denunciou o acordo publicado no Diário do Governo, 2.ª série, n.º 206, de 3 Setembro de 1953, que havia celebrado com o Ministério da Justiça, ao abrigo do artigo 1.º do Decreto-Lei 39334, de 27 de Agosto do mesmo ano, para dirigir e administrar a Cadeia Central de Mulheres, em Tires;

Considerando que a mesma Congregação fixou o dia 31 de Agosto do ano em curso como a data em que o referido acordo deixará de produzir os seus efeitos;

Considerando que, nestas circunstâncias, há a necessidade de não só regularizar a situação do pessoal privativo daquela Congregação como também criar os instrumentos legais indispensáveis ao futuro funcionamento do aludido estabelecimento prisional;

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A Cadeia Central de Mulheres, em Tires, tem direcção própria e autonomia administrativa, constituindo, porém, um serviço externo dependente da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, nos termos do artigo 24.º do Decreto-Lei 523/72, de 19 de Dezembro.

2 - O estabelecimento referido no número anterior enquadra-se na alínea c) do n.º 1 e na alínea b) do n.º 5 do artigo 158.º do Decreto-Lei 265/79, de 1 de Agosto.

Art. 2.º Salvaguardado o condicionalismo resultante da sua especialidade, a Cadeia Central de Mulheres rege-se, em princípio, pelas disposições aplicáveis aos estabelecimentos prisionais congéneres, disponde de um conselho técnico e de um conselho administrativo, aos quais são aplicáveis as disposições dos artigos 186.º a 190.º do Decreto-Lei 265/79, de 1 de Agosto.

Art. 3.º Para a colocação do pessoal em serviço na Cadeia Central de Mulheres, que vinha sendo pago pelas verbas privativas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Angers, em Portugal, é aumentado o quadro do pessoal dos serviços externos da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, constante do mapa V anexo ao Decreto-Lei 523/72, de 19 de Dezembro, dos seguintes lugares:

Um lugar de escriturário-dactilógrafo de 2.ª classe, com a remuneração da letra S;

Um lugar de condutor de máquinas de 2.ª classe, com a remuneração da letra Q;

Quatro lugares de serventuário, com a remuneração da letra T.

Art. 4.º - 1 - Enquanto não estiver concluído o concurso de provimento do pessoal de vigilância do sexo feminino, pode ser assalariado o número de unidades de vigilância do mesmo sexo necessário para assegurar as condições de segurança da Cadeia Central de Mulheres.

2 - O pessoal assalariado nos termos do número anterior recebe o salário diário correspondente a 1/30 da remuneração principal do guarda prisional.

3 - Estes assalariamentos cessam logo que esteja concluído o concurso referido no n.º 1 e tomem posse dos respectivos lugares as candidatas que forem aprovadas.

Art. 5.º - 1 - A 4.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública, em colaboração com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, adaptará as dotações já atribuídas, no ano corrente, à Cadeia Central de Mulheres, em Tires, às novas condições de funcionamento deste estabelecimento, promovendo as alterações orçamentais que forem necessárias.

2 - O aumento de despesa resultante da execução do disposto nos artigos 3.º e 4.º, bem como do estabelecido no n.º 1 deste artigo é suportado, no presente ano económico, pelas verbas administradas pelo Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Justiça.

Art. 6.º O pessoal referido no artigo 3.º do presente diploma poderá ser admitido com dispensa dos normais procedimentos ligados ao provimento de pessoal não vinculado.

Art. 7.º Este diploma entra em vigor no dia 1 de Setembro de 1980.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de Agosto de 1980. - Francisco Sá Carneiro.

Promulgado em 8 de Setembro de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/22/plain-15986.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/15986.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1953-08-27 - Decreto-Lei 39334 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Aprova o acordo celebrado entre a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor de Angers, em Portugal, para a entrega da direcção e administração da Cadeia de Mulheres, em Tires, à referida Congregação - Integra nos serviços jurisdicionais de menores, com as funções correspondentes às das colónias correccionais para sexo feminino, o Instituto de Corpus Christi em Vila Nova de Gaia

  • Tem documento Em vigor 1972-12-19 - Decreto-Lei 523/72 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Justiça.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-01 - Decreto-Lei 265/79 - Ministério da Justiça

    Reestrutura os serviços que têm a seu cargo as medidas privativas de liberdade.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-08-07 - Portaria 678/81 - Ministérios da Justiça, das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa

    Altera o quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda