Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 472/87, de 4 de Junho

Partilhar:

Sumário

Define as características a que deve obedecer, no continente, o leite destinado ao consumo humano.

Texto do documento

Portaria 472/87
de 4 de Junho
Ao abrigo do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 205/87, de 16 de Maio:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio, o seguinte:

1.º
Âmbito do diploma
O presente diploma estabelece as características a que deve obedecer no continente o leite alimentar definido no n.º 2.º

2.º
Definição
1 - Considera-se «leite alimentar» o leite cru destinado ao consumo humano de forma directa ou indirecta e que for produzido por animais saudáveis, bem alimentados, não fatigados, mantidos em bom estado de higiene, e que satisfaça os seguintes requisitos:

a) Ser produto integral da ordenha completa e ininterrupta;
b) Não conter colostro, pelo que o produto da ordenha obtido nos cinco dias seguintes ao parto não será considerado leite para o efeito deste diploma;

c) Ser isento de coloração, cheiro e sabor anormais;
d) Ser colhido, conservado e transportado com observância das prescrições regulamentares em vigor;

e) Não conter microrganismos patogénicos, pus, sangue nem substâncias estranhas à sua constituição ou composição química original.

2 - A designação genérica do leite será aplicada exclusivamente ao leite de vaca, devendo o leite proveniente de animais de outras espécies ser designado pelo nome da fêmea produtora.

3 - Considera-se como destinado ao consumo humano de forma indirecta o leite utilizado no fabrico de leites modificados, produtos lácteos comestíveis e outros géneros alimentícios com leite, com inclusão dos produtos dietéticos.

3.º
Características
1 - As características e respectivos limites do leite alimentar, ao nível dos centros de concentração e de tratamento ou das fábricas, são os constantes do quadro I anexo.

2 - A 1.ª fase referida no quadro I corresponde ao período que termina em 31 de Dezembro de 1990, decorrendo a 2.ª fase a partir dessa data.

3 - O leite de alta qualidade referido no quadro I anexo é o leite cru destinado à produção do leite pasteurizado de alta qualidade previsto na Portaria 473/87.

4 - A tolerância máxima admitida para a matéria gorda é de 0,1% nos casos em que o resíduo seco isento de matéria gorda apresentar um valor normal.

5 - Os leites crus destinados ao fabrico de produtos dietéticos deverão obedecer às características constantes do quadro I, com excepção daquelas cujos limites se encontram fixados no quadro II anexo.

6 - Os leites crus destinados ao fabrico de manteiga e queijo curado deverão obedecer às características constantes do quadro I, com excepção daquelas cujos limites se encontram fixados no quadro III anexo.

4.º
Métodos de análise
Para efeito da verificação das características do leite alimentar serão utilizados os métodos de preparação de amostras e de análises definidos em diploma legal ou nas correspondentes normas portuguesas ou, na sua falta, as indicadas pelo Instituto de Qualidade Alimentar.

5.º
Sanções
Às infracções ao disposto no presente diploma é aplicável o Decreto-Lei 28/84, de 20 de Janeiro.

6.º
Entrada em vigor
A presente portaria entra em vigor quinze dias após a sua publicação.
Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio.
Assinada em 19 de Maio de 1987.
O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto. - O Ministro da Indústria e Comércio, Fernando Augusto dos Santos Martins.


QUADRO I
Características do leite alimentar a nível dos centros de concentração e de tratamento ou das fábricas

(ver documento original)

QUADRO II
Características específicas dos leites crus destinados ao fabrico da produtos dietéticos

(ver documento original)

QUADRO III
Características específicas dos leites crus destinados ao fabrico de manteiga e queijo curado

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/138790.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-01-20 - Decreto-Lei 28/84 - Ministérios da Justiça, da Saúde, da Agricultura, Florestas e Alimentação, do Comércio e Turismo e da Qualidade de Vida

    Altera o regime em vigor em matéria de infracções antieconómicas e contra a saúde pública.

  • Tem documento Em vigor 1987-05-16 - Decreto-Lei 205/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Procede à revisão de vária legislação respeitante a leite e lacticínios para consumo público directo.

  • Tem documento Em vigor 1987-06-04 - Portaria 473/87 - Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio

    Determina as características, acondicionamento, rotulagem, condições de conservação e períodos de duração dos leites tratados termicamente e destinados ao consumo público directo no continente.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-06-04 - Portaria 473/87 - Ministérios da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Indústria e Comércio

    Determina as características, acondicionamento, rotulagem, condições de conservação e períodos de duração dos leites tratados termicamente e destinados ao consumo público directo no continente.

  • Tem documento Em vigor 1988-02-02 - Portaria 66/88 - Ministérios do Planeamento e da Administração do Território, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Estabelece as características de acondicionamento e rotulagem das natas para fins alimentares.

  • Tem documento Em vigor 1988-10-14 - Portaria 683/88 - Ministérios das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Altera transitoriamente o quadro I anexo à Portaria n.º 472/87, de 4 de Junho, e altera a redacção do n.º 4.º, n.º 1 e do n.º 8.º, n.º 1 da Portaria n.º 925-R/87, de 4 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1989-03-29 - Portaria 236-A/89 - Ministérios das Finanças, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Estabelece a classificação do leite para efeitos do pagamento à produção.

  • Tem documento Em vigor 1990-02-01 - Portaria 73/90 - Ministérios do Planeamento e da Administração do Território, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Estabelece disposições sobre as características, classificação, acondicionamento, rotulagem e condições de conservação do queijo.

  • Tem documento Em vigor 1990-02-01 - Portaria 76/90 - Ministérios do Planeamento e da Administração do Território, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Estabelece disposições sobre as características, acondicionamento, rotulagem e condições de conservação do leite gelificado.

  • Tem documento Em vigor 1990-02-01 - Portaria 77/90 - Ministérios do Planeamento e da Administração do Território, da Agricultura, Pescas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Estabelece disposições sobre as características, acondicionamento, rotulagem, condições de conservação e períodos de validade do leite composto.

  • Tem documento Em vigor 2001-05-31 - Declaração de Rectificação 13-G/2001 - Presidência do Conselho de Ministros

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 440/2001, de 28 de Abril, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que revoga diversas portarias relativas às características do leite e de determinados produtos lácteos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda