Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 12017/2009, de 19 de Maio

Partilhar:

Sumário

Contratação do Doutor Gérard Chouquer como professor catedrático visitante da Faculdade de Letras

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 12017/2009

Por despacho de 17-02-2009 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (DR, 2.ª série, n.º 81, de 26 de Abril de 2007), foi o Professor Doutor Gérard Chouquer, contratado em regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas a termo resolutivo certo, como Professor Catedrático Visitante a 50%, do mapa de pessoal da Faculdade de Letras desta Universidade, pelo período de 01/02/2009 a 31/07/2009, nos termos do n.º 1 do artigo 30 do ECDU e artigo 18.º da Lei 64-A/2008.

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo14.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária anexo à Lei 19/80 de16 de Julho

O Professor Gérard Chouquer doutorou-se na Universidade de Besançon (1982) e obteve habilitação para dirigir teses em Paris I-Sorbonne (2001). Desenvolve, desde 1980, a sua actividade científica no âmbito do CNRS (Centre Nacional de Recherches Scientifiques), onde é actualmente "Directeur de recherches".

A sua experiência universitária enquanto investigador traduziu-se na participação como membro das equipas do Centre d'Histoire Ancienne (Universidade de Besançon), de Arqueologia e Territórios (Universidade de Tours) e de Arqueologia e Ciências da Antiguidade (Paris I-Sorbonne e Paris X).

Por outro lado, e conforme evidencia o seu curriculum vitae, o Professor Gérard Chouquer tem desenvolvido a sua actividade docente no âmbito da Arqueologia da Paisagem e dos Territórios, com particular incidência na Arqueogeografia, disciplina que criou e de que é responsável na Universidade de Paris I.

Enquanto arqueogeógrafo (e historiador da agrimensura romana e medieval), persegue a demonstração de "la part dynamique des héritages dans les morphologies actuelles et la potentialité en termes d'aménagement et de création".

A sua aturada e persistente actividade de investigação está igualmente patente nos numerosos livros e artigos publicados, em revistas francesas e estrangeiras (cerca de 220 títulos), de que destacamos (entre os últimos):

Gérard Chouquer, L'étude des paysages. Essais sur leurs formes et leur histoire, Errance, Paris 2000, 210 p.

Gérard Chouquer G. e Fr. Favory, L'arpentage romain. Histoire des textes, Droit, Techniques, Errance, Paris 2001, 494 p.

Gérard Chouquer, Quels scénarios pour l'histoire du paysage? CEAUCP, Coimbra e Porto 2007 (com prefácio de Bruno Latour e apresentação de Jorge de Alarcão).

Este último evidencia já a ligação do Professor Gérard Chouquer à Universidade de Coimbra, nomeadamente ao Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto e ao Instituto de Arqueologia. Com efeito, além de frequentador assíduo das suas bibliotecas e investigador colaborador do primeiro, onde integra o Grupo de Arqueogeografia, ministrou ainda, a 23 e 24 de Maio passado, um curso intensivo em Arqueogeografia, igualmente organizado por aquele.

Para além disso, o Professor Gérard Chouquer é ainda Director da revista d'Études Rurales (desde 2004), membre do comité científico da revista Agri Centuriati, An international Journal of Landscape Archaeology (desde a sua fundação em 2004, consultor científico das revistas Annales, Syria e Revue d'Archéométrie, entre outros cargos.

Pelos motivos enunciados e atendendo ao curriculum vitae, somos do parecer que a contratação do Professor Gérard Chouquer como Professor Visitante da Faculdade de Letras (50%) em 2008-2009, não só a prestigiará como corresponderá, de momento, à melhor solução para o regular funcionamento do 2.º Ciclo de Arqueologia e Território. Coimbra, 30 de Julho de 2008, O Presidente do conselho científico (Prof. Doutor José Augusto Cardoso Bernardes). (Não carece de verificação do Tribunal de Contas.)

13 de Maio de 2009. - O Vice-Reitor, António Gomes Martins.

201786848

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1406210.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda