Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 6387/2013, de 16 de Maio

Partilhar:

Sumário

Abertura de período de consulta ao registo da IG Ginja de Óbidos e Alcobaça

Texto do documento

Aviso 6387/2013

Pedido de Registo de Indicação Geográfica "Ginja de Óbidos e Alcobaça"

1 - De acordo com o disposto no n.º 2 do anexo I do Despacho Normativo 47/97 de 11 de agosto, faço público que a Associação dos Produtores de Maça de Alcobaça, com sede em Alcobaça, requereu o registo de Óbidos e Alcobaça como Indicação Geográfica Protegida para Ginja.

2 - Do pedido de registo e do caderno de especificações que o suportam constam as definições e restrições publicadas em anexo ao presente aviso.

3 - O pedido de registo pode ser consultado na página Web da DGADR em http://www.dgadr.pt/val-qual/dop-igp-etg ou dirigindo-se, durante o horário normal de expediente à: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Av. Afonso Costa, 3, 1949-002 Lisboa.

4 - As declarações de oposição, apresentadas por pessoa singular ou coletiva que alegue um interesse económico legítimo, devidamente fundamentadas, devem dar entrada no serviço referido em 3, num prazo de 30 dias a contar da data de publicação deste Aviso no Diário da República.

ANEXO

Ginja de Óbidos e Alcobaça

I - Designação do Produto

Designa-se por Ginja de Óbidos e Alcobaça os frutos da cultivar "Galega", pertencente à família das Rosáceas, subfamília das Prunóideas, género Prunus e espécie Prunus cerasus L., que, obtidas na área geográfica delimitada, se caracterizam essencialmente pela cor vermelha pouco carregada, pela elevada percentagem em açúcar e por uma acidez também elevada, o que lhe confere um gosto agridoce equilibrado, particular e específico.

II - Características do Produto

1.1 - Características físicas

Os frutos Ginja de Óbidos e Alcobaça na região delimitada, apresentam as seguintes características:

a) Coloração - vermelha pouco carregada

b) Forma - ligeiramente achatada com 1.5 a 2 cm de diâmetro

c) Pedúnculo - comprido apresentando uma característica particular que consiste no aparecimento sistemático de pelo menos 1 folha no nó de inserção do pedúnculo do fruto

d) Calibre - pequeno

e) Epiderme - drupas glabras (frutos desprovidos de pelos) sem polvilho

f) Polpa - rosada

g) Caroço - de pequena dimensão

TABELA 1

Características físicas do fruto

(ver documento original)

TABELA 2

Características da cor da epiderme e da polpa do fruto

(ver documento original)

1.2 - Características Químicas do Fruto

Estes frutos apresentam um pH baixo e uma acidez elevada, conferida pelo teor em ácido málico, bem como o teor elevado em açúcares.

O elevado teor em antocianinas e outros pigmentos, da Ginja de Óbidos e Alcobaça, é responsável pela cor da epiderme e da polpa que a distingue.

TABELA 3

Principais características da Ginja de Óbidos e Alcobaça

(ver documento original)

1.3 - Características Organoléticas do Fruto

A Ginja de Óbidos e Alcobaça, apresenta um sabor agridoce equilibrado e característico conferido pela elevada concentração, simultânea, quer em açúcares quer em ácidos. A polpa apresenta uma moderada consistência e textura firme.

III - Delimitação das áreas geográficas de produção

A área geográfica de produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça está delimitada do ponto de vista administrativo aos concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval e ainda as freguesias de Juncal, Calvaria de Cima, Pedreiras, Porto de Mós (São João Batista), Porto de Mós (São Pedro), Serro Ventoso e Arrimal do concelho de Porto de Mós.

A diferenciação microclimática em relação aos territórios circundantes é a chave para circunscrever a área geográfica de produção da Ginja de Óbidos e Alcobaça, sendo nesta região que os frutos apresentam as características especificas referidas derivadas da perfeita adaptação desta cultivar Galega a esta área delimitada.

As demais condições de produção e de rastreabilidade, as exigências de controlo, os fatores históricos, os elementos que provam a relação com a origem geográfica, a reputação e notoriedade do nome e os elementos específicos da rotulagem constam do respetivo caderno de especificações.

7 de maio de 2013. - O Diretor-Geral, Pedro Teixeira.

206951229

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1096987.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda