Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 400/78, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 467/73, de 20 de Setembro que estabelece normas sobre o abono mensal dos Sargentos e praças da G.N.R. e da Guarda Fiscal (G.F.) e dos chefes, subchefes e guardas da P.S.P., na situação de activo.

Texto do documento

Decreto-Lei 400/78

de 15 de Dezembro

Considerando ser necessário anular situações de desequilíbrio ético-profissional, com incidências disciplinares e operacionais, resultantes da integração na Polícia de Segurança Pública, ao abrigo do Decreto-Lei 632/75, de 14 de Novembro - quadro supranumerário permanente -, de guardas de 1.ª classe provenientes das polícias dos ex-territórios ultramarinos, cujas normas de promoção eram diferentes das que vigoravam na metrópole - quadro orgânico;

Considerando que a data de alistamento do guarda de 1.ª classe mais moderno do quadro supranumerário permanente equivale para o quadro orgânico da Polícia de Segurança Pública à do pessoal que frequentou a 3.ª Escola de Alistados de 1970 e que a média de tempo de serviço com que os guardas de 1.ª classe dos ex-territórios ultramarinos foram promovidos a este posto foi de cerca de quatro anos após o compromisso de honra;

Atendendo a que o quadro de guardas de 1.ª classe do quadro orgânico da Polícia de Segurança Pública, foi extinto pelo n.º 4 do artigo 5.º do Decreto-Lei 467/73, de 20 de Setembro, cessando por isso as promoções àquele posto:

O Governo, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, decreta o seguinte:

Artigo 1.º É revogado o n.º 4 do artigo 5.º do Decreto-Lei 467/73, de 20 de Setembro.

Art. 2.º São promovidos a guardas de 1.ª classe os guardas na efectividade de serviço do quadro orgânico da Polícia de Segurança Pública que em 31 de Dezembro de 1974 tenham completado quatro anos de serviço efectivo na corporação, desde que em 31 de Dezembro de 1978 satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Estar classificado, no mínimo, na 2.ª classe de comportamento;

b) Não ter pendente ou em curso qualquer processo crime, disciplinar ou de averiguações;

Caso o tenham, mantêm o direito à promoção todos os que vierem a ser ilibados de culpa e ainda aqueles que, embora punidos, não venham a ficar classificados abaixo da 2.ª classe de comportamento;

c) Ter, pelo menos, o 2.º grau do ensino primário ou equivalente.

Art. 3.º A promoção efectiva-se em 1 de Janeiro de 1979, data a partir da qual passam a ter direito aos vencimentos, gratificações e suplementos inerentes ao novo posto, sem qualquer retroactividade.

Art. 4.º - 1 - A antiguidade no novo posto, dos guardas promovidos ao abrigo do disposto neste diploma, será contada a partir da data em que lhes teria competido a promoção se esta se tivesse processado ao fim de quatro anos de serviço efectivo, contados a partir da data em que lhes foi dada por finda a respectiva escola de alistados, mesmo para os abrangidos pela segunda parte do requisito b) do artigo 2.º 2 - Os guardas de 1.ª classe do quadro orgânico a prestar serviço efectivo em 31 de Dezembro de 1978 passam a contar a sua antiguidade no posto do mesmo modo que os guardas a promover ao abrigo deste diploma, sem direito a retroactividade de vencimentos, gratificações ou suplementos.

Art. 5.º - 1 - Para efeitos de execução do presente diploma, considera-se inalterável o somatório dos efectivos do QO de guardas e guardas de 1.ª classe.

2 - Uma vez executado o previsto nos artigos 2.º e 4.º deste diploma, entra em extinção a categoria de guardas de 1.ª classe à medida que os elementos do mesmo deixem de prestar serviço activo, revertendo as vagas assim obtidas para a categoria de guarda.

Art. 6.º As dúvidas que possam surgir na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro da Administração Interna e, caso envolva aumento de encargos, por despacho conjunto deste e do Ministro das Finanças e do Plano.

Visto e aprovado em Conselho de Ministro. - Alfredo Jorge Nobre da Costa - António Gonçalves Ribeiro.

Promulgado em 30 de Novembro de 1978.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/12/15/plain-157870.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/157870.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-09-20 - Decreto-Lei 467/73 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Estabelece normas sobre o abono mensal a conceder aos sargentos e praças da Guarda Nacional Republicana (G.N.R.), e da Guarda Fiscal (G.F.) e aos chefes, subchefes e guardas da Polícia de Segurança Pública (P.S.P.) na situação de activo.

  • Tem documento Em vigor 1975-11-14 - Decreto-Lei 632/75 - Ministérios da Cooperação, da Administração Interna e das Finanças

    Integra na Polícia de Segurança Pública, como supranumerários permanentes os funcionários que prestaram serviço nas cooperações congéneres dos territórios descolonizados ou em vias de descolonização, e que satisfaçam as condições expressas neste diploma.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-06-19 - Decreto-Lei 236/82 - Ministério da Administração Interna

    Altera o Decreto-Lei n.º 400/78, de 15 de Dezembro, que estabelece normas sobre o abono mensal dos Sargentos e praças da G.N.R. e da Guarda Fiscal (G.F.) e dos chefes, subchefes e guardas da P.S.P., na situação de activo.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda