Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 294/2012, de 2 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Francisco José dos Santos Martins

Texto do documento

Louvor 294/2012

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 07496887, Francisco José dos Santos Martins, pela forma extraordinariamente competente e altamente meritória como exerceu as funções de Senior National Representative (SNR)/National Contingent Commander (NCC) e comandante da Liaison and Observation Team (LOT) House de Derventa, no âmbito da Operação ALTHEA/EUFOR, no Teatro de Operações da Bósnia e Herzegovina (BiH), de Janeiro 2011 a Janeiro de 2012.

Desde cedo este oficial demonstrou possuir excelentes qualidades morais e humanas, o que, a par do seu elevado espírito de abnegação e perfeito sentido do dever, permitiu-lhe que o cumprimento da sua missão, particularmente complexa, decorresse de forma exemplar, granjeando-lhe as melhores referências quer em termos nacionais, quer junto das Forças multinacionais com as quais se relacionou.

Como SNR caracterizou a sua conduta por uma elevada dedicação ao serviço e pelo bom senso e ponderação, qualidades objetivamente reconhecidas na prossecução do complexo leque de tarefas desempenhadas, abarcando desde a coordenação de todas as atividades do Contingente Nacional até ao apoio logístico-financeiro a esse mesmo Contingente. Ainda no âmbito das suas funções como SNR é de destacar a sua grande capacidade de trabalho, espírito de iniciativa e de cooperação, qualidades amplamente demonstradas como conselheiro do Regional Coordination Center (RCC) East e North, que lhe permitiram estabelecer excelentes relações com os responsáveis destes RCC, todavia não descurando nunca a defesa dos interesses nacionais. Desta forma, o Tenente- Coronel Santos Martins deu um precioso contributo, para que a gestão das áreas sob a responsabilidade das LOT Portuguesas respondessem sempre de forma eficaz às solicitações decorrentes da situação operacional, concorrendo ainda para o total cumprimento da missão das LOT.

Oficial muito distinto, leal e disciplinado colocou sempre os interesses da missão em primeira prioridade, numa afirmação constante de grande coragem moral e espírito de bem servir, o que ficou bem patente na forma como planeou, coordenou e conduziu um vasto conjunto de ações, das quais, resultou prestígio para as Forças Armadas Portuguesas. De entre estas são de destacar, para além da sua participação como comandante da LOT House de Derventa nas diversas patrulhas, a realização da cerimónia de perpetuação da memória dos militares portugueses que perderam a vida no Teatro de Operações da BiH, no monumento deixado pelo Exército Português em Doboj e a participação em diversas atividades desenroladas no âmbito de atividades CIMIC, onde se destacou pela sua grande capacidade de adaptação e respeito por outras culturas e predisposição para trabalhar em ambiente multinacional. Ainda neste âmbito torna-se de toda a justiça destacar o excecional zelo, elevado espírito de sacrifício e elevados conhecimentos técnicos evidenciados durante a fase de planeamento e na coordenação e conduta de todas as operações decorrentes do processo de retração do Contingente Português, bem como dos materiais existentes nas LOT Houses. O pormenor e o permanente cuidado posto na execução destas tarefas, contribuíram de forma decisiva, para que as mesmas decorressem sempre de forma sustentada, e dentro dos prazos estipulados.

Por tudo quanto foi apontado é de toda a justiça reconhecer publicamente as relevantes qualidades pessoais, assim como as excecionais qualidades e virtudes militares, pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação e competência profissional do Tenente-Coronel Santos Martins, que pela sua ação contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas, devendo, por isso, os serviços por si prestados, ser considerados de extraordinários, relevantes e distintos.

2 de abril de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206206596

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1339498.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda