Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar Regional 7/82/M, de 1 de Junho

Partilhar:

Sumário

Sujeita a medidas preventivas as margens das estradas regionais.

Texto do documento

Decreto Regulamentar Regional 7/82/M
Medidas preventivas às margens das estradas regionais
Considerando a necessidade de salvaguardar os valores naturais e edificados de paisagem e ambiente que constituem o património insubstituível da Região e são pretexto da sua vida cultural e económica, nomeadamente através da actividade do turismo;

Considerando o surto de construções particulares junto às estradas regionais ou na sua proximidade, as quais, pela sua arquitectura ou localização, comprometem com gravidade a manutenção dos valores atrás descritos e que se querem preservados;

Considerando que o Decreto-Lei 794/76, de 5 de Novembro, prevê o estabelecimento de medidas preventivas:

Nestes termos, ao abrigo do artigo 229.º da Constituição, o Governo da Região Autónoma da Madeira decreta o seguinte:

Artigo 1.º As faixas de terreno marginais às estradas regionais, consideradas por um limite distante 50 m, medidos a partir do eixo da estrada regional, para ambos os lados, ficam sujeitas a medidas preventivas.

Art. 2.º - 1 - As medidas preventivas previstas no artigo anterior consistem na sujeição a prévia autorização, eventualmente condicionada, dos actos ou actividades seguintes:

a) Criação de novos núcleos populacionais;
b) Construção, reconstrução ou ampliação de edifícios ou outras instalações;
c) Instalação de explorações ou ampliação das já existentes;
d) Alterações, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno;

e) Derrube de árvores em maciço ou em unidade de porte importante;
f) Destruição do solo vivo e do coberto vegetal.
2 - Todos os actos ou intenções públicos ou privados, no âmbito deste decreto e descritos no número anterior, serão previamente submetidos a parecer dos serviços competentes e a autorização do Secretário Regional do Equipamento Social.

3 - Para cumprimento do disposto no número anterior, todos os requerimentos respeitantes às acções no âmbito destas medidas preventivas serão remetidos à SRES, em 2 exemplares, pela câmara municipal do concelho respeitante.

Art. 3.º Ficam isentas da necessidade de parecer e autorização por parte da SRES as faixas definidas no artigo 1.º deste decreto que se localizem dentro do perímetro dos planos de urbanização aprovados.

Art. 4.º - 1 - O prazo de vigência destas medidas preventivas fica estabelecido em 2 anos, a partir da data da publicação deste diploma.

2 - Este prazo poderá, no entanto, ser encurtado logo que se torne executório o plano de ocupação das margens das estradas regionais.

Art. 5.º A imposição das medidas preventivas a que se refere o presente decreto não confere direito a qualquer indemnização, nos termos do artigo 11.º do Decreto-Lei 794/76, de 5 de Dezembro.

Art. 6.º - 1 - Sem prejuízo do disposto no Decreto-Lei 275/76, de 13 de Abril, as obras e os trabalhos efectuados com inobservância das medidas preventivas estabelecidas poderão ser embargados e demolidos, à custa dos proprietários e sem direito a qualquer indemnização, por despacho do Secretário Regional do Equipamento Social.

2 - Os aterros e escavações efectuados nas mesmas condições implicam o dever de reposição da configuração do terreno e de recuperação do coberto vegetal pelo proprietário, segundo projecto aprovado pela Administração, no prazo estabelecido em cada caso, podendo esta, a expensas do proprietário, substituir-se àquele se os trabalhos não forem atempadamente concluídos.

Art. 7.º - 1 - Todas as acções licenciadas no âmbito deste decreto deverão exibir permanentemente, no local da obra, o correspondente documento e projecto aprovado, quando for caso disso.

2 - A fiscalização prevista para as acções nas áreas definidas no artigo 1.º fica a cargo da SRES, não se dispensando, para o efeito, a boa colaboração das câmaras municipais.

Art. 8.º Os municípios deverão dar publicidade ao início e termo das medidas preventivas por editais afixados nos paços dos concelhos e nas sedes das juntas de freguesia a que respeitem as áreas abrangidas.

Art. 9.º O presente diploma entra imediatamente em vigor.
Aprovado em plenário do Governo Regional em 1 de Abril de 1982.
O Presidente do Governo Regional em exercício, Manuel Jorge Bazenga Marques.
Assinado em 29 de Abril de 1982.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14145.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-13 - Decreto-Lei 275/76 - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - Gabinete do Ministro

    Aprova medidas repressivas da construção clandestina.

  • Tem documento Em vigor 1976-11-05 - Decreto-Lei 794/76 - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - Gabinete do Ministro

    Aprova a nova lei dos solos que se destina a substituir integralmente o Decreto Lei número 576/70, de 24 de Novembro, na parte em que se definem os princípios e normas fundamentais sobre a política de solos. Dispõe sobre medidas preventivas, zonas de defesa e controle urbanas, constituição do direito de superfície, direito de preferência na alienação de terrenos e edifícios, cedência de direitos sobre terrenos, operações de loteamento por particulares, restrições a demolição de edifícios, restrições a utili (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-03-21 - Decreto Legislativo Regional 4/84/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Fixa as sanções pela violação do disposto no Decreto Regulamentar Regional n.º 7/82/M, de 1 de Junho (sujeita a medidas preventivas as margens das estradas regionais).

  • Tem documento Em vigor 1984-05-09 - Decreto Regulamentar Regional 9/84/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Prorroga por 1 ano o prazo de vigência das medidas preventivas estabelecidas no Decreto Regulamentar Regional n.º 7/82/M, de 1 de Junho (sujeita a medidas preventivas as margens das estradas regionais).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda