Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 435/78, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Articula a acção da Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais com as Caixas de Previência e Abono de Família e com os Serviços Médico-Sociais.

Texto do documento

Portaria 435/78

de 2 de Agosto

O Decreto-Lei 478/73, de 27 de Setembro, alargou o âmbito da Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, com efeitos a partir de Janeiro de 1976, a todos os trabalhadores das actividades de comércio, indústria ou serviços enquadrados pelas caixas de previdência e abono de família.

Entende-se agora oportuno, numa linha de actuação prioritária, que tenderá à plena integração na segurança social, não apenas da protecção social nas doenças profissionais, mas também nos acidentes de trabalho, articular a acção daquela Caixa com as caixas de previdência e abono de família e com as unidades médico-sociais, tendo em vista a mais harmónica concretização do esquema de prestações assegurado.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro dos Assuntos Sociais:

1.º A Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais articula a sua acção com as caixas de previdência e abono de família e com os Serviços Médico-Sociais;

2.º Às caixas de previdência e abono de família que abrangem os trabalhadores e aos Serviços Médico-Sociais, dentro das respectivas esferas de actuação, competirá assegurar, nas situações de doença profissional, as seguintes prestações:

Assistência médica e medicamentosa em clínica geral e de especialidades, incluindo todos os necessários elementos de diagnóstico;

Aparelhos complementares terapêuticos;

Internamento;

Termalismo;

Reembolso, pela totalidade, das despesas de assistência médica e medicamentosa nos casos de comprovada impossibilidade de recurso aos Serviços Médico-Sociais;

Reembolso das despesas de deslocação ocasionadas pelo recurso à assistência médica;

Indemnização por incapacidade temporária para o trabalho;

Reembolso total ou cobertura das despesas de hospedagem até ao limite definido, de acordo com os preços praticados na área.

3.º As prestações de acção médico-social serão concedidas sem qualquer participação pecuniária dos trabalhadores.

4.º O direito às indemnizações por incapacidade não depende de qualquer prazo de garantia, iniciando-se o pagamento com referência ao dia seguinte ao da baixa clínica.

5.º As indemnizações serão calculadas de acordo com as regras aplicáveis ao subsídio na doença do regime geral de previdência, não podendo, porém, a indemnização diária atribuída ser inferior à que resulta da aplicação da percentagem de 60% sobre o salário mínimo nacional garantido ao trabalhador, considerando-se que exerce a sua actividade a tempo completo;

6.º A Caixa Nacional estabelecerá, no prazo de sessenta dias, de acordo com a Federação das Caixas de Previdência e Direcção-Geral da Previdência ou com os Serviços Médico-Sociais, consoante as matérias de que se trata, as normas administrativas da articulação prevista.

Ministério dos Assuntos Sociais, 6 de Julho de 1978. - O Ministro dos Assuntos Sociais, António Duarte Arnaut.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/08/02/plain-125295.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/125295.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-09-27 - Decreto-Lei 478/73 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Adopta providências destinadas a incrementar a expansão da Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-03-27 - Portaria 329/82 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Determina que a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais articule a sua acção com os centros regionais de segurança social e com os serviços médico-sociais, em matéria de reparação de doenças profissionais, produzam ou não incapacidade para o trabalho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda