Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 112/76, de 7 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concede a todas as trabalhadoras o direito à licença de noventa dias no período da maternidade.

Texto do documento

Decreto-Lei 112/76

de 7 de Fevereiro

Considerando as opções feitas pelo Governo depois do 25 de Abril de 1974 no sentido de melhorar as condições de vida dos mais desfavorecidos;

Considerando as normas internacionais, nomeadamente a Convenção n.º 103 da Organização Internacional do Trabalho de 1952, que consagra a prática de duração de doze semanas para o período de interrupção do trabalho por ocasião do parto, e a Convenção n.º 102 da mesma Organização Internacional, em que se estabeleceram, entre outras, as normas mínimas relativas às prestações de segurança social na maternidade;

Considerando também as grandes linhas de orientação relativas à condição da mulher e ao significado da maternidade como função social, consignadas nos principais documentos aprovados na Conferência das Nações Unidas, na cidade do México, e na declaração da Conferência Mundial de Berlim, realizadas no âmbito do Ano Internacional da Mulher:

Reconhece-se o direito a medidas específicas relativas à maternidade, entendida como função social assumida pela colectividade, e o direito da criança que nasce a uma relação profunda com os outros, especialmente com aqueles que podem, na actual estrutura social, projectar nela uma vontade de vida que a faça crescer.

Decide, por isso, o Governo, pelo presente diploma, concretizar a 1.ª fase de um esquema de protecção à primeira infância, alargando o período de interrupção do trabalho por ocasião do parto, competindo às mães trabalhadoras a responsabilidade da cabal utilização de tal período em benefício da criança.

Paralelamente, introduzem-se alterações relativas à legislação actual sobre o aborto e o parto do nado-morto, visto que estas duas situações não justificam o mesmo tipo de medidas acima referidas.

No entanto, no que respeita ao aborto, trata-se apenas de uma medida de transição dependente das actuais estruturas da saúde e da ausência de uma legislação específica.

É por isso desejável que tanto ao nível legal como no que respeita às estruturas da saúde se avance para soluções mais justas.

Este diploma contempla de modo idêntico as trabalhadoras do sector público e do sector privado, trabalhadoras da indústria, dos serviços e rurais, o que corresponde, por um lado, a um progresso na construção de um sistema integrado de segurança social e, por outro, dá resposta às próprias aspirações das mulheres.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 3.º, n.º 1, alínea 3), da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É concedido a todas as trabalhadoras o direito de faltar durante noventa dias no período da maternidade, os quais não poderão ser descontados para quaisquer efeitos, designadamente licença para férias, antiguidade ou aposentação.

2. Para efeitos de aplicação deste diploma, consideram-se trabalhadoras as mulheres abrangidas pelo regime de contrato individual de trabalho, as trabalhadoras rurais e do serviço doméstico, bem como as trabalhadoras da Administração Central, local e regional, institutos públicos, serviços públicos com autonomia administrativa e financeira e demais pessoas colectivas de direito público nas situações de nomeadas, contratadas, assalariadas dos quadros permanentes e assalariadas eventuais e em regime de prestação de serviço, mesmo quando não reúnam as condições estabelecidas no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 656/74, de 23 de Novembro.

Art. 2.º - 1. Dos noventa dias fixados no n.º 1 do artigo anterior sessenta deverão ser gozados obrigatória e imediatamente após o parto.

2. Os restantes trinta dias poderão ser gozados, total ou parcialmente, antes ou depois do parto.

Art. 3.º Em caso de hospitalização da criança a seguir ao parto, a licença por maternidade poderá ser interrompida até à data em que cesse o internamento e retomada a partir de então até final do período.

Art. 4.º - 1. As trabalhadoras a que se aplica este diploma têm direito:

a) Quando abrangidas por regimes de previdência social de sector privado, a um subsídio pecuniário correspondente ao período de repouso utilizado, nas condições indicadas no artigo 5.º, e a assistência médica e medicamentosa durante o mesmo período;

b) Quando não abrangidas por aqueles regimes, a retribuição correspondente ao período de faltas utilizado.

2. O subsídio previsto neste artigo não será concedido enquanto a trabalhadora exercer qualquer actividade profissional remunerada.

Art. 5.º Para efeitos da alínea a) do artigo anterior, observar-se-á o seguinte:

a) O quantitativo do subsídio será igual ao salário médio considerado para efeitos de cálculo do subsídio pecuniário em caso de doença;

b) O disposto na alínea antecedente não prejudica o direito a subsídios de quantitativo mais elevado impostos às entidades patronais por lei, convenção colectiva ou despacho de regulamentação de trabalho, os quais serão pagos pelas instituições de previdência, ficando perante estas responsáveis pelo excesso aquelas entidades.

Art. 6.º - 1. No caso de aborto ou de parto de nado-morto, o número de faltas, com os efeitos fixados no n.º 1 do artigo 1.º e no artigo 4.º, será de trinta dias, no máximo.

2. Dentro do período referido no n.º 1 compete ao médico graduar o período de interrupção do trabalho, em função das condições de saúde da mulher.

3. O direito de faltar no período de maternidade, com os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 1.º e no artigo 4.º, cessa nos casos de morte do nado-vivo, ressalvando-se sempre um período de repouso de trinta dias após o parto.

Art. 7.º Consideram-se alterados, em conformidade com o disposto neste diploma, o preceito do artigo 5.º do Decreto-Lei 42800, de 11 de Janeiro de 1960, e a referência que lhe é feita no artigo 6.º, n.º 2, alínea a), do Decreto-Lei 49031, de 27 de Maio de 1969, os artigos 53.º a 56.º do Decreto-Lei 45266, de 23 de Setembro de 1963, e o artigo 118.º do Regime do Contrato Individual de Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei 49408, de 24 de Novembro de 1969.

Art. 8.º As dúvidas dos casos omissos serão resolvidas, conforme a sua natureza, por despacho dos Ministros da Administração Interna, das Finanças, do Trabalho e dos Assuntos Sociais.

Art. 9.º - 1. O presente diploma entra em vigor na data da sua publicação.

2. São abrangidas por este diploma as mulheres trabalhadoras que, à data da sua entrada em vigor, se encontrem no gozo do período de licença concedido na legislação anterior, quando tal as beneficie.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - José Baptista Pinheiro de Azevedo - Vasco Fernando Leote de Almeida e Costa - Francisco Salgado Zenha - João Pedro Tomás Rosa - Jorge de Carvalho Sá Borges.

Promulgado em 3 de Fevereiro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/02/07/plain-12256.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12256.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-01-11 - Decreto-Lei 42800 - Presidência do Conselho

    Insere disposições destinadas a simplificar os métodos de trabalho burocráticos e melhorar a eficiência dos serviços.

  • Tem documento Em vigor 1969-05-27 - Decreto-Lei 49031 - Presidência do Conselho - Secretariado da Reforma Administrativa

    Revê alguns aspectos do regime jurídico dos servidores do Estado, nomeadamente relativos ao limite de idade para provimento de cargos públicos, a faltas e licenças dos funcionários e assalariados, à elevação do montante do subsídio por morte e à contagem de tempo de serviço para efeitos de aposentação - Torna extensivo ao pessoal que presta serviço aos governos civis, administrações dos bairros e autarquias locais, bem como aos agentes do Ministério Público junto das auditorias administrativas, com determin (...)

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - Decreto-Lei 49408 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Aprova o novo regime jurídico do contrato individual de trabalho.

  • Tem documento Em vigor 1974-11-23 - Decreto-Lei 656/74 - Ministério da Administração Interna - Gabinete do Ministro

    Adopta providências tendentes a promover a racionalização das infra-estruturas humanas que servem a administração pública e define algumas linhas gerais de política e gestão da função pública. Cria junto do Secretariado da Administração Pública uma Comissão Interministerial de Gestão de Pessoal e define o seu funcionamento.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-03-03 - DESPACHO DD4471 - MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

    Esclarece dúvidas suscitadas na aplicação do Decreto-Lei n.º 112/76, de 7 de Fevereiro, que concede a todas as trabalhadoras o direito à licença de noventa dias no período de maternidade.

  • Tem documento Em vigor 1976-03-03 - Despacho - Ministério da Administração Interna - Gabinete do Ministro

    Esclarece dúvidas suscitadas na aplicação do Decreto-Lei n.º 112/76, de 7 de Fevereiro, que concede a todas as trabalhadoras o direito à licença de noventa dias no período de maternidade

  • Tem documento Em vigor 1976-03-24 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 112/76, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 32, de 7 de Fevereiro de 1976

  • Tem documento Em vigor 1976-03-24 - DECLARAÇÃO DD8666 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    De ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 112/76, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 32, de 7 de Fevereiro de 1976.

  • Tem documento Em vigor 1976-05-04 - Portaria 280/76 - Ministérios da Administração Interna, da Justiça e do Trabalho

    Aprova o Regulamento das Comissões de Conciliação e Julgamento.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-28 - Decreto-Lei 634/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado da Administração Escolar

    Estabelece normas relativas ao exercício cumulativo de funções docentes no ensino primário.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-31 - Despacho Normativo 386/79 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Saúde - Gabinete do Secretário de Estado

    Aprova o novo Regulamento do Serviço Médico na Periferia.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-15 - Despacho Normativo 205/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Reforma Administrativa

    Esclarece, no âmbito da função pública, algumas dúvidas na execução do Decreto-Lei n.º 112/76, de 7 de Fevereiro (concede a todas as trabalhadoras o direito à licença de noventa dias no período de maternidade).

  • Tem documento Em vigor 1981-07-13 - Decreto-Lei 211/81 - Ministério da Educação e Ciência

    Reestrutura as direcções de distrito escolar e as delegações escolares.

  • Tem documento Em vigor 1984-09-07 - Decreto Regulamentar Regional 31/84/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direcção Regional da Administração Escolar

    Reestrutura as direcções e delegações escolares.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-03 - Decreto-Lei 136/85 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Regulamenta a Lei n.º 4/84, de 5 de Abril (protecção da maternidade e da paternidade).

  • Tem documento Em vigor 1986-09-12 - Decreto Regulamentar Regional 32/86/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direcção Regional de Administração Escolar

    Estabelece disposições quanto à reestruturação dos órgãos de gestão do ensino primário da Região.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda