Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 337/83, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Integra várias direcções de serviços e divisões da Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico, do Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes, no Ministério da Qualidade de Vida.

Texto do documento

Decreto-Lei 337/83

de 20 de Julho

Preâmbulo

A publicação da Lei Orgânica do Ministério da Qualidade de Vida veio definir que é a este departamento governamental que doravante ficam cometidas as atribuições e competências em matéria de ordenamento do território, incumbindo-lhe promover, coordenar, apoiar e participar na definição da política nacional de ordenamento do território, quer colaborando com os organismos responsáveis pelos vários sectores intervenientes no processo de organização do espaço territorial quer estabelecendo as linhas orientadoras e a execução e coordenação dos planos de ordenamento.

Neste sentido, infere-se do disposto no Decreto-Lei 49/83, de 31 de Janeiro, que se impõe uma redefinição das atribuições e competências dos serviços de departamentos do Estado cuja actividade se enquadre no âmbito da prosseguida por serviços do Ministério da Qualidade de Vida.

Assim, algumas das atribuições previstas no Decreto-Lei 188/79, de 22 de Junho, que regulamenta a Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico (DGPU), por se prenderem com aspectos do ordenamento do território, poderão ser transferidas para a Direcção-Geral do Ordenamento (DGO), sem prejuízo da actividade daquela DGPU.

Assim, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do artigo 201.º da Constituição:

Artigo 1.º - 1 - As atribuições e competências em matéria de ordenamento do território, constantes do Decreto-Lei 188/79, de 22 de Junho, referidas no n.º 2, com as necessárias adaptações, passam a ser prosseguidas a acrescerem às da DGO, do Ministério da Qualidade de Vida, de acordo com o disposto no Decreto-Lei 49/83, de 31 de Janeiro.

2 - Passam a ser atribuições da DGO:

a) Promover a recolha e o tratamento dos dados necessários à formulação das bases gerais de política de ordenamento físico do território, nomeadamente a elaboração de soluções alternativas à sua ocupação, atravês da concretização de estudos e propostas de compatibilização do uso do solo e outros recursos naturais, população, emprego, habitação, recreio, energia, vias de comunicação, saneamento básico e transportes;

b) Promover e elaborar estudos de base e pareceres necessários à fundamentação da política de ordenamento físico do território, nomeadamente quanto às potencialidades dos recursos naturais e ao património natural ou construído;

c) Promover o reconhecimento e registo de valores e as degradações de paisagem, definindo áreas de sensibilidade, com vista à elaboração dos planos de ordenamento físico do território;

d) Promover a elaboração de estudos sobre paisagem natural e humanizada que interessem ao ordenamento do território;

e) Apreciar e elaborar pareceres técnicos sobre estudos de carácter genérico do ordenamento do território que lhe venham a ser presentes.

Art. 2.º - 1 - Poderão ser transferidos para a DGO, do Ministério da Qualidade de Vida, os funcionários e agentes da DGPU, do Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes, que tenham prosseguido no âmbito desta as atribuições cometidas pelo presente diploma à DGO, mediante a sua concordância.

2 - As transferências serão determinadas por despacho conjunto do Ministro de Estado e da Qualidade de Vida e do Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes, sob proposta conjunta dos directores-gerais do Ordenamento e do Planeamento Urbanístico.

3 - A transferência do pessoal da DGPU para a DGO far-se-á de acordo com a legislação aplicável e sem prejuízo dos direitos adquiridos, ficando o mesmo transitoriamente em regime de destacamento até 31 de Dezembro de 1983.

Art. 3.º - 1 - São criados no quadro da DGO os lugares necessários à integração e acesso na carreira do pessoal que, nos termos do presente diploma, transite para aquela Direcção-Geral.

2 - Sob proposta do director-geral do Planeamento Urbanístico, poderão ser operados no quadro de pessoal da DGPU, a que se refere o artigo 45.º do Decreto-Lei 188/79, de 22 de Junho, as reduções de efectivos impostos pela aplicação do disposto no número anterior que não afectem o normal funcionamento da DGPU.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 26 de Maio de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Gonçalo Pereira Ribeiro Teles - João Maurício Fernandes Salgueiro - José Carlos Pinto Soromenho Viana Baptista - José Manuel Meneres Sampaio Pimentel.

Promulgado em 8 de Junho de 1983.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 23 de Junho de 1983.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1983/07/20/plain-12570.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12570.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-06-22 - Decreto-Lei 188/79 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Aprova a Lei Orgânica da Direcção-Geral do Planeamento Urbanístico.

  • Tem documento Em vigor 1983-01-31 - Decreto-Lei 49/83 - Ministérios da Qualidade de Vida, das Finanças e do Plano e da Reforma Administrativa

    Aprova a lei orgânica do Ministério da Qualidade de Vida.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-04-04 - Decreto-Lei 111/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, do Equipamento Social e da Qualidade de Vida

    Altera o Decreto Lei nº 337/83, de 20 de Julho, que determina a integração no quadro único do Ministério da Qualidade de Vida dos funcionários e agentes da Direcção-Geral de Planeamento Urbanístico do Ministério do Equipamento Social.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda